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Como abrir um departamento de marketing digital na sua empresa

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Roberto Ferreres- especialista em marketing digital

Roberto Ferreresprofessor e publicitário explica como criar um departamento de markerting digital na sua empresa 

Primeiro você precisa entender a necessidade de um departamento de marketing nas empresas, ele é responsável pelos estudos dos clientes, mercado e concorrentes. Ele garante o posicionamento da marca, manual de identidade e constrói a comunicação da empresa como um todo. É um setor que assegura as informações e os dados dos clientes junto com a gestão de relacionamento do cliente (CRM). É responsável por geração de demandaaumento da receita e apoio condicional as vendas do departamento comercial. Esse departamento precisa entender o DNA da empresa e estar totalmente alinhado com a missão, visão e valores.  

 Os resultados e indicadores mais importantes desse departamento devem ser avaliados de duas maneiras:  

Resultados quantitativos: São mensuradas as métricas de vendas e fidelização com indicadores como crescimento de faturamento, vendas de novos produtos, aumento de ticket médio, aumento de fidelização, diminuição do Churn, que é a perda de receita e de clientes da empresa ao longo do tempo, aumento do Lifetime value, que é o valor que um cliente retorna ao longo do tempo na empresa, focado em fidelização, margem de lucro e recorrência de compras. Uma métrica essencial é mensurar o custo de aquisição de novos clientes (CAC), é a somatório dos investimentos da empresa em marketing ou determinada campanha digital dividida pelo número de clientes novos no período 

 

 Resultados qualitativos: Melhorar a estética de conteúdos de comunicação apresentados aos clientes e todos os stakeholders. Realizar campanhas de marketing com maior apelo de venda. Melhorar a experiência, jornada e satisfação dos clientes como um todo. Estudar, monitorar e gerenciar os conteúdos, palavras-chaves, influenciadores e o que é falado da marca nas redes sociais, sites, blogs, portais de avaliação, imprensa e clientes. Dar apoio ao SAC e a Ouvidoria. E sempre ficar de olho em novas tendências, esse é um mercado em constante transformação tecnológica e mudança do comportamento do consumidor. Uma boa prática é utilizar o benchmarking,  que é o processo contínuo de avaliação da empresa em relação a concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras empresas e aperfeiçoa os seus métodos.   

 Após o entendimento da necessidade pela presidência e direção da empresa, é preciso alinhar aos objetivos estratégicos da empresa, como aumento da receita anual em 5%, abertura de novos canais de venda como um e-commerce, gestão de mídias sociais com conteúdos que gerem engajamento e valor, aumentar a presença digital, aumento do share de mercado.           

 Esses objetivos estão presentes no Balanced Score Card (BSC) da empresa ou no planejamento estratégico. Em cima desses objetivos é calculado o Budget ou investimento do departamento, em média investir de 3% a 5% do faturamento total é um bom patamar, empresas que dependem de vendas diretas de marketing digital, chegam a investir até 10%. Com esses valores em mãos e com a aprovação, inicia a montagem do orçamento anual do departamento. 

 

 Após saber o orçamento, é hora de montar as áreas, cargos e tarefas dos colaboradores que vão atuar no setor atendendo todas as demandas da empresa. Procure contratar profissionais qualificados tecnicamente com formação e experiência. Dependendo do tamanho da sua empresa e necessidades de tarefas você poderá ter profissionais alocados dentro da empresa ou home office, ou prestadores de serviços como agências de publicidade e propaganda, assessoria de imprensa, relações públicas, estúdios, produtoras de vídeos e fotografia, agência de influenciadores digitais.   

 Principais cargos de um departamento de marketing digital:  

 Diretor de Marketing ou CMO (Chief Marketing Officer) 

Formação: Marketing, Publicidade e Administração.  

Responsável por conectar a estratégia da empresa com a estratégia da equipe, cuidar do orçamento de marketing, alinhamento de metas, priorização de projetosacompanhamento de resultados e cumprimento das metas. Manter o relacionamento com os principais parceiros estratégicos.  

 

Gerente de Marketing:  

Formação: Marketing ou Publicidade e Propaganda 

Responsável pelo aumento de produtividade da equipe, distribuição da demanda, alcance das metas, CRM, automação, pesquisa de novas tecnologias e criação do plano de marketing e comunicação. Experiência em gestão de software de planejamento, bigdataautomação de marketing e CRM como Estilingue, MlabsAsana, Sales Force, HubspotPipe DriveRd Station entre outros que hajam necessidades.  

 Coordenador de Marketing ou Analista de marketing: 

Formação: Marketing, Publicidade e Propaganda ou Jornalismo.  

Responsável pelo atendimento das necessidades da empresa e distribuir as tarefas para a equipe, cronograma, atendimento, avaliação da qualidade técnica das entregas, performance de anúncios, otimização de campanhas, revisão de textos, estratégias de SEO, deve acompanhar o mercado e referências do mundo digital.  

Assistente de Marketing Digital:  

Formação: Estudante de marketing, publicidade, design ou jornalismo.  

Responsável de pesquisa de referências, criação de conceitos e redação, envio de recebimento da criação e redação, disparo de e-mail marketing, configura a automação, geração de relatórios, atualização, revisão de SEO, atendimento de mídias sociais, é desejável um conhecimento de edição básica de imagem.  

 

Redator  

Formação: Jornalismo, Marketing ou Publicidade.  

Responsável por produção de conteúdo para mídias sociais, roteiro de vídeos, narrações, textos institucionais e textos para anúncios em geral.  

Designer  

Formação: Design, Fotografia, Cinema, Publicidade ou Artes gráficas.  

Responsável pela criação de imagens e vídeos, fotográfia, captação de vídeos, criação de layout dos sites, criação de e-mail marketing. Esse profissional precisa conhecer os formatos das redes sociais como Facebook, Instagram, Tik TokLinkedInYoutube e de redes de busca como display do google. Desejável conhecimento básico de HTML e edição simples de sites em plataformas de WordPress 

Programador ou Web Designer:  

Formação: TI, Desenvolvedor Full Stack, Engenharia da computação, Ciência da computação e Sistemas de informação.  

Responsável pela construção e manutenção de websites, blogs, integrações de sistemas de CRM, Implementação de plug-ins de automação com plataformas e ferramentas de sistemas e estruturação de sistemas.  

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Agência brasileira concorre em três categorias da maior premiação de marketing esportivo e conteúdo dos Estados Unidos

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A End to End, agência brasileira que desenvolve soluções com expertise em engajamento de fãs e consumo do esporte, está concorrendo em três categorias no 7th Annual Hashtag Sports Awards, maior premiação de marketing esportivo e conteúdo dos Estados Unidos. O evento ocorre em 24 de junho, em Nova Iorque.

A agência está indicada às categorias de melhor campanha de Rede Social, com a ação “Torcida de Ouro” para as mídias do Comitê Olímpico do Brasil (COB); melhor Presença nas Plataformas, com a interação da página “Time Brasil” com seguidores no Twitter/X; e melhor Campanha de Engajamento Social, com a ativação “Camisa Zero”, do Grêmio, contra o assédio.

“É um privilégio estar presente, mais uma vez, em uma premiação tão relevante para o esporte e para as marcas envolvidas. É muito gratificante observar todo este reconhecimento do mercado por tudo que fizemos. Essas indicações refletem o nosso esforço e comprometimento no desenvolvimento de ações que possam deixar um legado e conscientizar a comunidade do esporte”, destaca Reginaldo Diniz, CEO da End to End.

Em 2024, a agência brasileira foi premiada no 6th Annual Hashtag Sports Awards, superando a NBA, ao vencer a categoria Melhor Uso do X, com a campanha @Palmeiras Not Found (Palmeiras não foi encontrada), feita em favor da ONG Mães da Sé e que abordou o tema desaparecimento infantil. Na ocasião, o Palmeiras excluiu o seu perfil no X – antigo Twitter – por 13 horas, gerando tumulto entre torcedores e jornalistas.

O Hashtag Sports Awards é uma premiação para as melhores ações que engajam com o público dentro dos esportes. O evento acontece em Nova York e disponibiliza mais de 60 troféus para os vencedores, divididos em 11 categorias: Marca e Parceria; Campanha e Marketing; Conteúdo; Design e Criatividade; Experiência dos Fãs; Impacto; Podcast; Mídias Sociais; Vídeo; Conquista Especial e Geral. Outras grandes marcas e franquias estão envolvidas na premiação, dentre elas, a NBA.

Confira as categorias que a End to End concorre no Hashtag Sports Awards:

Melhor Campanha de Rede Social – Torcida de Ouro/COB

Melhor Presença nas Plataformas – Talk to the ADM/COB

Melhor Campanha de Engajamento Social – Camisa Zero/Grêmio

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Atlantica fortalece relacionamento com clientes em experiência exclusiva na turnê Tempo Rei de Gilberto Gil

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Ação Let’s Play Atlantica Experience contemplará cinco encontros com clientes estratégicos nas principais praças de atuação da rede hoteleira

Clientes AHI vão conferir show da turnê Tempo Rei, que marca a despedida de Gilberto Gil dos grandes palcos – Foto: Ricardo Stuckert

A Atlantica Hospitality International (AHI), uma das maiores redes hoteleiras do Brasil, dá início a uma nova edição do seu projeto de relacionamento Let’s Play Atlantica Experience, que desta vez promete emocionar convidados em uma jornada repleta de música, cultura e conexões. A ação, batizada de Roteiro Gilberto Gil, será realizada ao longo da turnê Tempo Rei, que marca a despedida dos grandes palcos de um dos maiores ícones da música brasileira.

Reforçando sua presença em mercados estratégicos e o compromisso com a valorização das relações institucionais, a Atlantica levará clientes de todo o país para uma experiência memorável. Participam da iniciativa empresas de diversos setores, agências e operadoras de viagens, clubes de férias e influenciadores do trade turístico — todos convidados a viver momentos únicos com a curadoria da Atlantica.

Com patrocínio de 112 hotéis da rede, a programação contará com cinco encontros exclusivos em cidades que se destacam tanto como polos emissores quanto na representatividade para a receita da rede:

  • Brasília (7 de junho)
  • Belo Horizonte (14 de junho)
  • Porto Alegre (6 de setembro)
  • Rio de Janeiro (25 de outubro)
  • Recife (22 de novembro)

“Mais do que uma ação de relacionamento, este roteiro é um tributo à cultura brasileira e ao poder das conexões humanas. Já promovemos torneios esportivos, apresentações teatrais e stand-ups. Agora, vamos além, com o show mais aguardado do momento e um dos maiores nomes da nossa música”, afirma Priscila Pereira, diretora nacional de Vendas da Atlantica Hospitality International.

Em cada cidade, um coquetel exclusivo para 25 convidados VIPs antecederá o show. Nessas ocasiões, os executivos da Atlantica aproveitam para fortalecer laços, agradecer pela parceria e apresentar novidades do pipeline da companhia. Entre os destaques estão a recém-inaugurada unidade DoubleTree by Hilton Canela (RS) e os futuros lançamentos: Radisson RED Ibirapuera (SP), Transamerica Executive Belém (PA) e novos empreendimentos residenciais sob a vertical Roomo.

“Queremos oferecer uma experiência que vá além da hospedagem. Essa é a Atlantica que agradece com atitude, que celebra parcerias com emoção e que acredita que os melhores momentos se constroem juntos — dentro e fora dos hotéis”, completa Priscila.

Gilberto Gil Tempo Rei | Última Turnê – Da religião à física, passando pela filosofia e pela literatura, muitas são as tentativas de definir o conceito de tempo. Quando Gilberto Gil compôs Tempo Rei, em 1984, propôs uma resposta à canção Oração ao Tempo, de Caetano Veloso. Enquanto Caetano sugere que o tempo e seu criador desaparecerão, Gil exprime o desejo de permanência e transformação. Não por acaso, Tempo Rei dá nome à turnê que marca a despedida de Gilberto Gil dos grandes palcos. A estreia aconteceu em março deste ano, em Salvador, e o repertório reúne clássicos da carreira do artista, interpretados ao lado de convidados especiais.

Sobre a Atlantica Hospitality International

Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, conta hoje com um portfólio com mais de 195 empreendimentos, que agregam a oferta de 28.400 mil quartos, em mais de 70 cidades no Brasil. Possui mais de seis mil colaboradores capacitados para atender da melhor forma seus investidores e hóspedes, por meio da transparência e da alta qualidade. Detém alianças exclusivas com três das maiores redes hoteleiras do mundo – Choice Hotels (dona das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality, Clarion, Radisson, Radisson BLU, Radisson Collection, Radisson RED, Park Plaza, Park Inn by Radisson e Country Inn & Suites by Radisson), Hilton (bandeiras Hilton Garden Inn, Motto by Hilton e DoubleTree by Hilton) e Wyndham (Wyndham, Ramada Hotel & Suites, Ramada e Ramada Encore), além de contar com a família de marcas próprias Transamerica Hotels (Transamerica Fit, Transamerica Executive, Transamerica, e Transamerica Collection, Go Inn Transamerica e Esuites Transamerica) e a chancela by Atlantica. Os empreendimentos de hotelaria da companhia seguem padrões internacionais de excelência, com infraestrutura completa, acomodações modernas e bem equipadas, e serviços cortesia, como conexão para internet wireless e café da manhã. Pioneira no Brasil entre as administradoras de hotel, a Atlantica faz a gestão de locações de residenciais com serviços e locação flexível dentro da sua vertical Roomo e Radisson Serviced Apartments. E em uma terceira área de atuação, a empresa administra empreendimentos de Multipropriedade, modalidade praticada principalmente em destinos de lazer, com conceito de segunda moradia ou casa de temporada.

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9 em cada 10 brasileiros acreditam que adolescentes não têm apoio emocional e social para lidar com as redes sociais

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Pesquisa mostra ainda que apenas 20% dos pais pretendem futuramente instalar alguma ferramenta de controle

Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados, trocando passeios, viagens e momentos em família por longas horas diante das telas do computador, tablet ou celular. Mas será que estão psicologicamente preparados para enfrentar os desafios do ambiente digital, muitas vezes obscuro e perigoso?

Um levantamento realizado pela Porto Digital revela que 9 em cada 10 brasileiros maiores de 18 anos, com acesso à internet, acreditam que adolescentes não recebem o suporte emocional e social necessário para lidar com o ambiente digital, especialmente nas redes sociais. A pesquisa ainda aponta que 70% dos entrevistados defendem a presença de psicólogos nas escolas como um passo essencial para mudar esse cenário.

O psicólogo Cristiano Costa, CKO da EBAC (Empresa Brasileira de Apoio ao Compulsivo), explica que o sistema de recompensas dos jogos digitais ativa os mesmos circuitos cerebrais envolvidos no vício em drogas, gerando uma liberação intensa de dopamina. “Crianças e adolescentes ainda estão em processo de formação cognitiva, o que os torna muito mais vulneráveis à compulsão por esse tipo de estímulo”, destaca.

Os dados também mostram uma preocupação crescente com a saúde mental dos jovens: 57% dos entrevistados apontam o bullying e a violência escolar como os principais desafios enfrentados atualmente. Outros fatores como depressão e ansiedade (48%) e a pressão estética (32%) também figuram entre as principais causas de sofrimento emocional entre adolescentes.

Apesar desses números alarmantes, apenas 20% dos pais afirmam ter intenção de utilizar, no futuro, algum tipo de ferramenta de controle digital. O uso de recursos como o controle de tempo de tela ainda é baixo, o que reforça a necessidade de conscientização e orientação das famílias.

A população reconhece que o cuidado com a juventude deve ser uma responsabilidade coletiva — envolvendo governo, escolas, famílias, empresas e a sociedade em geral. É preciso construir ambientes mais seguros e acolhedores, especialmente no contexto escolar, diante do uso cada vez mais precoce das redes sociais.

O estudo “Influenciadores”, realizado pela Croma Consultoria, mostra que mais da metade dos brasileiros segue pelo menos um influenciador digital. O WhatsApp é a rede social mais utilizada entre todas as gerações, com destaque para a Geração X (83%) e a Geração Y (82%). O Instagram lidera entre os mais jovens, com 69% de preferência entre Millennials e integrantes da Geração Z. Já o TikTok vem ganhando espaço principalmente entre os mais novos, com adesão de 35% da Geração Z e 19% dos Millennials.

Segundo Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma, os dados refletem uma segmentação crescente no uso das redes sociais, o que reforça a importância do controle e da orientação por parte de pais e responsáveis. “Enquanto Millennials e a Geração Z buscam plataformas mais dinâmicas e interativas, as gerações mais velhas permanecem fiéis a redes sociais mais tradicionais e utilitárias, como WhatsApp e Facebook”, afirma Bulla.

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