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Como abrir um departamento de marketing digital na sua empresa

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Roberto Ferreres- especialista em marketing digital

Roberto Ferreresprofessor e publicitário explica como criar um departamento de markerting digital na sua empresa 

Primeiro você precisa entender a necessidade de um departamento de marketing nas empresas, ele é responsável pelos estudos dos clientes, mercado e concorrentes. Ele garante o posicionamento da marca, manual de identidade e constrói a comunicação da empresa como um todo. É um setor que assegura as informações e os dados dos clientes junto com a gestão de relacionamento do cliente (CRM). É responsável por geração de demandaaumento da receita e apoio condicional as vendas do departamento comercial. Esse departamento precisa entender o DNA da empresa e estar totalmente alinhado com a missão, visão e valores.  

 Os resultados e indicadores mais importantes desse departamento devem ser avaliados de duas maneiras:  

Resultados quantitativos: São mensuradas as métricas de vendas e fidelização com indicadores como crescimento de faturamento, vendas de novos produtos, aumento de ticket médio, aumento de fidelização, diminuição do Churn, que é a perda de receita e de clientes da empresa ao longo do tempo, aumento do Lifetime value, que é o valor que um cliente retorna ao longo do tempo na empresa, focado em fidelização, margem de lucro e recorrência de compras. Uma métrica essencial é mensurar o custo de aquisição de novos clientes (CAC), é a somatório dos investimentos da empresa em marketing ou determinada campanha digital dividida pelo número de clientes novos no período 

 

 Resultados qualitativos: Melhorar a estética de conteúdos de comunicação apresentados aos clientes e todos os stakeholders. Realizar campanhas de marketing com maior apelo de venda. Melhorar a experiência, jornada e satisfação dos clientes como um todo. Estudar, monitorar e gerenciar os conteúdos, palavras-chaves, influenciadores e o que é falado da marca nas redes sociais, sites, blogs, portais de avaliação, imprensa e clientes. Dar apoio ao SAC e a Ouvidoria. E sempre ficar de olho em novas tendências, esse é um mercado em constante transformação tecnológica e mudança do comportamento do consumidor. Uma boa prática é utilizar o benchmarking,  que é o processo contínuo de avaliação da empresa em relação a concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras empresas e aperfeiçoa os seus métodos.   

 Após o entendimento da necessidade pela presidência e direção da empresa, é preciso alinhar aos objetivos estratégicos da empresa, como aumento da receita anual em 5%, abertura de novos canais de venda como um e-commerce, gestão de mídias sociais com conteúdos que gerem engajamento e valor, aumentar a presença digital, aumento do share de mercado.           

 Esses objetivos estão presentes no Balanced Score Card (BSC) da empresa ou no planejamento estratégico. Em cima desses objetivos é calculado o Budget ou investimento do departamento, em média investir de 3% a 5% do faturamento total é um bom patamar, empresas que dependem de vendas diretas de marketing digital, chegam a investir até 10%. Com esses valores em mãos e com a aprovação, inicia a montagem do orçamento anual do departamento. 

 

 Após saber o orçamento, é hora de montar as áreas, cargos e tarefas dos colaboradores que vão atuar no setor atendendo todas as demandas da empresa. Procure contratar profissionais qualificados tecnicamente com formação e experiência. Dependendo do tamanho da sua empresa e necessidades de tarefas você poderá ter profissionais alocados dentro da empresa ou home office, ou prestadores de serviços como agências de publicidade e propaganda, assessoria de imprensa, relações públicas, estúdios, produtoras de vídeos e fotografia, agência de influenciadores digitais.   

 Principais cargos de um departamento de marketing digital:  

 Diretor de Marketing ou CMO (Chief Marketing Officer) 

Formação: Marketing, Publicidade e Administração.  

Responsável por conectar a estratégia da empresa com a estratégia da equipe, cuidar do orçamento de marketing, alinhamento de metas, priorização de projetosacompanhamento de resultados e cumprimento das metas. Manter o relacionamento com os principais parceiros estratégicos.  

 

Gerente de Marketing:  

Formação: Marketing ou Publicidade e Propaganda 

Responsável pelo aumento de produtividade da equipe, distribuição da demanda, alcance das metas, CRM, automação, pesquisa de novas tecnologias e criação do plano de marketing e comunicação. Experiência em gestão de software de planejamento, bigdataautomação de marketing e CRM como Estilingue, MlabsAsana, Sales Force, HubspotPipe DriveRd Station entre outros que hajam necessidades.  

 Coordenador de Marketing ou Analista de marketing: 

Formação: Marketing, Publicidade e Propaganda ou Jornalismo.  

Responsável pelo atendimento das necessidades da empresa e distribuir as tarefas para a equipe, cronograma, atendimento, avaliação da qualidade técnica das entregas, performance de anúncios, otimização de campanhas, revisão de textos, estratégias de SEO, deve acompanhar o mercado e referências do mundo digital.  

Assistente de Marketing Digital:  

Formação: Estudante de marketing, publicidade, design ou jornalismo.  

Responsável de pesquisa de referências, criação de conceitos e redação, envio de recebimento da criação e redação, disparo de e-mail marketing, configura a automação, geração de relatórios, atualização, revisão de SEO, atendimento de mídias sociais, é desejável um conhecimento de edição básica de imagem.  

 

Redator  

Formação: Jornalismo, Marketing ou Publicidade.  

Responsável por produção de conteúdo para mídias sociais, roteiro de vídeos, narrações, textos institucionais e textos para anúncios em geral.  

Designer  

Formação: Design, Fotografia, Cinema, Publicidade ou Artes gráficas.  

Responsável pela criação de imagens e vídeos, fotográfia, captação de vídeos, criação de layout dos sites, criação de e-mail marketing. Esse profissional precisa conhecer os formatos das redes sociais como Facebook, Instagram, Tik TokLinkedInYoutube e de redes de busca como display do google. Desejável conhecimento básico de HTML e edição simples de sites em plataformas de WordPress 

Programador ou Web Designer:  

Formação: TI, Desenvolvedor Full Stack, Engenharia da computação, Ciência da computação e Sistemas de informação.  

Responsável pela construção e manutenção de websites, blogs, integrações de sistemas de CRM, Implementação de plug-ins de automação com plataformas e ferramentas de sistemas e estruturação de sistemas.  

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Somos Young está entre as 100 edtechs mais promissoras da América Latina 

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47% da lista são startups brasileiras, seguidas pelo México. A Argentina, Chile e o Perú se mantêm estáveis. A Colômbia perdeu a colocação este ano 

O Latam EdTech 100 anualmente reconhece as empresas que inovaram e tiveram o potencial notável no campo da tecnologia educacional. Por meio deste ranking, a HolonIQ visa destacar as startups que estão liderando  em seu setor e também contribuindo de forma significativa para que haja esforços globais nos avanços de novas ferramentas no ensino. 

O Brasil é dominante no âmbito das empresas de educação e na geração de força de trabalho nesta área, abrangendo quase metade das organizações. México e Argentina são  polos relevantes para a inovação e para o desenvolvimento de negócios no segmento. O cenário de startups de EdTech do Brasil está evoluindo, com organizações se concentrando em três áreas principais: Sistemas de Gestão, Ambientes de Aprendizagem e realização de projetos. 

Fundada em 2021, a  Somos Young é uma edtech de captação, relacionamento e cobrança de alunos do ensino superior. Sua solução integra todos os canais de atendimento ao estudante de forma prática e intuitiva. Utilizando uma poderosa ferramenta de IA para relacionamento em tempo real com o aluno, a companhia oferece soluções de inteligência de mercado, marketing, relacionamento, captação, permanência, cobrança e crédito para mais de 700 instituições de ensino superior no Brasil. 

A lista deste ano apresenta predominantemente organizações jovens, com a maioria fundada nos últimos 6 anos. A distribuição é  equilibrada. Há  uma mistura de startups e empresas um pouco mais estabelecidas, formando um ambiente dinâmico no qual novas ideias atendem à necessidade  de crescimento escalável. O setor está cada vez mais maduro e pronto para aproveitar o investimento e a expansão. 

Daniel Barros, Co-CEO da Somos Young, comunica a importância de compor a lista, na qual estão as edtechs mais promissoras no mercado. Isto os eleva a um patamar de reconhecimento devido à realização laboral ao longo dos anos: “Fazer parte da lista é um termômetro importantíssimo no reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos anos, conforme as conquistas que Young tem conquistado no país, com grandes instituições. Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo junto ao ensino superior brasileiro”. 

Os modelos direto ao consumidor são fortes no mercado da América Latina e do Caribe, com a procura por aplicativos de aprendizagem, qualificação, tutoria e soluções para encontrar faculdades. Esses aplicativos de aprendizagem D2C, atendem aos usuários ansiosos para aumentar suas habilidades e fazer escolhas educacionais informadas, aproveitando a demanda por conhecimento  acessível e mobile-first.

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Segunda edição do Arrasta Para Cima em Jundiaí promete revolucionar vendas e empreendedorismo na região

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Após o sucesso da primeira edição, o Arrasta Para Cima retorna a Jundiaí no próximo dia 7 de novembro, às 19h, no auditório do Paineiras Shopping. O evento, que já é tradicional em São Paulo, pretende agora se firmar como um ponto de encontro para empresários de Jundiaí e região, oferecendo conteúdo relevante, networking de alto valor e conexões estratégicas para expansão de negócios. A expectativa dos organizadores é que o Arrasta Para Cima se consolide como um espaço permanente de capacitação e crescimento para a comunidade empreendedora local.

Com uma estrutura planejada, o evento contará com um auditório para as palestras e um brunch exclusivo para que os participantes possam trocar experiências e fazer novas conexões profissionais. Segundo Thomas Bozza Adolpho, CEO do grupo Cross Nutrition e organizador do evento, o Arrasta Para Cima visa não apenas inspirar e motivar, mas também criar um ecossistema empreendedor sustentável e conectado. Thomas ressalta que a ideia é trazer para Jundiaí algo que vá além das tradicionais palestras motivacionais, proporcionando uma experiência completa de aprendizado e networking para os empresários locais.

Para esta segunda edição, o evento contará com grandes nomes do mercado brasileiro. Ricardo Bellino, ex-sócio de Donald Trump, é uma das atrações mais aguardadas. Conhecido por suas estratégias de persuasão e por sua capacidade de fazer “vendas improváveis”, Bellino promete compartilhar técnicas que o ajudaram a convencer Trump, em apenas três minutos, a trazer seu primeiro empreendimento para o Brasil. Além disso, ele também foi responsável pela chegada da Elite Models ao país, agência que lançou a carreira de Gisele Bündchen.

Outra presença de destaque será Ana Diamante, CEO da Diamante Corretora XP, que transformou a vida de mais de 300 vendedores, tornando-os milionários. Com um histórico de 22 campeonatos internacionais de vendas e cinco aparições no topo da Times Square, Ana promete trazer ao Arrasta Para Cima sua expertise em estratégias de alta performance, com foco na transformação de processos de vendas e na otimização de resultados. Para os empreendedores presentes, será uma oportunidade de aprender diretamente com uma das maiores referências em vendas e liderança no setor financeiro e de seguros do Brasil.

Completando o time de palestrantes, Gustavo Malavota, conhecido por ter impactado mais de 100 mil alunos, compartilhará métodos que ajudam a aumentar o valor das vendas, otimizar processos comerciais e fidelizar clientes. Malavota traz uma abordagem prática e focada na construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes, o que pode ser um diferencial decisivo para os negócios dos participantes do evento.

Os ingressos para o Arrasta Para Cima estão disponíveis no site oficial do evento https://arrastaparacima.com.br/jundiai-c/ . Nesta edição, há apenas um tipo de ingresso, que dá acesso integral ao evento, mas os preços variam conforme o lote, então, quanto antes o ingresso for adquirido, mais vantajoso será o custo.

Thomas Bozza Adolpho, anfitrião e embaixador do Arrasta Para Cima em Jundiaí, destaca que a proposta do evento é transformar o cenário do empreendedorismo na cidade e criar um impacto duradouro na região. Ele acredita que trazer esses palestrantes e suas experiências para Jundiaí oferece uma grande oportunidade para o desenvolvimento dos empresários locais. “Queremos transformar o cenário do empreendedorismo de Jundiaí e impactar os empresários da região. Com nossos palestrantes e estrutura, estamos prontos para oferecer o melhor em conteúdo e networking”, afirma Thomas, ressaltando que esta é uma chance de participar de um movimento que veio para redefinir o empreendedorismo em Jundiaí.

Para mais informações e atualizações, acompanhe o perfil oficial no Instagram: @arrastajundiaioficial.

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Histórias de sucesso que você precisa conhecer: Como o Instituto Paloma Torres está transformando empresas e pessoas

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No cenário empresarial atual, onde a competitividade é feroz e as mudanças acontecem em um piscar de olhos, o Instituto Paloma Torres se destaca como um farol de esperança. Com sua abordagem humanizada e foco no desenvolvimento de líderes de todos os níveis hierárquicos, o Instituto tem gerado resultados extraordinários. Mas como isso acontece na prática? Vamos explorar alguns casos de sucesso que ilustram o impacto transformador do trabalho do Instituto Paloma Torres.

Um dos depoimentos mais impactantes vem de Rodrigo Humberto, CEO da Automaxcode, fábrica de etiquetas em crescimento. “A abordagem do Instituto Paloma Torres, que considera tanto o crescimento profissional quanto o pessoal, contribuiu para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Nossos funcionários se sentem valorizados e apoiados em seu crescimento individual, o que se reflete diretamente em nosso sucesso como organização. Os resultados dessa colaboração foram impressionantes. Observamos um aumento significativo na motivação, na eficiência e na qualidade do trabalho de nossos funcionários. Acreditamos firmemente que esse investimento em nosso pessoal é fundamental para o nosso futuro e não abrimos mão dessa parceria com o Instituto.”

Outro relato inspirador é de Marcelle Medeiros, CEO da Fundação Laço Rosa “Palloma é uma profissional ímpar com conhecimento técnico de desenvolvimento pessoal e habilidades que vão além da teoria. Dentro da Laço Rosa o seu papel foi fundamental para treinar a alta liderança e para encontrar soluções de inteligência de dados capazes de mudar o jogo da instituição. É um privilégio ter essa profissional competente no board da Fundação Laço Rosa!”, relata Marcelle. Essa transformação não é um caso isolado. O Instituto capacita líderes a perceberem o potencial de suas equipes e a implementarem mudanças significativas que reverberam em toda a organização.

Um dos casos mais notáveis é o de uma empresa do setor de investimentos que, antes de se unir ao Instituto Paloma Torres, não batia a meta por longos meses. Após a consultoria e as orientações da equipe do Instituto, a equipe passou a alto performar e não só a bater a meta como aumentou a meta e bonificação para toda a equipe. “A abordagem humanizada e a análise de dados nos mostraram o caminho certo a seguir. Hoje, não apenas sobrevivemos, mas prosperamos”, afirma Carlos Menezes, CFO da empresa.

Além dos resultados financeiros, os depoimentos revelam um impacto significativo na cultura empresarial. “O Instituto não apenas me ensinou a ser um líder melhor, mas também me ajudou a me conectar emocionalmente com minha equipe”, diz Ana Paula, diretora de RH. Essa transformação é o que o Instituto Paloma Torres busca: gestão humanizada com inteligência de dados potencializando pessoas e negócios.

“Pessoas precisam de pessoas, e negócios bem-sucedidos também precisam delas. E é através de uma visão integradora e sistêmica, utilizando a ciência de forma prática, que impactamos negócios e a nação como um todo”, acrescenta Palloma Torres.

O Instituto Paloma Torres é mais do que uma escola de negócios, é um agente de transformação. Com a missão de “preparar pessoas e negócios para transformarem a nação”, Palloma Torres e sua equipe têm impactado a vida de centenas de pessoas em todo o Brasil. Cada depoimento é uma prova viva de que, com a liderança humanizada e a inteligência de dados, o sucesso sustentável é não apenas possível, mas também alcançável.

Ao final, fica a pergunta: Qual será a próxima história de sucesso a emergir do Instituto Paloma Torres? A resposta pode estar mais perto do que você imagina.

Para saber mais sobre como o Instituto Paloma Torres está redefinindo a liderança no Brasil e transformando empresas com uma abordagem humanizada, visite o site oficial www.institutopalomatorres.com.br e siga o perfil no Instagram @institutopalomatorres.

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