Empatia sempre foi uma competência crítica para líderes, mas parece estar ganhando mais significado e prioridade, uma vez que é capaz de alavancar significativamente os resultados do negócio.
No início deste ano, eu estava dando um treinamento de feedback e em certo momento, trouxe a pergunta ao time: Para você, o que é empatia?
A resposta padrão rapidamente veio quase como um coral: “Empatia é se colocar no lugar do outro.” Alguns complementos surgiram em seguida: “É fazer pelo outro o que gostaríamos que fizessem conosco” e assim por adiante.
Mas seria apenas isso? Dei um tempo para que pensassem mais e um dos participantes, quase em tom de revolta, disse:
“Empatia não é tratar o outro como eu gostaria de ser tratado. Empatia é tratar o outro como ele quer ser tratado! Quando um cliente vem aqui na agência, eu tenho que tratá-lo como ELE prefere!”
E aquela afirmação cheia de energia trouxe o sorriso coletivo e a reflexão a todos que compartilhavam a aula.
Ele estava certo. EMPATIA é uma habilidade humana crítica. Ela permite que as pessoas criem conexões e demonstrem cuidado e compreensão especialmente durante esses momentos de rápidas mudanças ou frustração onde as pessoas estão vivenciando diferentes tipos de stress.
À medida que lidamos com esse mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), podemos nos sentir inseguros, cansados e achar desafiador encontrar felicidade e realização no trabalho. Neste cenário, a empatia pode ser um antídoto poderoso e contribuir para experiências positivas dos indivíduos e equipes. Um novo estudo da Catalyst com 889 funcionários descobriu que a empatia tem alguns efeitos construtivos significativos:
Inovação:
Times de líderes empáticos se sentem mais capazes de inovar: 61% dos funcionários em comparação com apenas 13% dos funcionários com líderes menos empáticos.
Engajamento:
76% das pessoas que experimentaram empatia de seus líderes relataram que estavam engajadas, em comparação com apenas 32% que experimentaram menos empatia.
Retenção:
57% das mulheres brancas e 62% das mulheres negras disseram que dificilmente pensariam em deixar suas empresas quando sentiam que suas circunstâncias de vida eram respeitadas e valorizadas por suas empresas. No entanto, quando não sentiam esse nível de valor ou respeito pelas circunstâncias de sua vida, apenas 14% e 30% das mulheres brancas e negras, respectivamente, disseram que dificilmente considerariam sair.
Inclusão:
Metade das pessoas com líderes empáticos relataram que seu local de trabalho era inclusivo, em comparação com apenas 17% das pessoas com liderança menos empática.
Essa certamente é uma pequena lista da infinidade de benefícios dessa importante competência.
E você? O que tem feito para ser empático com seus pares, clientes e liderados?
Anne Marinho
contato@annemarinho.com.br