A maior parte dos reality shows exibidos no Brasil fazem parte de modelos exportados que surgiram em outros países.
Acontece que os formatos e as fórmulas usadas para elaboração de um reality dá tão certo que emissoras do mundo inteiro competem para ver que pega a melhor fatia do bolo, com o maior objetivo de captar aquilo que é mais preciso na indústria do entretenimento:
Nossa atenção.
E a equação é simples, quanto maior a atenção despendida pelo público, maior o engajamento e sua interação com o produto oferecido e mais audiência, o que gera muito lucro.
A maneira instigante com a qual os programas são pensados fazem com que seu alcance seja mundial. Foi pensando nisso que reunimos neste texto os 5 reality shows mais famosos do mundo.
Vamos conhecer quais são e porque nos identificamos tanto com eles.
O que são reality shows
Os reality shows, como o próprio nome já nos diz, são programas baseados na realidade, isso significa que não há um roteiro e não se trata de ficção.
Os participantes são pessoas comuns ou famosas, que concordam em exibir sua imagem, sua vida, seus talentos e habilidades junto com outras pessoas, construindo convivências, superando desafios e sendo recompensados pelos seus desempenhos.
Porque os reality shows fazem tanto sucesso?
Apesar de muitos reality shows serem exibidos na televisão, eles conseguiram ultrapassar a barreira das telinhas e se adaptaram, como nenhum outro, às novas formas de interação com o auxílio da internet.
Eles são tidos como o tipo de entretenimento multimídia, com capacidade de se reinventar, e maior alcance que programações comuns, se aproveitando do grande potencial da internet em oferecer engajamento e participação ativa do público através de comentários, compartilhamentos, curtidas, entre outros.
É possível encontrá-los nos mais diversos formatos e com as mais variadas propostas, para agradar o maior número possível de pessoas e os mais diferentes perfis. São realitys com foco em culinária, construção, moda, comportamento, etc. modelos que comprovam sua versatilidade.
Mas porque será que esses realitys fazem tanto sucesso? A resposta é simples: eles conseguem explorar de forma muito eficaz as nossas emoções e sentimentos, tocando em questões como:
- Identificação: afinal de contas só temos interesse em consumir algo que nos causa interesse e com o qual nos identificamos. deste modo, torcemos pelos participantes, sofremos junto com eles, brigamos por eles, nos alegramos com suas conquistas e vitórias.
- Projeção: nossa identificação faz com que acompanhemos o desenvolvimento dos participantes, concordando ou não com suas atitudes, formas de ser e de se comportar, podemos ou não nos reconhecer neles. Pensamos o que faríamos se estivéssemos no lugar dele, quais seriam nossas atitudes e posicionamento.
- Julgamento: acompanhar diariamente a vida de outras pessoas despertam em nós a necessidade de julgar seus pensamentos, atitudes, comportamentos e posições, a gente pode fofocar livremente sobre a vida dos outros.
Esses três pontos são necessários para definir o que é um reality bem sucedido e que cairá no gosto do povo. É como fazer parte de uma comunidade e se sentir pertencente a ela…
VEJA TAMBÉM No Limite: guia sobre o primeiro reality show brasileiro
Realitys Shows mais famosos do mundo
1. RuPaul’s Drag Race
RuPaul ‘s Drag Race trata-se de uma competição entre Drag Queens, que estreou em 2009 pela MTV norte-americana. O programa se tornou um dos mais assistidos nos Estados Unidos, e a ótima recepção do público fez com que muitas temporadas fossem exibidas, posteriormente ele passou a ser exibido no canal VH1.
A cada temporada RuPaul, Drag Queen mundialmente conhecida, coroa uma nova drag que irá se tornar a Próxima Super Estrela Americana.
Durante o programa, as drags ficam confinadas e só mantém contato entre elas, e toda semana provas que avaliam e testam suas habilidades de canto, dança, personalidade e costura são elaboradas, quem não tem um bom desempenho é eliminada.
2. Big Brother
O Big Brother dispensa apresentações, foi criado pelo holandês John de Mol e fez tanto sucesso que ganhou versões em dezenas de países. É um dos modelos de reality mais exportados no mundo.
O nome do programa, e alguns de seus aspectos, foi inspirado no livro 1984 de George Orwell – quem não conhece esse livro, vale muito a pena.
Nele, um grupo de pessoas são confinadas em uma casa sem contato com o mundo exterior e o objetivo é permanecer até o último dia e ganhar a premiação oferecida pelo programa.
3. The voice
The Voice também é um programa idealizado por John de Mol, aliás, ele é considerado o pai dos reality shows – e não é à toa.
Este é um reality musical, lançado em 2010 na Holanda, onde os participantes competem entre si em audições às cegas, ou seja, os jurados avaliam apenas a voz dos participantes, sua aparência e performance não são julgadas.
O reality rapidamente foi lançado por todo o mundo e é sucesso de audiência.
4. Queer eye
Queer eye é um reality da Netflix que foi ao ar em 2018. este programa é um remake de uma série de 2005 chamada Queer Eye For the Straight Guy.
Nele, um grupo de 5 homens gays, os Fab Five (cinco fabulosos), cada um especialista em uma área, entram na casa de alguém e ajudam essa pessoa a mudar para a melhor.
O programa surpreendeu e gerou muita empatia dos espectadores, pois toca e aborda assuntos sensíveis como aceitação, saúde, relacionamento e convivência.
O reality teve alto nível de aprovação e vem conquistando pessoas por todo mundo.
5. Love is Blind (Casamento às cegas)
Esse reality, exibido na Netflix desde 2020, virou febre mundial.
Neste reality show inusitado, homens e mulheres são colocados em cabines para poder conversar, se conhecerem, e se apaixonarem. O detalhe aqui é que eles não podem se ver antes de ficarem noivos.
O experimento proporcionado pelo programa é novo e causou ansiedade não apenas ao público, mas também na produção, pois todos queriam saber quem seria o noivado e realizaria o casamento.
É evidente a criatividade da indústria do entretenimento na formulação de programas que dão certo, cativam o público e se tornam tão populares que ultrapassam as barreiras de seu país de origem. E você, quais outros realitys conhece e que são sucesso de audiência?