ABLOVEx realiza o treinamento “As boas práticas ao volante” direcionado ao segmento do Transporte Executivo de eventos e turismocorporativo
A Associação Brasileira das Empresas de Locação de Veículos Executivos e Mobilidade Corporativa – ABLOVEx, atualmente com 248 associados, realizou no último dia 18 de janeiro, o primeiro treinamento denominado de “As boas práticas ao volante”. O principal objetivo foi atender às próprias necessidades de qualificação profissional, assim como às exigências do Poder Público Municipal.
A entidade representa as empresas que atendem ao segmento de transporte executivo e mobilidade corporativa ligados a eventos e turismo corporativo, nos âmbitos privado e individual.
Quando regulamentada a atividade de transporte executivo de passageiros, que está em fase de aprovação pela prefeitura de São Paulo, o treinamento se tornará a base para o marco regulatório da atividade econômica na qual a categoria está inserida. A iniciativa poderá se estender por mais de 5.500 municípios do país, onde ela já se desenvolve.
“A associação foi fundada em 2015 com o objetivo de representar o segmento, já reconhecido e amparado pela Lei Geral do Turismo. O processo oficial de regulamentação da atividade econômica foi iniciado apenas em 2020. Sua prerrogativa legal é municipal, assim como a sua fiscalização, mas a maioria das empresas ignora isso”, afirmou o presidente da ABLOVEx, Auro Nardelli Wandermüren.
A pauta do encontro tratou de temas como a legislação que normatiza a atividade nos âmbitos federal e municipal e de trânsito. A palestra “História Mundial no Brasil do Transporte Executivo”, ministrada por João Pin, primeiro presidente da entidade, tratou de dinâmicas do atendimento com foco em excelência e qualidade. Abordou também direção defensiva e outros aspectos das boas práticas no volante. Ele também apresentou pautas ao poder público nos âmbitos federal, estadual e municipal. Principalmente, sobre como trazer benefícios fiscais, tributários e mais segurança jurídica ao empresariado.
O vice-presidente da associação, Marcos Wlassow, realizou dinâmicas do atendimento com foco em excelência e qualidade, direção defensiva e outros aspectos das boas práticas no volante.
Segundo Auro Nardelli Wandermüren, o impacto econômico gerado a partir da regulamentação da atividade das empresas poderá ampliar a base tributária municipal em até cinco vezes num período de 4 anos. O resultado irá acelerar a economia e o mercado de trabalho direto e indireto. Além de promover políticas de inclusão dos profissionais em programas de qualificação e requalificação, com vistas às métricas internacionais do “bem receber”.
O treinamento de três horas ocorreu no Hotel Intercity Ibirapuera, que cedeu o espaço de eventos para sua realização. A sala Ametista teve lotação máxima, com 82 participantes entre empresários e motoristas, que receberam ao final o “Certificado de Participação”.
O presidente da ABLOVEx fez a abertura do evento reforçando a importância e relevância do “associativismo” como forma de organização social. Ele destacou a força e a representatividade do segmento de transporte executivo de passageiros e mobilidade corporativa perante o ente público. “Isso gera maior força no pleito pela regulamentação da atividade econômica, trazendo segurança jurídica para todo empresariado”, explicou.
Como integrante do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR/SP, a entidade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo na figura de seu secretário Sr. Rui Alves. Ela é também associada ao Visite São Paulo Convention & Visitor’s Bureau. A ABLOVEx tem apresentado soluções para o transporte executivo relacionadas à cadeia produtiva do turismo local, regional e internacional, já que conta com expertise e knowhow no atendimento a comitivas diplomáticas, políticas, empresariais, científicas e eventos de toda tipologia.
“Esse foi apenas um projeto-piloto. O poder público irá implementar esse curso obrigatório após os municípios do Brasil regulamentarem a atividade econômica. Ele contará com a homologação do Sistema SEST/SENAT, após acerto finais”, completou o presidente da ABLOVEx.
No encontro, foi apresentada também a plataforma do CREDITUR/SP, da Secretaria de Turismo e Viagem do estado de São Paulo. Por iniciativa do secretário Roberto de Lucena, a qual a SETUR SP gerencia, a ferramenta para fomentar o acesso ao crédito para toda cadeia produtiva do turismo no Estado de São Paulo.
O estado de São Paulo detém a maior parte dos credenciamentos ativos no CADASTUR, proporcionando facilidades e métricas diferenciadas ao empresariado do transporte executivo, por meio de agentes financeiros credenciados, como a Caixa Econômica Federal (CEF), o Banco de Fomento do Estado de São Paulo, Desenvolve SP, entre outras.
O ex-secretário de Turismo do Guarujá participou de reuniões com autoridades locais e explorou os principais atrativos da região, avaliando oportunidades para o desenvolvimento do turismo.
Na última sexta-feira, 31 de janeiro, São Simão recebeu a visita ilustre de Fábio Santos, ex-secretário de Turismo do Guarujá, convidado por Miriam Petrone, jornalista e presidente da ABRAJET-SP (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo). Miriam, que hoje mora em São Simão e é proprietária da DOM SIMÃO Cachaçaria, se tornou uma figura importante para o fortalecimento do turismo local e regional. Sua iniciativa de convidar Fábio Santos visou explorar o potencial turístico da cidade e discutir possibilidades de investimentos e negócios na área.
Reunião na Prefeitura de São Simão
A agenda de Fábio Santos incluiu uma reunião na Prefeitura Municipal, onde foi recebido pelo vice-prefeito Adauto Luiz Pereira dos Reis, devido à ausência do prefeito Dr. Izaías Leão de Souza, que estava em compromisso externo. Participaram também do encontro o Secretário de Turismo, Adriano Penha Rosa Junior, o Diretor de Turismo, Mateus Pereira Peres (conhecido como Matusa), e a Chefe de Planejamento, Dra. Silmara Saraiva Marques dos Santos.
Adriano Penha Rosa Junior Secretário de Turismo, um jovem de grande potencial, tem se destacado pelo seu comprometimento e dedicação ao desenvolvimento do turismo em São Simão. Durante a reunião falou sobre sua gestão, cujo foco não se limita apenas ao aumento do fluxo de turistas, mas à criação de um modelo de turismo sustentável e de qualidade, que valorize as singularidades da cidade e proporcione experiências enriquecedoras aos visitantes. Sua visão de transformar São Simão em um destino turístico de destaque tem sido uma força impulsionadora para o progresso do setor, e o contato com profissionais renomados, como Fábio Santos, representa um passo significativo na realização desses objetivos.
Durante a reunião, Fábio Santos compartilhou sua vasta experiência no setor turístico, apresentando sugestões e estratégias para alavancar o potencial turístico de São Simão e da região da Alta Mogiana. Suas propostas foram recebidas com entusiasmo pelos presentes, que demonstraram interesse em implementar ações que promovam o desenvolvimento do turismo local envolvendo a iniciativa privada e pública.
Visita Surpresa do Deputado Federal Adilson Barroso
No decorrer da reunião, houve a visita inesperada do Deputado Federal Adilson Barroso, que aproveitou a ocasião para anunciar a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a infraestrutura da ETEC local. Pouco depois, o prefeito Dr. Izaías Leão de Souza retornou à prefeitura e se juntou ao grupo para cumprimentar o deputado e discutir os benefícios anunciados. O vereador Victor Murilo, também esteve presente, reforçando o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento integrado da cidade.
Exploração do Horto Florestal de Bento Quirino
Após as atividades na prefeitura, Fábio Santos, acompanhado por Miriam Petrone, visitou o Horto Florestal localizado no distrito de Bento Quirino. Lá, foram recebidos por Maico Damião Corrêa Porto, Gestor da unidade de conservação da Estação Experimental de Bento Quirino. Fábio ficou impressionado com a extensão e beleza da área, vislumbrando diversas possibilidades para a realização de eventos que possam atrair turistas e valorizar o patrimônio natural da região.
Perspectivas para o Turismo em São Simão
A visita de Fábio Santos representa um marco para São Simão, trazendo novas perspectivas e reforçando o compromisso da cidade em se tornar um destino turístico de destaque. A colaboração entre gestores experientes, como Fábio, e líderes locais, como Miriam Petrone e a equipe da prefeitura, sinaliza um futuro promissor para o turismo na região.
A cidade, conhecida por suas riquezas naturais e culturais, busca agora estruturar e promover suas atrações de maneira sustentável, visando atrair visitantes e fomentar a economia local. A integração de iniciativas públicas e privadas será fundamental para alcançar esses objetivos e posicionar São Simão no mapa turístico do Estado de São Paulo.
Fábio Santos aproveitou sua visita a São Simão para conhecer de perto os principais pontos turísticos da cidade. Durante seu tour, explorou as belezas naturais e os atrativos locais, analisando o potencial de cada espaço para futuras ações voltadas ao fortalecimento do turismo regional.
Sobre Fábio Santos
Fábio Santos é reconhecido por sua atuação como secretário de Turismo do Guarujá, onde implementou diversas ações para revitalizar o setor, especialmente após os desafios impostos pela pandemia. Sua abordagem estratégica e colaborativa tem sido destaque em sua carreira, contribuindo significativamente para o desenvolvimento turístico das regiões onde atua.
Sobre Miriam Petrone
Miriam Petrone é uma profissional multifacetada, com formação em Propaganda e Marketing e Jornalismo. Atua em marketing e especializações em Gastronomia e Turismo, Miriam tem se destacado como jornalista e líder no setor turístico. Atualmente, além de presidir a ABRAJET-SP, ela empreende em São Simão com a DOM SIMÃO Cachaçaria, contribuindo para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade.
A visita de Fábio Santos, articulada por Miriam Petrone, reforça o potencial de São Simão como destino turístico emergente e destaca a importância de parcerias estratégicas para o desenvolvimento do setor. A visita de Fábio Santos a São Simão e a reunião que se seguiu são apenas o começo de um movimento crescente para colocar o município como um ponto estratégico para o turismo na Alta Mogiana.
Fotos: divulgação Ascom prefeitura e Izaias V. Xavier
CLIA já está no segundo lote das inscrições para o Cruise360 Brasil 2025
A CLIA Brasil abriu, no dia 13 de janeiro de 2025 as inscrições para o Cruise360 Brasil 2025, maior evento de capacitação profissional do setor de cruzeiros no país. Já estão no segundo lote. Marcado para os dias 15 e 16 de março de 2025, o encontro será realizado no Parque Valongo, em Santos, um espaço simbólico que sediará o novo terminal de passageiros da cidade. As inscrições estão disponíveis exclusivamente no site oficial do evento (https://abremar.com.br/cruise360-brasil-2025/)
Cada inscrição garante uma experiência completa de dois dias, proporcionando uma jornada de aprendizado e vivências únicas. Um dos dias será dedicado a uma programação robusta de capacitação no Parque Valongo, com painéis, palestras e apresentações focadas no desenvolvimento profissional dos agentes de viagens, apresentando as últimas tendências e inovações da indústria, incluindo tecnologias a bordo e a relevância da sustentabilidade no setor, com a presença de grandes especialistas e líderes do mercado.
Serão abordados temas variados e atuais que ajudarão os participantes a expandir suas estratégias de vendas, como o comportamento da Geração Z em relação a cruzeiros, o potencial do turismo corporativo e eventos a bordo, o crescimento das expedições e cruzeiros fluviais, as oportunidades em cruzeiros de luxo, o papel do marketing digital e da automação nas vendas e a importância da personalização da experiência do cliente.
O outro dia da experiência será dedicado a visitas técnicas a bordo de um dos icônicos navios que participarão do evento: Costa Diadema, Costa Pacifica, MSC Grandiosa e MSC Seaview, que estarão atracados em Santos durante o Cruise360. No momento da inscrição, o agente deverá escolher um dos navios para a visita técnica, que inclui o tour guiado pelas instalações e almoço a bordo. À medida que os navios atingirem sua capacidade máxima de visitantes, as opções serão removidas da lista de seleção.
Além da programação de conteúdo e das visitas técnicas, o Cruise360 Brasil se destaca pela proposta de networking e conexões valiosas para os profissionais do setor. No sábado, ao final das atividades, todos os agentes se reunirão no Parque Valongo para uma grande exposição de marcas, produtos e serviços de importantes companhias de cruzeiros, fornecedores e destinos turísticos. O encontro será encerrado com um coquetel especial e um momento surpresa, projetado para encantar os participantes e tornar a noite memorável.
O valor da inscrição inclui a participação nos dois dias de evento, as visitas técnicas, os almoços nos dois dias, os cafés de networking e o evento noturno do sábado, além do transfer entre o navio e o Parque Valongo, também no sábado. O transporte de ida e volta ao evento e a hospedagem não estão contemplados, sendo que o site oficial indicará hotéis parceiros que oferecerão tarifas diferenciadas para os participantes.
“O papel dos agentes de viagens é importantíssimo para o setor de cruzeiros, que é um dos segmentos que mais cresce no turismo, com uma oferta que tem aumentado em 2 milhões de leitos por ano”, explica Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
Para ele, o evento tem o potencial de transformar o mercado e ampliar o alcance dos cruzeiros no país. “Nosso compromisso é oferecer uma experiência completa e imersiva, capacitando os agentes de viagens de forma prática e estratégica. Queremos que esses profissionais se sintam preparados para explorar todo o potencial do setor e, com isso, impulsionar as vendas de cruzeiros no mercado brasileiro de forma significativa”, afirma Ferraz.
As inscrições para o Cruise360 Brasil 2025 são limitadas estando no segundo lote pode ocorrer falta de vagas. As inscrições são feitas exclusivamente no site oficial do evento (https://abremar.com.br/cruise360-brasil-2025/
Sobre a CLIA Brasil
A CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2006, com o objetivo de atuar na regulamentação, promoção e expansão desta atividade no Brasil. A Associação faz parte da Cruise Lines International Association (CLIA), voz unificada e principal autoridade da comunidade global de Cruzeiros Marítimos.
Como a maior Associação da indústria de cruzeiros, possui 15 escritórios no mundo todo, com representação nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Austrália. A missão da CLIA é apoiar políticas e práticas que promovam um ambiente seguro, saudável e sustentável nos navios de Cruzeiros para milhões de passageiros que viajam anualmente, bem como promover a experiência de viagem dos cruzeiros.
Seus membros, comprometidos com o continuado sucesso da indústria de cruzeiros, estão compreendidos entre as linhas mais prestigiadas do mundo em Cruzeiros Marítimos, Fluviais e de Especialidades; uma comunidade de agentes de viagens altamente treinados e certificados; e outros parceiros da indústria de cruzeiros, incluindo portos, destinos, desenvolvedores de navios, fornecedores, prestadores de serviços e operadores de viagens.
Campanha global ganha força em 2025, transformando-se em movimento e abrindo caminho para maior impacto social e inclusão
Luis Garcia – foto divulgação
Janeiro Branco é mais do que um mês dedicado à reflexão sobre a saúde mental: é um convite à empatia e à ação. Em um mundo onde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas convive com condições adversas relacionadas à saúde mental e no qual muitas delas enfrentam o silêncio imposto pelo estigma, o Movimento BELO surge como um farol de esperança.
Todos merecem brilhar, mesmo nos momentos mais sombrios – é o que nos lembra esta iniciativa global que, com coragem e propósito, dá voz a histórias que desafiam preconceitos e inspiram mudanças. Criado pela Fundação Europamundo, o então Projeto BELO (acrônimo para Brillando en la Oscuridad – Brilhando na Escuridão, em tradução livre) teve em 2024 um ano de impacto transformador.
Sua principal iniciativa, o concurso “Luzes na Escuridão”, mobilizou quase 900 participantes de 14 países, resultando em mais de 2.000 obras que transbordaram criatividade e coragem. De pinturas a músicas, de textos a vídeos, cada criação trouxe à luz as experiências de pessoas com condições de saúde mental, seus familiares e profissionais do setor. “Cada obra é uma faísca de emoção que ajuda a quebrar barreiras e abrir espaços para o diálogo”, ressalta Luis Garcia, fundador da Europamundo e idealizador do projeto.
É importante ressaltar que o concurso não tem como objetivo avaliar a qualidade técnica da obra, mas considerar a força com que a produção expressa as emoções do indivíduo no processo de vivência com sua saúde mental. “Ou seja, os participantes não precisam ser artistas, escritores, músicos ou ter qualquer tipo de formação em arte para inscrever suas produções”, destaca Marina Leal, líder do Movimento BELO no Brasil
De Projeto a Movimento
Em 2025, o BELO assume um novo papel: saindo da condição de projeto para a de um movimento global. A criação de grupos autônomos regionais marca esta evolução, promovendo uma abordagem descentralizada e colaborativa. Esses grupos liderarão categorias do concurso e também se tornarão protagonistas na missão de combater o estigma. “Esta transformação reflete nosso compromisso em mobilizar a humanidade em torno da saúde mental, promovendo inclusão e esperança”, reforça Garcia.
Os grupos autônomos têm um papel essencial na estrutura do Movimento BELO e eles podem escolher e financiar uma categoria do concurso, com valores direcionados aos prêmios dos participantes. Essa autonomia permite que as categorias sejam adaptadas às necessidades de diferentes regiões, como temas locais ou tipos de expressão artística. Além disso, os grupos têm liberdade para selecionar seus jurados e gerir diretamente os prêmios, garantindo total transparência e envolvimento comunitário.
Para os patrocinadores, unir-se ao Movimento BELO é uma oportunidade de impacto social significativo. Além de contribuírem para a luta contra o estigma, patrocinadores recebem visibilidade ampla em materiais de divulgação, no site oficial e nas redes sociais do projeto. Empresas e organizações podem ainda colaborar com outras instituições para co-financiar categorias, ampliando as redes de apoio e criação de impacto. “É uma maneira de transformar intenções em ações concretas que fazem diferença na vida de milhões de pessoas”, defende Marina.
A expectativa para 2025 é ambiciosa: dobrar o número de participantes, atingindo ainda mais pessoas ao redor do mundo. Com isso, o Movimento BELO espera amplificar sua mensagem de empatia e compreensão, construindo um futuro no qual o estigma não tenha mais lugar.
Calendário 2025
As inscrições para a edição 2025 ficarão abertas entre 15 de março e 15 de junho para pacientes em tratamento e pessoas que superaram condições adversas de saúde mental além de familiares e profissionais de saúde que tratam do tema.
O veredito do júri será anunciado em 15 de agosto e a premiação acontece em 9 de outubro, véspera do Dia Mundial da Saúde Mental, na Espanha. A cerimônia será realizada em formato híbrido, com evento presencial em Madri e transmissão ao vivo, além de celebrações locais simultâneas organizadas pelos grupos autônomos.
Chamada para Ação
O Movimento BELO convida empresas, organizações e indivíduos a se unirem como patrocinadores, voluntários ou criadores de grupos autônomos. Com valores como compaixão, inclusão e transparência, a iniciativa busca promover um futuro no qual todas as pessoas possam brilhar. Mais informações estão disponíveis no site.