O mundo não é mais o mesmo. E, em que isso impacta sua vida e carreira profissional, você deve estar se perguntando?
Em basicamente tudo. O mundo do trabalho mudou, assim como as relações profissionais e interpessoais, formas de lazer e diversão, consumo, alimentação, saúde etc.
Ainda existem muitos paradigmas em torno do novo normal, que também acelerou tendências já eram esperadas para os próximos anos, como a aceleração digital.
Nesse contexto, uma tecnologia assumiu um papel ainda maior no dia das pessoas, corporações e diversas empresas no mundo inteiro, que precisaram se reinventar, digitalizar seus negócios e adotar novos processos para entrar num ambiente virtual.
Novas habilidades e competências também passaram a ser exigidas para a “enxurrada” de mudanças nas quais todos foram incluídos.
Se em 2019, as habilidades comportamentais já eram exigidas, como revelado uma pesquisa da Consultoria Page Personnel, concluindo que 9 em cada 10 profissionais eram contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.
Em revelação de 2020, o LinkedIn só reforçaria essa constatação, quando publicou uma pesquisa The Most In-Demand Hard and Soft Skills of 2020, that elencou that as cinco skills pessoais mais procuradas no mercado de trabalho eram comportamentais.
Concluímos portanto, que, hoje, elas são mais do que essencial para se manter vivo no mercado.
E de que habilidades estamos falando?
Das habilidades soft: habilidades comportamentais, subjetivas, atreladas às atitudes e comportamento de um indivíduo, que dizem respeito à:
- Autoconsciência emocional
- Autocontrole
- Trabalho em equipe
- Flexibilidade e adaptabilidade
- Liderança
- Empatia
- Orientação para resultados
- Poder de influência
- Perspectiva positiva
- Gestão de conflitos
- Consciência organizacional
- Coaching e mentoria
De forma mais simplificada, habilidade suave são habilidades intrínsecas à personalidade, sejam elas inatas ou desenvolvidas ao longo da vida, habilidades comportamentais, mentais, emocionais e sociais, que também poderíamos chamar de Inteligência Emocional.
Por que as Soft Skills são tão valorizadas?
Com todas as transformações sofridas no mercado de trabalho em decorrência da crise e da aceleração digital, a desviados no pós-pandemia ficou ainda maior, diplomas e certificados conquistados de ser o bastante para evoluir e crescer na carreira, ou, se manter no mercado.
Por isso, é fácil entender porque essas habilidades são tão valorizadas por empregadores, gestores, líderes, profissionais de RH e empreendedores.
Apesar das competências técnicas serem tão exigidas para a realização de um trabalho (afinal se alguém é contratado para a vaga de padeiro, precisa saber fazer pão), são as soft skills, suas habilidades comportamentais, que garantirão sucesso.
Uma pessoa com um bom nível de autoconhecimento e autoconsciência emocional é capaz de reconhecer suas emoções e utilizá-las a seu favor.
Pense em quantos comportamentos e atitudes impulsivas, ou perda de controle, se pode evitar se esse profissional sabe definir como próprias em situações de conflitos.
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Até uma próxima.
Um abraço,
Paulo Alvarenga (PA)
CEO e fundador da Mastersoul