Barra
Connect with us

Business

O mercado de profissionais de governança está aquecido. CEO da Radar Corporativo explica

Published

on

Empresa de consultoria em governança corporativa e preparação de profissionais executivos em governança, conhecida como Radar Corporativo, contata, por meio de pesquisas, que o mercado, ávido por profissionais especialistas na função de Governance Officer, oferece bons salários, porém as vagas costumam sobrar.

Quem ressaltou essa situação foi a CEO da empresa, Roberta Castro, que há oito anos trabalha com a implementação das práticas de governança corporativa e compliance em empresas de grande porte. Em sua transição de carreira da área jurídica para a de governança corporativa, a especialista teve a oportunidade de produzir programas para diversas empresas, entre elas as de médio porte, e fez com que o potencial de crescimento e de perenidade empresarial se transformasse com base em resultados positivos e em cumprimento de metas, tendo como prioridade a clientela das empresas.

“Se você ingressar na área de governança corporativa, nunca ficará sem emprego”, diz CEO da Radar Corporativo.

Nessa transição de carreira, a CEO da Radar Corporativo se deparou com um mercado considerado “oceano azul”, devido à falta de profissionais especializados na averiguação de diagnóstico, no mapeamento de processos, na constituição de matrizes de riscos e na implementação de controles capazes de realizar a devida prestação de contas da gestão para os administradores ou os diretores de empresas. Dessa forma, buscou-se mitigar possíveis prejuízos na tomada de decisão e no conflito de interesses entre sócios e/ou gestores.

Roberta Castro - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Roberta Castro – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Por meio das pesquisas realizadas em suas experiências profissionais, Castro percebeu que muitos profissionais de governança e compliance eram funcionários internos da empresa, especialmente originários do jurídico ou do administrativo. As competências eram desenvolvidas ao longo do tempo apenas por capacitação teórica em cursos no mercado. Foi então que a CEO da Radar Corporativo desenvolveu o método prático de mentorias em governança e compliance, que qualifica qualquer profissional lotado nessas áreas a desenvolver um plano de ação de alavancagem do setor e, consequentemente, dos resultados da empresa a partir da experiência e dos demais colaboradores da Radar.

Esse trabalho se aprofunda com a terceirização do serviço de Governance Officer, que instrui, de forma mais célere, a empresa sobre as práticas necessárias de performance e impulsionamento de profissionais de governança. Isso faz com que as empresas gastem menos com treinamento, capacitação e recursos administrativos e técnicos, bem como formem seus próprios profissionais de governança e compliance dentro da cultura e da missão empresarial própria.

A necessidade e a preocupação das empresas em adotarem atualmente as práticas de governança, indo além de Environmental, social, and corporate governance – ESG, não é realidade do passado ou visão ilusória. Essa situação veio para ficar e se concretizar considerando as exigências do mercado e dos clientes em uma produção de serviços pautados na estratégia, na ética e nos resultados. Para tanto, as empresas que simplesmente alocam profissionais sem conhecimento técnico de governança podem pôr tudo a perder com a implementação de inovações e práticas que fogem do contexto e da cultura empresarial.

Por isso, mais uma vez, é importante ressaltar que vagas na área de governança sobrarão, porque a maioria desses profissionais não estão preparados e habilitados tecnicamente ao que é preciso dentro de uma empresa. Logo, cria-se um plano de ação genérico, às vezes copiado de outras instituições, e essa prática pode causar prejuízo financeiro, reputacional e administrativo ao empregado, além de fazer com que ocorra demissão e descontinuidade de serviço.

Roberta Castro - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Roberta Castro – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Cada empresa possui a sua peculiaridade, e o plano de ação não deve ser iniciado de forma complexa, mas sim de um jeito capaz de constantemente inserir a temática governança e compliance dentro da empresa. Assim, evitam-se gastos desnecessários, bem como impactos midiáticos impossíveis de serem mantidos perante os usuários ou a clientela.

Nesse sentido, a Radar Corporativo propõe a formação prática de profissionais de governança, a fim de que as vagas obsoletas sejam preenchidas por profissionais que possuam habilidades técnicas e comportamentais pautadas nas diretrizes e nos valores da empresa contratante, ou ainda por profissionais que pretendem trabalhar com governança corporativa e estabeleçam suas chances de permanência na organização com atuação de acordo com o propósito e a realidade do contratante.

Segundo a consultoria PwC, há US$ 12 bilhões para criar 100.000 novos empregos líquidos em ESG até 2026, todavia, na opinião da CEO da Radar Corporativo, o profissional deve estar preparado para assumir a responsabilidade que a função de Governance Officer exige e, assim, permanecer na empresa de uma forma técnica e condizente com as condições e os princípios da instituição.

Não adianta criar planos de ações complicados sem constituir inicialmente a base do sistema de governança corporativa, nem mesmo apresentar práticas de ESG que não se coadunam às perspectivas empresariais. Nesse sentido, não há dúvidas de que faltam profissionais especialistas em ESG ou apenas em governança e compliance.

Enquanto isso, a consultora da Private Equity Recruitment Ltd., Kate Goodall, afirmou à Bloomberg que, considerando o mesmo período do exercício de 2020, houve um aumento significativo nos salários para especialistas em ESG ou Governance Officer, oportunidade voltada a profissionais de qualquer carreira que se preparem para entender o macronegócio e performem de acordo com a missão empresarial. Por tal motivo, “se você ingressar na área de governança corporativa, nunca ficará sem emprego”, diz CEO da Radar Corporativo.

O que você está esperando para se qualificar e tomar o mercado da governança corporativa com conhecimento e preparação, destacando-se e sentindo-se valorizado na carreira?

QUERO CONHECER A RADAR CORPORATIVO E ME TORNAR UM PROFISSIONAL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA – CLIQUE AQUI

https://radarcorporativo.com.br/

Continue Reading
Advertisement

Business

Dicas de como evitar os principais erros no gerenciamento financeiro de sua empresa

Published

on

Aqui estão algumas dicas práticas da empresária em terceirização financeira, Daniela Tavares (CEO da Lótus BPO), para ajudar seu negócio a prosperar. Confira:
 
1.   Anotações diárias: Crie o hábito de registrar diariamente todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de caixa), assim terá uma visão objetiva da sua situação financeira.


2.   Despesas sob controle: Faça um relatório gerencial periódico de todas as despesas fixas e variáveis da sua empresa, pois é essencial entender onde o dinheiro está sendo utilizado e como é possível economizar.


3.   Reserva: É fundamental pensar no futuro e manter uma reserva financeira para se utilizar em uma eventual emergência ou despesas inesperadas, sem que isso prejudique o fluxo de caixa do negócio.


4.   Reduza Estoques: Evite manter um estoque excessivo, que mobilizam espaço físico e dinheiro, que poderia ser usado como investimento em outros setores do negócio.
 
Implementar essas práticas pode ajudar a manter a saúde financeira do fluxo de caixa e garantir a sustentabilidade do seu negócio. Se quiser saber mais sobre gerenciamento financeiro, a Lótus BPO pode te ajudar. Acesse: www.lotusbpo.com.br

Continue Reading

Business

O Caminho para se Destacar e Conquistar o Reconhecimento que Você Merece

Published

on

Ana Ceneviva, empresária e especialista em alta performance e gestão emocional, revela a fórmula para mulheres finalmente deixarem de ser invisíveis no trabalho e ascenderem profissionalmente — mesmo nos ambiente mais desafiadores
Ao longo de sua carreira, Ana navegou por territórios predominantemente masculinos, tendo atuado por muitos anos na área de vendas, onde o machismo e as barreiras culturais são frequentemente mais acentuados.

Ela conhece de perto os obstáculos que as mulheres enfrentam para crescerem em ambientes corporativos tradicionais. E é justamente por isso que ela desenvolveu um repertório poderoso de ferramentas e estratégias para ajudar outras mulheres a superarem essas barreiras e subirem na organização de forma estratégica.

No ambiente profissional, muitas mulheres enfrentam barreiras invisíveis que impedem seu crescimento. Apesar de todo o talento e dedicação, o reconhecimento parece sempre distante, e as promoções nunca chegam. Você já passou por isso?
Segundo o Grupo Gestão RH, as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho vão além das questões técnicas. A cultura organizacional, o desafio de equilibrar vida pessoal e profissional, e a cobrança desigual são apenas parte do problema.

Mas a verdade é que a raiz dessas barreiras está em algo ainda mais profundo.
O que está bloqueando seu avanço não é o que você faz, mas como você se posiciona e comunica o que faz.
Será que você está sabotando a própria carreira?
Muitas mulheres trabalham arduamente, entregam resultados impecáveis e, mesmo assim, não são vistas como líderes. Por quê? Elas se perdem na rotina, no excesso de tarefas e nas expectativas dos outros, deixando de focar no que realmente faz diferença. Sem perceber, podem estar cometendo erros que comprometem suas chances de crescimento e reconhecimento.

Você sente que trabalha mais que os outros, mas seu esforço não é reconhecido?
Parece que, por mais que faça tudo certo, as promoções sempre vão para alguém menos preparado?
Você já se sentiu “invisível” na sua empresa, mesmo sabendo que entrega resultados superiores?
Se você se identificou com alguma dessas situações, está na hora de mudar o jogo.
A chave está em como você se posiciona — e isso é algo que você pode aprender e aplicar de forma prática, para finalmente conquistar o espaço que merece.

Participe da Comunidade Promova-se e Destrave Sua Carreira
No dia 30/09, às 20h, Ana Ceneviva vai conduzir um evento online gratuito no YouTube, exclusivamente para mulheres como você. Esse é o momento de aprender as estratégias que fazem toda a diferença para você se destacar e alcançar mais rápido o reconhecimento que sempre buscou.
Neste evento, Ana irá compartilhar os segredos de alta performance e liderança, abordando:
Os 5 erros que estão sabotando sua promoção, mesmo quando você faz tudo certo;
Como ajustar seu posicionamento para ser vista como uma líder influente e admirada;
Estratégias práticas para deixar de ser invisível e finalmente conquistar o reconhecimento que você merece;
Como se diferenciar no mercado e se tornar uma profissional indispensável.
Se você sente que está pronta para dar o próximo passo, desbloquear seu potencial e conquistar a carreira dos seus sonhos, essa é sua oportunidade.

Sobre Ana Ceneviva: A Mentora Que Vai Transformar Sua Carreira e o Futuro das Mulheres no Mercado de Trabalho
Ana Ceneviva cresceu em Itaquera, zona leste de São Paulo. Filha de uma professora de escola pública e um vendedor, ela sempre viu seus pais trabalharem incansavelmente para que ela tivesse acesso à uma educação de qualidade, seu único luxo na época.
Desde cedo, aprendeu a importância de ser determinada e resiliente. Contudo, essa determinação a levou ao seu limite. Aos 24 anos, Ana enfrentou um burnout severo. “Um dia, simplesmente não consegui sair da cama”, relembra.
Essa experiência foi um ponto de virada, mostrando-lhe a importância de uma mulher saber equilibrar com maestria carreira e saúde mental.
Hoje, Ana é uma empresária de sucesso, formada em Administração pela USP, com especializações em Neurociência, Psicologia Positiva e Psicologia da Alimentação nos Estados Unidos. Ela também integra o Human Performance Institute, referência global em alta performance. Como fundadora da Beyond Corporate, Ana já treinou mais de 11 mil executivos em 15 países.
Além de sua expertise técnica, Ana tem uma missão pessoal poderosa: transformar o ambiente corporativo para esta e para as próximas gerações.
Ana é mãe de uma menina de 8 anos e deseja profundamente que sua filha, e todas as meninas da próxima geração, cresçam em um mundo onde possam ocupar seus espaços com relevância, terem suas vozes ouvidas e suas capacidades valorizadas.
Ela quer que essas futuras mulheres entrem no ambiente corporativo não só reconhecendo o valor que têm, mas sabendo que são indispensáveis para todas as decisões que movem as organizações.

“Eu quero que minha filha e as mulheres da próxima geração saibam que o topo também é o lugar delas. Meu trabalho hoje é para garantir que elas entrem nesse mercado já cientes de que pertencem a ele.”

Ana acredita que, ao acelerar a ascensão de mulheres à liderança, estamos criando as bases para um futuro corporativo mais diverso, justo e equilibrado, onde as próximas gerações enfrentarão desafios diferentes e terão ainda mais oportunidades de crescimento e sucesso.

Siga a Ana nas redes sociais e fique por dentro de tudo
Instagram: https://www.instagram.com/anaceneviva?igsh=MTZvZ3Mzbzd5ZTN1OA==

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/anaceneviva?utm_source=share&utm_campaign=share_via&utm_content=profile&utm_medium=ios_app

https://youtube.com/@anacenevivaa?si=2e-r5w_Hh6yHNLn9

Continue Reading

Business

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

Published

on

By

O anúncio foi feito ontem à noite (17) em Viracopos (Campinas-SP) e será implantado, não só no eixo Rio-São Paulo como também em mais 6 aeroportos brasileiros até 2025
Crédito: Guilherme Mion

18/09/2024 – Após estudo e aplicação de um projeto que analisou durante pouco mais de um ano o perfil dos clientes, suas expectativas e seus anseios, a Azul Linhas Aéreas lança hoje o seu mais novo serviço de Concierge, em parceria com a BYD – a líder nacional na comercialização de carros elétricos.

O anúncio foi feito ontem à noite (17), durante evento no hangar da companhia em Viracopos (Campinas – SP) e reuniu convidados e imprensa, os principais executivos da Azul e BYD, além de Alex Atala – que assinou o menu servido e também anunciou outra novidade. Por estar alinhado aos valores das duas companhias, especialmente no que se refere às experiências inovadoras, únicas e personalizadas oferecidas a cada Cliente, o mais influente e premiado chef do mundo é também o embaixador das duas marcas.

SUV elétrico BYD Yuan Plus foi o modelo escolhido pela Azul para utilizar no serviço exclusivo de Concierge

As novidades foram contadas em detalhes, enquanto os presentes puderam apreciar uma exibição e conhecer alguns dos principais veículos elétricos da BYD, entre eles o Yuan Plus EV, 100% elétrico e o primeiro Classe A construído sobre a e-Platform 3.0 da marca automotiva. É ele que será a estrela do Concierge da aérea, que promete outras vantagens e benefícios especiais como forma de reconhecer e valorizar os Clientes mais frequentes da Azul e os mais engajados e ativos com todos os produtos e serviços da companhia.

Ao todo, e em princípio, serão oito automóveis à disposição desses Clientes no principal hub da Azul, em Viracopos, para garantir ainda mais conforto na locomoção do desembarque remoto até o aeroporto. Mas não é só. Este serviço até então inédito nesta base, também será estendido para mais 2 bases até o final do ano (aeroportos de Congonhas – CGH, em São Paulo, e Brasília – BSB) e para mais 3 até o final de 2025 (em Confins-MG, Recife-REC e Santos Dumont – SDU -RJ).

Concierge para toda a jornada do Cliente
Mais do que ser recepcionado ao desembarcar, o serviço de Concierge mantém, aprimora e também lança outros confortos e benefícios alinhados a esse atendimento superexclusivo. E que devem acompanhar toda a jornada de viagem desses Clientes, antes, durante e após, independentemente se eles estejam online ou offline.

Isso vai desde um canal exclusivo, com atendimento das 5h00 às 22h00, até uma assistência presencial no aeroporto de um Tripulante-Concierge – em ambos os casos, para cuidar em nome do Cliente de todos os detalhes e providências, caso solicitados – da reserva de passagens ou remanejamento de local e horário de viagem aos serviços de bordo e processos envolvendo de check-in/check-out e bagagens, por exemplo.

Para John Rodgerson, CEO da Azul, é muita satisfação anunciar mais um serviço que fará diferença nas experiências de viagem dos Clientes. “O lançamento do Concierge, especialmente em parceria com a BYD, foi a nossa forma de, mais uma vez, reconhecer e valorizar todos aqueles que não apenas sempre apostaram em nossa marca, mas que também, pela fidelidade e paixão que demonstram, acreditam em nossos valores, e na importância que damos para inovação, personalidade e sustentabilidade agora e no futuro”, comemora.

John também reforça a importância de estender o serviço para mais bases da Azul. “Somos a única companhia que terá o serviço não apenas no eixo Rio-São Paulo. Até 2025, estaremos atendendo em 6 dos nossos principais aeroportos, incluindo Minas Gerais, Brasília e Pernambuco. E, como a companhia que mais atende destinos no país, temos ainda mais oportunidades de estender o Concierge”, conta.

“Uma das missões da BYD é acelerar a transição do país em direção a um futuro mais eletrificado. Essa é uma nova experiência de viagem sustentável que a BYD oferece, com mais exclusividade e conforto, para os clientes Azul, viabilizando o transporte em um veículo 100% elétrico com excelentes atributos que vão elevar a experiência do consumidor. É a mobilidade elétrica cada vez mais perto dos brasileiros com esse serviço exclusivo”, comenta Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.

BYD Yuan Plus EV SUV 100% elétrico
O BYD Yuan Plus EV é o primeiro modelo de classe A construído sobre a e-Platform 3.0 da marca, e trouxe conceitos relevantes para o segmento no mercado brasileiro: inteligência, eficiência, segurança e design. A BYD criou e integrou ainda mais os componentes principais do modelo em uma nova estrutura da carroceria, arquitetura digital e elétrica e o renovado sistema operacional do veículo.

O Yuan Plus EV traz a inovadora bateria Blade, que assegura uma autonomia de 420km (WLTP) e pode ser carregado de 30 a 80% em apenas 30 minutos com um carregador DC de 80kW. Ainda oferece potência máxima de 204CV e torque máximo de 310N.m. com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

Sobre a BYD
Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país, desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Sobre a Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL), a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, oferece 1.000 voos diários para mais de 160 destinos. Com uma frota operacional de mais de 180 aeronaves e mais de 16 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Mais informações, acesse www.voeazul.com.br/imprensa.

Continue Reading

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra