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 Terminou o prazo para contribuições à consulta pública que inclui restrições ao EAD

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Com a normativa concluída, a modalidade de ensino deve sofrer algumas mudanças, se estendendo apenas a cursos com carga horária presencial obrigatória inferior a 30%

No último dia (20) terminou o prazo para contribuições à consulta pública sobre a proibição da oferta de cursos de graduação de Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia a distância. Com a normativa concluída, a modalidade de ensino deve sofrer algumas mudanças, se estendendo apenas a cursos com carga horária presencial obrigatória inferior a 30%.

Segundo a Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a quantidade de alunos EAD representa 18,7% das matrículas em instituições privadas nessa modalidade. Até o momento, 770.600 universitários devem ser afetados pela proibição.

A discussão teve início em outubro a partir da intenção do Ministério da Educação (MEC) de autorizar essas graduações no ensino a distância (EAD). De um lado, conselhos representativos das classes se mantiveram contrários à medida, do outro, instituições de ensino particulares defenderam a modalidade, mas com algumas ressalvas. 

“Os quesitos apresentados pelo Ministério da Educação em sua “consulta pública” apenas tangenciam a questão central da educação a distância (EAD) no Brasil, sem abordar adequadamente os problemas fundamentais como a precarização do sistema, a desvalorização do papel dos professores, e as significativas disparidades na qualidade de ensino, junto com a falta de métodos eficazes de avaliação”, informa Dyogo Patriota, assessor jurídico da ABRUC (Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior).

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, em 2020, no primeiro ano da pandemia, o número de ingressantes nos cursos a distância superou o de ingressantes nos cursos presenciais. “É lógico que como instrumento o EaD foi importante para superação dos problemas da pandemia, dada a reclusão social daquele momento. A situação citada equivale à uma experiência pontual que não pode ser extrapolada como regra, ainda mais quando as relações sociais já se normalizaram. A presencialidade, o contato diário entre os estudantes, a criação de networking, todos aspectos da educação presencial não podem ser simplesmente desprezados”, alega Patriota.

Em 2015, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) mandou 118 fiscais a 315 pólos de apoio presencial dos cursos EAD de Enfermagem espalhados pelo país. O relatório final apontou que a situação era “estarrecedora”, e informava que muitos não contavam com laboratórios, bibliotecas ou condições mínimas de apoio. 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) se manifestou totalmente contrário à autorização de cursos de educação à distância da saúde, justamente por não oferecerem a necessária integração entre ensino, serviço e comunidade, considerada essencial para a formação dos profissionais da área. A entidade apoia a Nota Pública, assinada por 57 entidades da saúde, que defendem a modalidade presencial.

No último ano, o Conselho Federal publicou carta aberta explicando as razões para não apoiar o ensino a distância:

“Em um cenário em que o enfermeiro deverá demandar, cada vez mais, competências que envolvam habilidades relacionais para o cuidado humano, trabalho em equipe, liderança e demais processos colaborativos para o fortalecimento de uma formação coerente com as necessidades epidemiológicas atuais e vindouras, fomentar o EaD é ir contra as demandas sociais que sinalizam a importância de uma Enfermagem cada vez mais qualificada para cuidar das pessoas, nas diferentes fases do ciclo da vida, nos distintos contextos e cenários de cuidados em saúde”, argumenta a autarquia. 

“Não se deve discutir a expansão do ensino à distância quando as instâncias de controle, principalmente o Ministério da Educação, tem graves dificuldades em exercer a fiscalização e a supervisão dos polos EaD e de garantir a formação de qualidade. É visível que a Administração Pública sofre com falta de pessoal, estrutura e especialistas que possam cumprir a missão de proporcionar que o sistema de educação funcione conforme suas finalidades, tornando os estudantes excelentes profissionais”, finaliza Dyogo Patriota.

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Dr. Faustino Júnior constrói um império multissetorial como advogado e empresário visionário

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Sucesso nos negócios exige mais do que apenas boas ideias. Requer dedicação, perseverança e a disposição para sacrificar até finais de semana. O empresário que está disposto a fazer isso, entenderá que, com esforço contínuo, a recompensa virá. Dr. Faustino Júnior é um exemplo claro de que essa dedicação, aliada à visão estratégica, pode transformar sonhos em um império multissetorial.

Com uma mentalidade focada no crescimento e na inovação, Faustino Júnior não é apenas um advogado e investidor, mas também um empreendedor multifacetado. Ele tem dominado diversas áreas da economia, incluindo educação, tecnologia, saúde e mídia, criando um portfólio de empresas que não só conectam setores, mas também geram impacto real e visível.

Considerado, no ano passado, o advogado gaúcho mais influente no cenário empresarial e de tecnologia brasileiro, Dr. Faustino Júnior, segue também ampliando o direcionamento da atuação de seus clientes para o mercado de inovação, num cenário onde clientes viram parceiros e parceiros viram seus sócios. 

Diversificar investimentos em vários setores não é apenas uma estratégia de redução de riscos. É uma maneira de criar uma rede de oportunidades, onde o risco é equilibrado pela inovação e pelo potencial de crescimento“, diz Faustino, que construiu uma sólida carreira baseada nessa filosofia. Esse pensamento lhe permitiu expandir seu império de forma inteligente, sempre atento ao futuro e à evolução dos mercados.

Não é à toa que Faustino Júnior tornou-se também um dos mais relevantes investidores e incentivadores do mercado imobiliário do sul do Brasil, tendo expandido suas ações para todo o território nacional e, como líder empreendedor, visualizado grandes oportunidades no mercado imobiliário internacional, servindo de guia e inspiração para outros grandes empreendedores do ramo.

Fundador da American Associates Alliance (AAA), um dos maiores e mais exclusivos grupos de networking das Américas, Faustino conecta líderes globais, investidores e empreendedores. O objetivo? Expandir negócios internacionalmente e formar uma nova geração de líderes. Sob sua liderança, a AAA tem se tornado um ponto crucial para quem busca parcerias estratégicas de alto impacto.

Mas a sua influência vai além do networking. Como CEO da FGMED, a maior edtech de educação médica continuada da América Latina, Faustino tem sido fundamental na formação de mais de 100 mil médicos. Além disso, sua criação da Medflix, o “Netflix da medicina”, revolucionou a educação médica, tornando o aprendizado acessível em qualquer lugar do mundo.

Em parceria com Peter Jordan, criador do canal Ei Nerd, Faustino lançou o Whey Nerd — uma linha de suplementos alimentares pensada especialmente para o público nerd e gamer. A ideia surgiu de uma necessidade pessoal: criar um produto saudável, saboroso e que se conectasse com o estilo de vida geek. O sucesso do produto não foi apenas pelo sabor, mas pela forma como ele dialoga com o público, tornando a saúde algo mais acessível e prazeroso.

Mais recentemente, Faustino expandiu sua atuação para a mídia e comunicação, por meio de sua agência, a Boss Digital, adquirindo canais do YouTube e criando um ecossistema de influência no segmento de podcasts e streaming. Seu objetivo? Impactar um público ainda maior com conteúdo motivacional e educacional, incentivando o crescimento pessoal e profissional.

Com visão de futuro, coragem para inovar e uma execução impecável, Dr. Faustino Júnior segue quebrando barreiras. Seu nome se consolida como um dos maiores empresários brasileiros da atualidade, inspirando uma geração de empreendedores a diversificar, inovar e crescer. Para ele, o segredo é simples: “O trabalho árduo é a chave para a recompensa, mas é a visão que transforma desafios em oportunidades.”

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Com nove citações, grupo Ana Gaming lidera indicações ao prêmio BiS Awards 2025

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Empresa se faz presente na lista com as marcas 7K, Cassino e Vera

O anúncio de todos os indicados ao prêmio BiS Awards 2025 revelou que a Ana Gaming, um dos principais grupos do ramo de apostas esportivas e jogos online – responsável pelas marcas 7K, Cassino e Vera -, tem se consolidado cada vez mais no Brasil. Ao todo, a empresa lidera a lista em quantidade de nomeações para a premiação: são nove, incluindo sete categorias diferentes.

O grande destaque ficou por conta da 7K, patrocinadora máster do Vitória, mencionada quatro vezes ao longo da lista, nas seções “Patrocinador do Ano”, “Melhor Campanha de Marketing”, “Melhor Marca de Cassino Online” e “Melhor Marca de Apostas Esportivas Online”. 

Já Talita Lacerda, que era CEO da 7K e hoje atua como Diretora Executiva de Operações (COO) da Ana Gaming, concorre nas categorias “Mulher Executiva do Ano” e “C-Level em Destaque”.

“Acredito que essas citações são o reflexo da nossa dedicação aplicada no dia a dia e da vontade de tornar o grupo Ana Gaming cada vez mais uma referência para o mercado. Como mulher, também me sinto lisonjeada por ocupar um cargo de liderança em um projeto grandioso neste segmento que está em plena ascensão”, comemora Talita Lacerda, COO da Ana Gaming.

Além da 7K, a marca Cassino também recebeu indicações. A patrocinadora máster do Fortaleza foi lembrada nas categorias de “Melhor Patrocinador do Ano” e “Melhor Marca de Cassino Online”.

“A Cassino está passando por um processo de fortalecimento da marca, com o anúncio de novas parcerias, aumento na exposição em termos de publicidade, como o patrocínio ao Fortaleza, no esporte, e ao programa do Ratinho, no entretenimento. Tudo isso sem deixar de lado a qualidade do serviço ofertado e a segurança dos apostadores. Nossa presença nesta importante lista mostra que estamos trilhando o caminho certo”, afirma André Vianna, CEO da Cassino.

Vale ressaltar ainda a indicação para a Vera.bet.br. Também integrante do grupo Ana Gaming, a marca aparece na categoria “Rising Star do Ano”, que é responsável por destacar a empresa emergente com maior potencial no setor de apostas esportivas e jogos online no Brasil. 

Criado em 2024, o grupo Ana Gaming vem investindo na gestão profissional e recentemente anunciou a chegada do CEO Marco Túlio, executivo que acumula passagens por empresas de renome, como Locamerica, Unidas e Localiza&Co.

A votação do BiS Awards 2025 é aberta ao público, com cada pessoa podendo fazer apenas um único envio das suas escolhas. A ação está disponível até o próximo dia 4 de abril e acontece de forma anônima pelo link: https://brazilianigamingawards.com/vote/.

Sobre a Ana Gaming

O Grupo Ana Gaming é um ecossistema completo e líder no mercado de jogos online e apostas esportivas, destacando-se pela inovação e foco na experiência do usuário. Fundada em 2024, vem crescendo e tem ganhado cada vez mais exposição em um mercado bastante competitivo. O Grupo é composto por plataformas de renome como 7k (7k.bet.br), Cassino (cassino.bet.br) e Vera (vera.bet.br). Além de parcerias estratégicas com grandes nomes e marcas do esporte, a Ana Gaming se compromete a revolucionar o setor.

Para saber mais sobre o grupo Ana Gaming, acesse: https://anagaming.com.br/ 

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Marketing digital lidera investimentos em marketing para 2025

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Estudo exclusivo da Croma Consultoria mostra que 74% dos orçamentos serão destinados à mídia digital

Segundo dados exclusivos do estudo “Bússola de Marketing”, realizado pela Croma Consultoria, mostra que 74% do orçamento das agências serão destinadas à mídia digital. Entre os 26% destinados a outros meios, a TV aberta se destaca com 13%, seguida pelo OOH com 7%. As Redes Sociais (29%) e os buscadores (22%) lideraram como os principais canais digitais de investimento de 2025, refletindo a importância crescente da performance e da segmentação.

Marketing digital lidera investimentos em marketing para 2025

Entre os 74% do orçamento destinado ao marketing digital, 29% serão alocados para redes sociais. Entre os anunciantes que faturam até R$ 300 milhões/ano, esse número sobe para 35%. Buscadores autorizados 22% da palavra designada. Entre as empresas de serviço, esse percentual sobe para 28%.

Quanto à alocação de recursos, observa-se um equilíbrio entre diferentes estratégias: promoções (23%), influenciadores (22%), patrocínios (21%) e mídia varejista (16%). Enquanto o varejo intensificará ações promocionais (31%), a indústria ampliará investimentos em influenciadores (29%) e patrocínios, e a mídia varejista ganhará mais espaço entre empresas de serviços (20%).

“Os insights revelados mostram um mercado cada vez mais orientado por tecnologia e desempenho. A Inteligência Artificial será um dos grandes impulsionadores da inovação, com 75% dos anunciantes apostando nela para automação e personalização. O Retail Media se consolida como uma força estratégica, transformando a relação entre marcas e consumidores dentro dos ecossistemas de e-commerce. Ao mesmo tempo, o OOH mantém relevância como um meio híbrido, combinando presença física e inteligência digital para impactar audiências de forma mais precisa”, explica Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma e idealizador fazer estudo

2025 é o ano da Inteligência Artificial e da precisão da estratégia de marketing

Ainda de acordo com a pesquisa, apesar da queda no otimismo de 53% em 2024 para 40% em 2025, as empresas mantêm a intenção de aumentar os investimentos em marketing (52%), apontando um ano de ajustes estratégicos e análise de resultados.

A Inteligência Artificial ganhará ainda mais espaço nas estratégias de marketing e comunicação, passando de 64% em 2024 para 75% em 2025, ampliando automação, personalização e eficiência nas campanhas.

Foram realizadas 151 entrevistas entre os dias 12 de dezembro de 2024 e 21 de janeiro de 2025, abrangência nacional, com empresas de diversos segmentos representativos dos setores de serviços, indústria e varejo, considerando o nível de confiança de 95%.

A pesquisa quantitativa é aplicada a tomadores de decisão ou influenciadores que têm autonomia com relação a investimentos de marketing e comunicação de empresas anunciantes .

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