Revolta dos CNPjs

A REVOLTA DOS CNPJs

Published

on

Por mais que as empresas sejam criadas com as regras já existentes, e que isso faz parte, já se sabe ou estima-se que o empreendedor tenha que tomar conhecimento destas “regras” que norteiam o seu ramo de atuação, que as vezes é bem complexo. Essas regras que possam parecer complexas, na sua grande maioria são necessárias, no mínimo as regras básicas que dão o caminho, o “Norte”, nas regulações que devem existir para a conservação do meio ambiente, por exemplo. Que deve ser uma preocupação constante entre todos, que as vezes alguns empresários não observam como deveriam e fazem deste motivo uma forma de estar ganhando mais ou tendo menos custo, neste contexto dos negócios, ganhar mais, ter mais lucro, pode haver esse tipo de atitude, que deve sim ser controlada e ter regras que coloquem todos como responsáveis. Sim, temos empresários que precisam estar constantemente sendo vigiados e que buscam estar bem perto do limite imposto. A corrida por se manter no mercado ou estar melhor posicionado, precisam de regras.

Porém, assim como os empresários precisam ter regras de conduta, não se percebe ou não estão muito claras e divulgadas as regras que mantem esses órgãos fiscalizadores em funcionamento e fiscalizados. Sempre temos a “falsa” impressão de que estes que são órgãos fiscalizadores estão cumprindo o seu papel com integridade e em todas as empresas da mesma forma, e isso ao longo do tempo tem se visto que não é bem assim. Quantas diferenças são vistas na forma de fiscalizar, nas orientações a serem cumpridas e nas penalidades ou ajustes que tenham que ser feitas. Essa quebra nos padrões, por motivos aparentemente lícitos alimentam essa disputa no mercado por empresas que recebem deferentes tratamentos, o que não é saudável. A forma que a concorrência se torna saudável na conquista de mais mercado seria com aprimoramento da eficiência produtiva, comercial, tecnológica, logística, armazenamento, tempo de produção etc…

E assim se alimenta empresários a não cumprir totalmente as normas e a fiscais fazerem fiscalizações diferenciadas. Esse processo fiscal sem que o fiscalizado tenha a certeza de que todos estão sendo submetidos ao mesmo nível de exigências e que estejam cumprindo as normas, é sem dúvida um motivo de “Revolta”!

Essa coluna é inspirada no livro “A REVOLTA DOS CNPJs”

Joe Santos – Sopantufa.

Click to comment

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra