Barra
Connect with us

Famosos

Apenas 23% dos artistas brasileiros possuem um empresário independente

Published

on

Pesquisa revela que um artista sem investimentos faz em média 2,05 shows por mês, enquanto os agenciados realizam em média 6,76 shows

Segundo pesquisa realizada pelo Laboratório de Economia Criativa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, mostrou que artistas que se auto empresariam têm uma média de 2,05 shows por mês, com faturamento médio de cerca de R$ 10 mil. Já os artistas atendidos por um escritório de empresariamento fazem uma média de 6,76 shows, com faturamento médio de R$ 377 mil, 34 vezes mais do que os primeiros. Esse dado demonstra o impacto de ter uma equipe trabalhando pela sua carreira.

Os números mostram que 12% dos artistas do mainstream brasileiro (o ponto de partida foram 600 artistas listados no banco de dados da publicação “Showbusiness”) se autoempresariam; 23% possuem um empresário independente; e 58% são atendidos por um escritório. Dos que não têm empresários, 76% gostariam de ter.

Vitor Santisteban (42), advogado e empresário, é um exemplo da nova safra de empresários artísticos no Brasil. Depois de advogar com sucesso por mais de dez anos e comandar uma vasta equipe em seu escritório de advocacia, decidiu tirar do papel um dos maiores projetos da sua vida, a Help! Music, escritório de empresariamento artístico e produção de eventos.

“Foram anos planejando, estruturando equipe e buscando novos talentos para investir de forma segura e com muita cautela o dinheiro que levei anos para capitalizar com a advocacia. Antes da pandemia, quando criei e lancei a Help Music no mercado, um cenário era apresentado em relação a retorno de investimentos. Com a pandemia, busquei recursos conscientes em instituições bancárias para honrar compromissos principalmente com colaboradores”, explica o empresário.

Segundo a pesquisa, antes da pandemia foram computados cerca de 55 mil shows / ano. Na retomada da pandemia, depois de todas as liberações concedidas foram computados 40 mil shows, 27% menos e com valores ainda menores. “Muitos contratantes acabam comprando datas em quantidade e com valor menor, tivemos que ceder para movimentar a agenda. Além de equilibrar o caixa da empresa, precisamos movimentar a agenda do artista”, explica.

Quanto ao faturamento de shows ao vivo comparado antes e pós pandemia, pode-se observar uma queda de mais de 15% da receita obtida. “Colocar um artista na estrada requer disposição de um caixa com movimentações. Tenho artistas na agência que necessitam de um investimento 360º, que vai desde a contratação de equipe até roupas e acessórios. Lançar uma música no Brasil hoje requer alguns dígitos no banco”.

O retorno de investimento em um artista independente é considerado a médio ou longo prazo. “Em hipótese alguma conseguimos obter retorno financeiro a curto prazo. Mesmo com uma agenda ativa, os custos são mais altos que a receita. Todo o retorno tem que ser diluído para que o artista não desanime e possa sentir o progresso da sua carreira. Hoje o mercado está cada vez mais desafiador”, enfatiza Vitor.

Continue Reading
Advertisement

Famosos

Camila Silveira estreia na Rádio Mais FM e no Portal Cidade Sat ao lado de Gilvandro Oliveira

Published

on

A especialista em marketing digital *Camila Silveira* inicia uma nova e promissora fase de sua carreira na comunicação. A partir desta semana, ela passa a integrar o time da *Rádio Mais FM* e do *Portal Cidade Sat*, ao lado do experiente comunicador *Gilvandro Oliveira*, em um programa ao vivo todas as *segundas-feiras, das 4h às 6h da manhã*.

Com seu olhar estratégico e linguagem acessível, Camila chega para agregar conteúdo relevante ao programa, conectando o público aos temas mais atuais do mundo digital, empreendedorismo, tendências de mercado e comportamento online. A presença de Camila representa não apenas um reforço de peso para a equipe, mas também um novo canal de diálogo com ouvintes e internautas que buscam se atualizar, empreender e crescer no ambiente digital.

“Acredito no poder da comunicação para transformar realidades. Estar ao lado do Gilvandro, que tem uma história sólida na rádio e no jornalismo, é uma grande honra e uma oportunidade de levar informação com propósito para as pessoas”, destaca Camila.

O programa promete aliar a experiência de Gilvandro com a visão inovadora de Camila, criando uma ponte entre o tradicional e o contemporâneo, entre a notícia e a estratégia, entre a informação e a ação.

Com transmissão simultânea pela rádio e pelo Portal Cidade Sat, a estreia da especialista é uma aposta no conteúdo matinal de qualidade, com informação, inspiração e proximidade com o público.

Continue Reading

Famosos

Evento social com Pe. Reginaldo Manzotti busca arrecadar toneladas de alimentos

Published

on

By

Nesta sexta-feira, 11 de abril, a partir das 19h, o Padre Reginaldo Manzotti promove mais uma edição do Especial Compromisso de Amor, transmitido ao vivo pelo seu canal no YouTube.

O evento, que une espiritualidade e ação social, busca arrecadar toneladas de alimentos para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Desde 2020, por meio de especiais solidários, o sacerdote já arrecadou mais de 885 toneladas de alimentos, beneficiando comunidades indígenas, áreas urbanas carentes e diversas regiões do país.

Em 2025, inspirado na passagem bíblica “Tendo amados os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1), o Compromisso de Amor chega à sua quinta edição consolidado como um grande movimento de fé e solidariedade.

Realizado às vésperas da Semana Santa, o especial propõe um momento de espiritualidade profunda e reflexão, culminando na recordação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus — tempo de esperança, renovação e serviço ao próximo.

“Olhe para o outro com respeito e com o amor de Deus. Não podemos ficar acostumados. Comece hoje e faça o exercício da caridade”, afirma Padre Reginaldo Manzotti.

Para fazer a sua doação, aponte a câmera do celular para o QR Code que aparecerá na tela durante a transmissão ou realize um PIX, com a chave CNPJ: 07634465000143.

Especial Compromisso de Amor 2025

Sexta-feira – 11 de abril de 2025
A partir das 19h no YouTube do Padre Reginaldo Manzotti.
http://www.youtube.com/@PadreManzottiOficial

Com as contribuições no “Especial Compromisso de Amor” do ano passado, arrecadamos 100 toneladas de alimentos que beneficiaram 18 instituições espalhadas por 13 estados do Brasil.

Continue Reading

Famosos

Com show de Zé Vaqueiro, Hulk prestigia evento em BH

Published

on

By

Ana Gaming recebe autoridades esportivas em evento luxuoso de inauguração de sede

Na última quinta feira (03/04), a Ana Gaming, grupo consolidado no segmento de iGaming no Brasil e holding das marcas 7K, Cassino e VeraBET, celebrou com grande evento a conquista de sua nova sede, com participação especial de celebridades, autoridades esportivas e influenciadores, além de shows de Zé Vaqueiro e Nattanzinho.

Hulk, embaixador da marca e jogador do Atlético Mineiro, compareceu ao evento com a família completa. Além dele, marcaram presença personalidades como Minotouro, Tiago Brava, Israel Novaes, Gabriel Gava, Julio Balestrin, Brabo Gordinho, Rezende, Sergio Sette Camara, João Vitor Xavier, entre outros.

A noite começou com um momento solene no espaço da empresa, que agora ocupa um andar completo do Prédio Concórdia, próximo ao BH Shopping. Na sequência, o Chalezinho, tradicional casa de eventos de Belo Horizonte, recebeu os convidados para aproveitarem a festa.

Continue Reading

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra