Recentemente, vivemos tantas transformações que até o mundo VUCA – acrônimo usado para representar Volátil, Incerto (Uncertain), Complexo e Ambíguo – precisou ser atualizado e virou BANI (Frágil / Brittle, Ansioso, Não-linear, Incompreensível).
Brincadeiras à parte, as mudanças rápidas, a fragilidade de questões estabelecidas e aparentemente consolidadas, junto à dificuldade de planejar a longo prazo dada as constantes mudanças, trouxeram com maior intensidade emoções como ansiedade, raiva e medo para o dia-a-dia dos trabalhadores.
E você: Quais emoções tem vivenciado diante deste mundo BANI?
Em algum momento você percebeu que estas emoções atrapalharam sua produtividade?
Sabemos que independente da vacinação contra COVID-19 ou fim das restrições impostas pela quarentena, o mundo vai continuar mudando e é essencial que aprendamos a lidar com nossas emoções para otimizar performance, atingir objetivos e conquistar sonhos.
Isso requer inteligência!
Requer habilidade de monitorar as emoções próprias e dos outros, discriminá-las e utilizá-las como informações para orientar pensamentos e ações na direção de um propósito desejado.
Para isso, precisamos desenvolver a importante competência chamada Domínio Emocional que faz parte de um dos 4 pilares da Inteligência Emocional (IE), segundo Daniel Goleman.
Nos próximos artigos, caminharemos pelos pilares da IE e por algumas ferramentas para nos ajudar nessa construção.
Até breve!