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Conversar sobre dinheiro é motivo real para separação de casais

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Segundo levantamento realizado pelo Itaú Personnalité – em parceria com o Instituto Locomotiva – com pessoas de alta renda (individual mensal de mais de R$ 10 mil), mesmo aqueles que declararam ter conhecimento avançado ou se consideram especialistas em finanças, 41%, ainda mantêm aplicações apenas na caderneta de poupança.  Entre os investidores, 39% têm dinheiro na poupança; e dos que têm perfil arrojado, que está mais propenso a tomar risco, 27% mantêm recursos aplicados na poupança. 

Oito em cada dez brasileiros que responderam à pesquisa se consideram preparados financeiramente para o futuro de maneira adequada, e 93% deles afirmam ter objetivos em curto, médio e longo prazo. No que diz respeito ao gênero, mais mulheres do que homens demonstram interesse em aprender sobre finanças, 43% contra 34% do público masculino.  

Conversar sobre dinheiro e pagamentos com o cônjuge pode resultar em problemas de gravidades diversas, desde uma discussão até a separação do casal. Segundo pesquisa realizada pela plataforma Meu Compromisso, 36% dos casais brigam ao falar sobre dinheiro, pelo menos uma vez por semana. De fato, o dinheiro é o quarto maior motivo de pedidos de separação. 

Para Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios, a poupança ainda é um meio seguro de investimentos, assim como os consórcios. 

“Ao capacitar o consumidor com conhecimentos e habilidades financeiras, há a formação de uma geração de poupadores conscientes, capazes de enfrentar os desafios econômicos com confiança e responsabilidade, além de contribuírem para a economia do país. Logo, não pode ser subestimada, pois cria uma base sólida para o sucesso financeiro e contribui para uma sociedade mais financeiramente saudável”, afirma. 

Entretanto, poucos realmente se organizam financeiramente, de acordo com indicadores elaborados pela instituição bancária. Apenas dois em cada dez respondentes estão no patamar considerado de alto planejamento financeiro. O índice avalia comportamentos financeiros recomendáveis como estabelecer metas de longo prazo, controlar ganhos e despesas, formar reserva emergencial e aposentadoria. É claro que para isso não se pode estar inadimplente.  

Segundo Lamounier, as conversas francas sobre finanças do casal e sobre a rotina de receitas e despesas devem acontecer mesmo antes do casamento, assim ambos saberão como construir melhor  um planejamento financeiro. Para ajudar os casais, o educador financeiro separou algumas dicas:  

Organização Financeira: 

Separação da renda em três partes: trata-se da regra dos 50%, dos 30% e dos 20%. O conceito ajuda na organização das finanças e prioriza as despesas mais importantes, evitando o endividamento. A regra financeira é simples: 50% devem ser destinados a gastos fixos e essenciais, 30% aos variáveis e que podem ser cortados caso necessário e 20% devem ser investidos ou compor um fundo de reserva.  

Para entender melhor a regra, o especialista fez uma simulação com um salário de R$ 2 mil. “Com essa renda por mês você consegue separar R$ 1 mil para gastos fixos, R$ 600,00 com gastos variáveis e R$ 400,00 para investimentos ou reserva de emergencia”.  

Acompanhar de Perto as Receitas e as Despesas: 

Ter o controle rigoroso de todo o montante monetário do casal é fundamental para poder se manter sempre no azul: “Identificar os pontos de melhoria,  analisar o mercado e traçar os seus objetivos é o básico para o planejamento anual, assim você estará preparado para longos períodos e evitará endividamentos”

Priorizar pagamentos à vista: 

Para quem não se planejou, mas pretende quitar ou manter as contas em dia, é necessário se  lembrar de que os pagamentos à vista geralmente oferecem descontos razoáveis, valendo negociar e efetuar o pagamento. O uso do cartão de crédito e do limite da conta corrente são valores que devem ser utilizados de maneira emergencial.

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Agência Calia apoia Campanha “Não Fique em Silêncio” do CNJ

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Campanha reforça importância da denúncia de violência doméstica e conta com apoio de grandes empresas para viabilização e alcance

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou a campanha “Não Fique em Silêncio”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência doméstica. Com vídeos que serão exibidos em rede nacional, a campanha incentiva vítimas, familiares e amigos a buscarem ajuda e reportarem situações de agressão, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. 

Durante o lançamento, o presidente do CNJ, Luís Roberto Barroso, fez um agradecimento especial à Agência Calia, parceira do CNJ em várias ações de comunicação. A agência foi responsável por providenciar o registro para permitir a veiculação em rede nacional, gerando um importante alcance nas pessoas. “Apoiar a campanha ‘Não Fique em Silêncio’ é mais do que uma ação de comunicação, é uma iniciativa essencial para quebrar o ciclo da violência e oferecer uma rede de apoio para quem vive essa realidade. Sabemos que muitas pessoas se sentem isoladas e sem saber a quem recorrer. É importante orientar a população sobre o poder e a importância de denunciar, ajudando a proteger vidas e a construir uma sociedade mais segura e justa,” afirma o presidente da Calia, Humberto Pandolpho Jr.

A agência que é reconhecida por sua atuação em comunicações de impacto, como “Eu existo, Eu mereço”, mutirão para registro civil e “Um só coração”, campanha de autorização eletrônica para doação de órgãos, em parceria com o CNJ, declara seu apoio à campanha por entenderem que se trata de uma grande responsabilidade social, para dar voz a quem precisa de ajuda, sensibilizando a população para a importância de agir contra o silêncio e o medo.

Barroso reforçou os agradecimentos ao publicitário Nizan Guanaes e a outras empresas envolvidas como NIdeias, Boson Produtora e BloodÁudio, ressaltando que a campanha visa dar voz às vítimas e combater o medo e a omissão, promovendo a coragem de falar e buscar apoio. “Não podemos ser cúmplices pelo silêncio”, afirmou.

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Retenção de talentos de TI está ligada à saúde mental do colaborador

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Estudos mostram a insatisfação desses profissionais no mercado e reforçam a importância das movimentações das empresas para mudar o cenário

O setor de Tecnologia da Informação (TI), considerado um dos mais importantes do mercado, atualmente vem enfrentando problemas de retenção. Além disso, possui o maior déficit de talentos no mundo. O nível de estresse desses colaboradores tem disparado, levando a sérios impactos de saúde mental, devido à crescente demanda por profissionais especializados e à pressão por resultados mais rápidos.

Casos de esgotamento mental e afastamento entre especialistas em TI são decorrentes da alta tensão, dos ataques cibernéticos constantes, da falta de reconhecimento e da evolução tecnológica, cuja atualização é célere. O levantamento da Manage Engine mostra que 66,3% dos profissionais brasileiros de TI relataram um aumento significativo de estresse nos últimos anos, superando a média global de 63,8%. Este é o maior índice registrado na América Latina.

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou oficialmente a Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional. Dados mostram que 32% dos brasileiros sofrem com essa condição, reforçando a necessidade urgente das empresas olharem com mais atenção para tal problema, que afeta a vida de seus funcionários. É necessário ajudar no incentivo de práticas que amenizem essa pressão.

Roberta Venanzi, coordenadora de RH da keeggo, consultoria de tecnologia especializada em impulsionar a transformação digital de negócios por meio de soluções personalizadas em: Engenharia de Qualidade, Cibersegurança e Privacidade, Cloud & DevOps, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Desenvolvimento de Produtos, ressalta que as empresas que investem na saúde mental de seus colaboradores oferecem mais apoio e evitam que situações de esgotamento aconteçam, ou que sejam ao menos reduzidas. “Acho importante promovermos ações voltadas para o bem-estar, como terapia online, ginástica laboral, suporte emocional, acompanhamento para futuros pais e mães, além de programas de saúde preventiva. Um ambiente de trabalho saudável é fundamental para manter a saúde mental de nossos colaboradores“.

Investir na segurança psíquica não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas uma estratégia vital para a retenção de talentos, aumento da produtividade e redução de afastamentos. Em um mercado tão competitivo quanto o de TI, empresas que cuidam de seus colaboradores estarão mais preparadas para enfrentar os desafios e garantir o crescimento sustentável. Apenas um bom salário para estes profissionais não é o suficiente para retê-los. É primordial que a empresa elabore projetos que incluam qualidade de vida, plano de carreira, recursos tecnológicos e clima organizacional. 

Priorizar um ambiente saudável e o bem-estar dos colaboradores é, sem dúvidas, a chave do sucesso. As empresas precisam adotar uma abordagem mais humana e ressignificar a relação com o trabalho, propondo novos caminhos para a produtividade e inovação sem sacrificar a saúde mental de seus talentos“, enfatiza Roberta, que reforça a importância de o colaborador se priorizar fora do ambiente de trabalho, cuidando da sua saúde.

Fazer atividades físicas, meditação, ter uma alimentação saudável, fazer as devidas pausas programadas durante o trabalho, respeitar a carga horária e definir limites entre vida pessoal e profissional são o combo de equilíbrio perfeito para que o profissional consiga manter a saúde mental em dia”, conclui.

O RH deve auxiliar e construir um “diagnóstico” sobre o que pode estar estressando os times de TI, o que é possível a partir de pesquisas com os próprios colaboradores ou por meio de monitoramento do bem-estar da equipe.  Mesmo com culturas organizacionais ativas, o profissional permanece horas em frente às telas.

Também é uma opção criar mecanismos para que líderes e liderados relatem, continuamente, níveis de frustração, atritos e ineficiência de processos para identificar estressores e desenvolver recursos para neutralizá-los.

É dever das empresas, contando com a abordagem humana do RH, ressignificar a relação com o trabalho e propor novos caminhos para a produtividade, a inovação e a geração de valor, sem colocar em risco a saúde mental desses talentos.

Sobre a keeggo

A keeggo é uma consultoria de tecnologia end to end com 30 anos de história, especializada em impulsionar a transformação digital e promover novas conquistas para os negócios. Da estratégia à execução, oferece serviços e soluções personalizadas em: Produtos Digitais, Qualidade e Gestão de Riscos, Inteligência Artificial, Privacidade, Cloud & DevOps, Cibersegurança e Ciência de Dados.

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Plástico: necessidade ou escolha? Consumo consciente é essencial

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Apesar das preocupações ambientais associadas ao uso contínuo do plástico, o consumo consciente desse produto é essencial em diversas situações. Dessa maneira, soluções práticas pavimentam uma trajetória eficiente e econômica no segmento. Isso já é particularmente evidente em ambientes como hospitais, nos quais a utilização de outros materiais pode ser mais complicada. A distribuição segura de alimentos também é um ponto crucial, em que o elemento desempenha um papel importante.

Uma das principais razões pela qual o plástico é essencial é sua resistência e durabilidade. Em setores como o da saúde, é fundamental para a produção de equipamentos médicos descartáveis, como seringas, frascos de medicamentos, luvas e até mesmo instrumentos cirúrgicos, minimizando o risco de infecções. Durante a pandemia de COVID-19, o material virou um grande aliado de políticas públicas que salvaram a população – foi fonte para a produção de materiais de proteção individual e fundamental na distribuição segura das vacinas.
Ainda no setor da saúde, os descartáveis são essenciais também no trato de alguns pacientes. Principalmente, em casos nos quais as refeições são levadas em marmitas plásticas, conforme ocorre em muitos hospitais. Evita-se por este meio a necessidade de higienização, diminuindo as chances de contágio.

O uso também é presente no entretenimento. Em shows e festivais, onde a grande concentração de pessoas demanda cuidados especiais para prevenir contaminação e acidentes, utilizar vidro não é viável. Por isso, as empresas têm adotado soluções voltadas para a sustentabilidade, como a utilização de copos plásticos recicláveis. Além disso, a inserção de lixeiras específicas para o descarte desse material e a gestão adequada dos resíduos são práticas importantes.

No setor de embalagens, é utilizado para envolver produtos eletrônicos e medicamentos, fornecendo uma barreira eficaz contra umidade e danos físicos. Assim, os produtos chegam aos consumidores em condições ideais. Sua leveza e resistência também contribuem para a redução de custos de transporte e armazenamento.

Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo e do Recicla Junto, projeto da empresa catarinense focada em soluções para alimentação, que já reciclou mais de 400 toneladas de resíduos, afirma: “Acreditamos que é possível alinhar a funcionalidade do plástico com práticas de reciclagem que respeitem e protejam o meio ambiente. Queremos que o uso dos produtos seja feito de forma responsável e sustentável. Através do projeto, trabalhamos para a conscientização da população e para aplicar a economia circular na prática”.

Já na área das tecnologias avançadas, como a eletrônica e a indústria automotiva, o plástico desempenha um papel crucial. Componentes eletrônicos, cabos, carcaças de dispositivos e até peças automotivas são fabricados com o material devido à sua capacidade de ser moldado em formas complexas e sua resistência a diferentes condições ambientais, como calor e umidade. Alguns automóveis também o utilizam em peças de acabamento.

O desafio atualmente é equilibrar o uso do plástico com o descarte correto, preservando o meio ambiente sem abrir mão dos benefícios que ele proporciona. Pensando nisso, a destinação adequada e a ressignificação do material são passos importantes para mitigar os impactos ambientais associados ao seu uso. As empresas e as indústrias, inclusive, têm cada vez mais se preocupado com isso.

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