Beleza

Dra Tatiana de Moura elenca 7 passos para a cirurgia plástica perfeita

Published

on

Quando falamos em cirurgia plástica, já nos vem à cabeça o motivo estético, porém, há médicos que enxergam além disso. Para a Dra. Tatiana de Moura, formada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Mestre em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é possível sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas, quando algo as incomoda. Somente no Brasil, de acordo com pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, em 2020, foram feitas cerca de 1,3 milhão de cirurgias, ou seja, estamos atrás apenas dos Estados Unidos, que é campeão em procedimentos. “O segredo está em ouvir e mergulhar na queixa do paciente, imaginando o que é possível fazer para diminuir a dor emocional que ele enfrenta com aquele problema, porque a maioria das pessoas quando chega em consultório é porque está realmente incomodada com algo. Já atuei como médica colaboradora no ambulatório de Cirurgia Plástica Infantil no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e no Hospital Albert Einstein e hoje realizo intervenções para ajudar pessoas em quadros reversíveis, atuando tanto em cirurgias reparadoras de pacientes pós bariátrica quanto realizando procedimentos em crianças com a chamada otoplastia corretiva, por exemplo. Independente da estética, a cirurgia plástica existe para também salvar vidas”, destaca. 

É óbvio que a procura pela cirurgia plástica estética é maior que a de correção, mas em qualquer um dos casos, é preciso sempre avaliar os prós e contras. “Infelizmente nem todos os profissionais tem o cuidado que tenho em consultório e, nem sempre, o paciente respeita sua opinião ao explanar sobre a negativa de um procedimento, por exemplo. Explico que toda e qualquer cirurgia é uma escolha feita pela pessoa, que pode trazer benefícios, mas como qualquer procedimento invasivo, tem riscos. É preciso estar alinhado com o paciente a ponto de deixar claro tudo o que pode acontecer e, principalmente, a responsabilidade daquele homem ou mulher tem em seguir os protocolos após a operação. A cirurgia bem sucedida soma todas essas fases, desde o preparo até o pós e isso é indiscutível”, explica a médica.

A cirurgiã ainda explica alguns passos como um dossiê para que o procedimento resulte em sucesso. “Na primeira consulta seja muito sincero, expondo todos os seus objetivos e suas expectativas. Dessa forma, o profissional poderá indicar a melhor técnica; cuide da sua saúde sempre e faça um check-up: se você tiver alguma comorbidade como diabetes, hipertensão, anemia, converse com seu médico. No caso de pacientes tabagistas aconselhamos que interrompa o hábito antes e depois da intervenção visando melhores resultados”, ensina.

Além disso, é preciso ter bom senso e clareza sobre o que se espera após a intervenção. “Não se espelhe em celebridades, modelos, artistas ou atletas. Cada pessoa tem suas características e tem a melhor forma de tirar da própria imagem a melhor imagem, do próprio corpo, o melhor do corpo, seja só com uma cirurgia, ou seja, aliando cirurgia com atividade física”.

Ainda, a médica alerta que é preciso ter consciência de que a cirurgia plástica é uma ciência não exata, ou seja, por mais que o cirurgião possa trabalhar da melhor forma possível, ser bem-preparado, ser um bom cirurgião e você estar bem de saúde ainda existem riscos inerentes aos procedimentos. “Sempre explico mais de uma vez que pode haver alguma intercorrência e o resultado não ser exatamente o que foi planejado nem pelo cirurgião e nem pelo paciente e isso é real e deve ser levado em consideração. Daí a importância em manter todas as orientações antes e depois da cirurgia. É primordial respeitar o repouso, o uso das cintas compressivas, o uso das medicações, das pomadas para prevenção de queloide, e tudo mais. Com os cuidados devidos, você terá melhores resultados”. Por fim, a doutora ainda ressalta que é preciso ter cautela e mente focada e calma para atingir os objetivos. “Tenha paciência! Todos os processos biológicos têm seu tempo e precisam ser respeitados, sendo assim, sua saúde e corpo agradecem”, finaliza.

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra