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Especialista em gestão de negócios Rogerio Vargas fala sobre os desafios da sucessão familiar e como se planejar

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A dinâmica do processo sucessório deve ser guiada pela sustentabilidade e perenização da companhia e não pela necessidade ou vaidade de empregar filhos ou parentes” afirma empresário

De acordo com o IBGE, cerca de 90% das companhias nacionais pertencem às famílias. Porém, por causa dos conflitos entre os parentes, somente 30% chegam na sua segunda geração e apenas 15% na terceira. E os principais motivos dos desentendimentos são: o excesso de protecionismo, a falta de profissionalismo e preparo dos membros e o não planejamento do processo sucessório.

Em entrevista, o especialista em planejamento, modelo, negócio e gestão Rogerio Vargas, sócio da Auddas, empresa que também promove mentorias para falar sobre o assunto, revela que é um desafio orientar as famílias no processo sucessório de negócios familiares.

“É importante que os sócios da família se dediquem ao aspiracional ou à visão empresarial, já que o papel de gestão deve ser realizado por gestores com o perfil adequado seguindo a estratégia, o modelo do negócio e o momento da empresa. Outro ponto importante é que uma vez que a pessoa está no contrato social ou pertença à família, ela é vista como sócio e portanto não conseguirá exercer o papel de gestão de forma isenta, pois será considerada como dona do negócio ou seja família como de fato o é”, comenta Rogério Vargas, da Auddas.

Confira a entrevista completa na íntegra:

Quais são os principais desafios no processo sucessório de negócios familiares?
Os principais desafios que existem no processo sucessório são a eficácia entre a estratégia com o modelo de negócio, a adaptação dos sócios a dinâmica de gestão com os gestores e a expectativa de resultados.

Você acredita que a sucessão familiar se não for um processo bem articulado, pode se transformar numa herança maldita?
Acredito que sim, pois se você não evolui a dinâmica de gestão entre sócios / gestores, alinhados com estratégia do negócio que é desenvolvida pelo modelo do negócio e que assegura a entrega de valor, com o tempo, a empresa poderá ser afetada nos resultados e até vir a deixar de existir.

Como evitar ou lidar com os conflitos familiares nas empresas?
Para evitar ou lidar com os conflitos, é necessário, na minha opinião, ter regras de governança, por exemplo: 1. Contratar ou promover pessoas da família via um processo de seleção e/ou plano de desenvolvimento – capacitação que pode passar por ter experiências em outras atividades / empresas / segmentos. 2. Ter regras para distribuição de dividendos que contemple a reserva de capital de giro, o acordo do pagamento do mútuo aos sócios que aportaram no passado, destinar os recursos para os planos de investimentos necessários para o negócio e só então, distribuir os dividendos. Dentre outros regras.

Qual a importância da profissionalização no processo sucessório?
No momento que os sócios buscam continuamente a eficácia na estratégia & modelo de negócio & estrutura de gestão (dinâmica de gestão) e governança, eles estão tornando a empresa robusta, sustentável em resultados – consistentes e tudo isto está no que o mercado chama de “profissionalização”, ou seja, o negócio tem que estar acima de tudo e de todos.

A empresa evolui, cresce e, por vezes, pode não conseguir resultados futuros para suportar a entrada ou até mesmo a divisão de resultados que possa atender as gerações futuras. Como o profissional pode se planejar/preparar para “este futuro”?
O Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo. Na moda somos o 5º maior mercado, na saúde o 8º maior. No agronegócio, lideramos ou estamos nas primeiras posições, dentre outros destaques, incluindo nosso modelo de franquia / legislação. Portanto, é possível crescer. Existe muita oportunidade. A empresa deve colocar a sua energia para fora e não ter questões internas que tire o foco. Isto assegurará o crescimento dos resultados que sustentarão a entrada de novos integrantes / distribuição de dividendos.

Para você, qual, o papel de um Conselho na jornada da evolução de uma empresa?
O Conselho é uma ferramenta de gestão para sócios e gestores, importante de acordo com o momento da empresa para continuar se desenvolvendo e assegurando que o “norte” traçado está sendo desenvolvido e retroalimentado, bem como identificando novas oportunidades no mercado.

E para finalizar, tem alguma mensagem que você quer deixar para as pessoas que estão passando por esse processo?
O empreender, na realidade, é um espírito, uma filosofia de vida. A pessoa não acorda com essa vontade hoje. É algo que continuamente existe na pessoa. Por isso é que os sócios nunca foram gestores, porque eles não se identificaram com aquela dinâmica. Quando o empreendedor inicia um negócio, no momento zero, a receita é zero. Ele começa sozinho, testando modelos, MVP, fazendo “pilotos”, e começa a entender que aquela jornada parece promissora. É nesse momento que ele começa a fazer as primeiras contratações, já vai estar em algum local físico ou remoto, depende do negócio. E aí sim começa a validar a estratégia, o modelo retroalimentado do negócio, buscando essa consistência. Como consequência o negócio vai evoluindo e crescendo. Em algum momento desta jornada o sócio se vê numa “encruzilhada”, ou ele estrutura o negócio, evolui com todas as regras de gestão / governança, e continua se dedicando mais ao aspiracional e trazendo níveis de gestão adequados para o momento de negócio. Ou dá esse passo, ou, de fato, terá dificuldades. Em algum grau, até começa a desconstruir o negócio. Realmente, é fantástico empreender. Não há limites. Temos um grande mercado no Brasil. O empreendedor deve canalizar essa energia externamente, acompanhando feiras, congressos, revisitando tendências. A sua estrutura de gestão deve ser capaz e tem as habilidades de fazer isso acontecer enquanto ele está no aspiracional, identificando novas oportunidades. O sucesso do negócio deve estar nessa sinergia entre sócios e gestores.

Rogerio Vargas já impactou com seu trabalho milhares de pessoas, juntamente com seus sócios na Auddas, realizam, mensalmente, Webinars gratuitos onde explicam sobre a importância da governança corporativa na sucessão familiar, planejamento, gestão, estruturação de empresas, M&A, governança, capital, dentre outros assuntos.

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ENTREGA DO PRÊMIO “SÃO PAULO: CAPITAL MUNDIAL DA GASTRONOMIA”

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Na última segunda-feira (27/11), ocorreu, na Câmara Municipal, a premiação do   Troféu “São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia” 2023 . Foi uma sessão solene para entrega da Salva de Prata para os melhores trabalhos jornalísticos produzidos sobre a gastronomia paulistana. A premiação é oferecida pela Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia e pelo setor de Eventos da Câmara Municipal de São Paulo. O presidente desta Comissão é o vereador Rodrigo Goulart. Faz parte da Comissão Julgadora várias entidades como: ABRAJET-SP,  Sindicato dos Jornalistas-SP, ABRESI, CNTUR, ABRASEL, SPTURIS, AREGALA, ABIH, ANR entre outras, que trabalham juntamente com a equipe comandada pelo competente Paulo Hildefonso, que a cada ano supera as expectativas em torno desta premiação. O evento foi conduzido pelo Vereador Sansão Pereira.

Esse Prêmio tem como objetivo difundir o turismo na cidade de São Paulo, elevada à capital mundial da gastronomia a exemplo de cidades como Paris, Nova York, Roma, Lisboa, Tóquio e Buenos Aires.

São Paulo oferece uma gastronomia contemporânea que mistura a culinária regional e a internacional em seus bares e restaurantes. As criações autorais dos chefes paulistanos, junto com um ambiente e apresentação de pratos pensados para oferecer experiências aos cinco sentidos dos clientes, faz com que a gastronomia da cidade atraia não só turistas, mas também a população local, propiciando uma boa oportunidade de redescobrir a metrópole.

O Troféu “São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia”, existente desde 1997, é um prêmio Institucional da Cãmara Municipal de São Paulo para incentivar, reconhecer e premiar a mídia especializada em divulgar a gastronomia paulistana. Matérias de jornal, revista, rádio, televisão, difundidas pela internet seja em texto ou vídeo, fotografias, guias impressos, eletrônicos, programas de TV e revistas especializados e até trabalhos acadêmicos.

O jornalismo setorial não poderia deixar de acompanhar esta tendência, ficando a cada ano mais especializado e englobando as mais diversas mídias, como programas no formato audiovisual difundidos pela internet, programas de rádios, revistas e guias. São ao todo 13 categorias a serem premiadas e os vencedores recebem o reconhecimento público da Câmara Municipal de São Paulo por meio da entrega da Salva de Prata e placas de homenagem para os melhores trabalhos inscritos em cada categoria. Além do evento para a premiação, a Câmara divulga os vencedores através de matéria televisiva, site e rádio web.

Nos discursos do Vereador Sansão Pereira e Miriam Petrone, presidente da ABRAJET-SP Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo foi citada a importância da imprensa especializada para a divulgação da gastronomia de São Paulo. Miriam Petrone ressaltou a importância destes jornalistas, e que, suas matérias são verdadeiras referências para o turismo gastronômico.

Miriam Petrone agradeceu a presença do vice-presidente da ABRAJET-MG, João Carlos Amaral, que estava prestigiando o evento.

Um momento emocionante com a entrega das salvas de   

ENTREGA DO PRÊMIO “SÃO PAULO: CAPITAL MUNDIAL DA GASTRONOMIA”

Na última segunda-feira (27/11), ocorreu, na Câmara Municipal, a premiação do   Troféu “São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia” 2023 . Foi uma sessão solene para entrega da Salva de Prata para os melhores trabalhos jornalísticos produzidos sobre a gastronomia paulistana. A premiação é oferecida pela Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia e pelo setor de Eventos da Câmara Municipal de São Paulo. O presidente desta Comissão é o vereador Rodrigo Goulart. Faz parte da Comissão Julgadora várias entidades como: ABRAJET-SP,  Sindicato dos Jornalistas-SP, ABRESI, CNTUR, ABRASEL, SPTURIS, AREGALA, ABIH, ANR entre outras, que trabalham juntamente com a equipe comandada pelo competente Paulo Hildefonso, que a cada ano supera as expectativas em torno desta premiação. O evento foi conduzido pelo Vereador Sansão Pereira.

Esse Prêmio tem como objetivo difundir o turismo na cidade de São Paulo, elevada à capital mundial da gastronomia a exemplo de cidades como Paris, Nova York, Roma, Lisboa, Tóquio e Buenos Aires.

São Paulo oferece uma gastronomia contemporânea que mistura a culinária regional e a internacional em seus bares e restaurantes. As criações autorais dos chefes paulistanos, junto com um ambiente e apresentação de pratos pensados para oferecer experiências aos cinco sentidos dos clientes, faz com que a gastronomia da cidade atraia não só turistas, mas também a população local, propiciando uma boa oportunidade de redescobrir a metrópole.

O Troféu “São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia”, existente desde 1997, é um prêmio Institucional da Cãmara Municipal de São Paulo para incentivar, reconhecer e premiar a mídia especializada em divulgar a gastronomia paulistana. Matérias de jornal, revista, rádio, televisão, difundidas pela internet seja em texto ou vídeo, fotografias, guias impressos, eletrônicos, programas de TV e revistas especializados e até trabalhos acadêmicos.

O jornalismo setorial não poderia deixar de acompanhar esta tendência, ficando a cada ano mais especializado e englobando as mais diversas mídias, como programas no formato audiovisual difundidos pela internet, programas de rádios, revistas e guias. São ao todo 13 categorias a serem premiadas e os vencedores recebem o reconhecimento público da Câmara Municipal de São Paulo por meio da entrega da Salva de Prata e placas de homenagem para os melhores trabalhos inscritos em cada categoria. Além do evento para a premiação, a Câmara divulga os vencedores através de matéria televisiva, site e rádio web.

Nos discursos do Vereador Sansão Pereira e Miriam Petrone, presidente da ABRAJET-SP Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo foi citada a importância da imprensa especializada para a divulgação da gastronomia de São Paulo. Miriam Petrone ressaltou a importância destes jornalistas, e que, suas matérias são verdadeiras referências para o turismo gastronômico.

Miriam Petrone agradeceu a presença do vice-presidente da ABRAJET-MG, João Carlos Amaral, que estava prestigiando o evento.

Um momento emocionante com a entrega das salvas de prata.                                     Por: Miriam Petrone

Foto:  Richard Lourenço

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Palestra sobre “Instagram dos sonhos” será tema de destaque da Íntimi Congress

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Como conquistar um Instagram dos sonhos?  Essa resposta será respondida por Stephanie Seitz, sexóloga e CEO da INTT Cosméticos, durante sua palestra mais que esperada no dia 25/11, às 17h, na Íntimi Congress.  

A feira, que acontecerá nos dias 24 a 26 de novembro em São Paulo, vai reunir as principais marcas e especialistas do segmento íntimo do Brasil, entre as quais a INNT Cosméticos, que acabou de receber o segundo troféu na Alemanha com o melhor vibrador líquido da Europa.  

Além de comandar a empresa no Brasil e no exterior, a dinâmica empresária, aos 28 anos, faz das redes sociais estratégias bem-sucedidas. “Na minha palestra, eu vou compartilhar as premissas do crescimento na internet, engajamento, entre outras dicas para esse público de revendedores e distribuidores para auxiliar nas vendas e visibilidade”, explica Stephanie – idealizada do perfil @prazer.ste  

Os produtos das INTT Cosméticos são comercializados principalmente em países como Portugal, onde fica sua fábrica, Alemanha, Itália e Espanha. Além da Europa, a empresa vende para o Chile, Paraguai, Rússia e Colômbia.  

Assessoria de Imprensa

Andrea Feliconio – andreafeliconio@gmail.com 11- 99144-9663

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Décimo terceiro salário deve movimentar R$ 291 bilhões na economia 

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Primeira parcela sai até o dia 30/11, 87,7 milhões de brasileiros receberão o benefício e a maioria pretende quitar dívidas

A economia brasileira deve receber uma injeção de aproximadamente R$ 291 bilhões com o pagamento do décimo terceiro salário. Levantamento recente realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta que este valor representa aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB). 

Tratando-se dos trabalhadores formais incluindo empregados domésticos, estes representam 69% do total, o equivalente a cifra de R$ 201,6 bilhões. Vale lembrar que no caso dos aposentados e pensionistas, o pagamento deste ano foi antecipado para os meses de maio e junho, tanto para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.320), quanto para beneficiários que recebem acima do piso.

A maior média a ser paga será para os trabalhadores do setor de serviços, com média 4.460. Na sequência, os beneficiários da indústria, com valor médio de R$ 3.922, o setor primário da economia é o que representa a menor média com apenas R$ 2.362. Para Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios, este é um período em que o brasileiro tem que refletir antes de gastar, verificando o que consegue resolver das pendências acumuladas do ano. 

“O consumidor deve estabelecer quais são as demandas mais urgentes e utilizar o valor extra para eliminá- las antes do fim do ano, assim evita juros altos e dívidas a longo prazo”, explica o especialista. Segundo dados divulgados pelo mapa da inadimplência do Serasa, só no Distrito Federal, mais de 52% das pessoas estão inadimplentes, mais de 1 milhão e 200 mil pessoas que não conseguem liquidar suas dívidas. O especialista recomenda não agir pela impulsividade por conta do valor extra e evitar grandes compras que comprometam o saldo. 

A primeira parcela do décimo terceiro precisa ser paga até o dia 30 de novembro. Nesta parcela, é pago 50% do salário bruto, sem os descontos. Entram na conta ainda outras verbas de natureza salarial, como horas extras, comissões e adicionais noturno, de periculosidade e de insalubridade. A segunda parcela pode ser quitada até o dia 20 de dezembro. Nesta parcela, são feitos os descontos, como o de contribuição ao INSS e do Imposto de Renda. Ou seja, a segunda parcela é menor que a primeira. 

Lamounier reforça que com o valor se torna possível liquidar as dívidas, guardar um fundo de emergência ou comprar algo da lista de desejo. “Para se ter uma vida financeira saudável e não entrar no vermelho é importante se ter o equilíbrio, priorizando quando se consegue uma renda extra o pagamento das despesas em aberto”, finaliza. 

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