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Especialistas explicam porque celebridades como Luva de Pedreiro

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“O Brasileiro foi nascido e criado na cultura da novela e gosta de acompanhar o dia-a-dia das pessoas”, afirma Bernardo Pontes_

Quais os motivos que levam celebridades do mundo digital a terem mais seguidores do que entidades e clubes centenários? Apenas para citar um exemplo, o influencer Luva de Pedreiro, que caiu nas graças de jogadores e fãs do mundo inteiro com suas postagens batendo faltas com perfeição em um campo de terra batido, no interior da Bahia, possui 41 milhões de inscritos. Já a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem menos da metade desses números, em torno de 19 milhões de seguidores.

“O Brasileiro foi nascido e criado na cultura da novela. Gosta de acompanhar o dia-a-dia das pessoas, de saber o que ela come, o que faz, quem são os amigos, como é o pai, como é a casa. No Brasil, tem muito esse conceito de celebridade. E na CBF, no caso, a geração de conteúdo é sazonal. Então, quando não tem jogo, convocação ou questões quentes de seleção, acaba perdendo o apelo”, afirma Bernardo Pontes, consierado um dos principais especialistas em marketing de influência do país.

Sócio de Whindersson Nunes na Alob Sports, empresa especializada nesta área, e que atua no segmento aproximando marcas de agentes no esporte, como Gillette, Ambev, Adidas, Premiere e McDonald’s, do também influencer Negrette, e de atletas e ex-jogadores, entende que essa questão é cultural e está enraizada no DNA do brasileiro, ele entende que o ‘fenômeno Luva de Pedreiro’ atingiu essa patamar pela explosão global.

“Ele passou a ser visto por fãs de todo o mundo, que se identificaram com ele muito rapidamente. Atrelado a isso teve o papel de jogadores de futebol, filho de atletas, como do Cristiano Ronaldo, por exemplo, que passaram a imitar e gravar vídeos do Luva. O bordão dele pegou, todo mundo falou, e então as pessoas se perguntaram ‘quem é esse cara’. Começaram a seguir e deu no que deu”, complementa.

_Os mais seguidos_

*Luva de Pedreiro: 41 milhões*

Instagram: 18.4 mi

Twitter: 1.1 mi

Youtube 1.9 mi

Tik Tok: 19.6 mi

*Fred e Desimpedidos: 32,3 milhões*

Instagram Fred 9.1 mi

Instagram Desimpedidos 6.3 mi

Twitter Fred: 655 mil

Twitter Desimpedidos: 2,5 mi

Youtube Desimpedidos: 9.2 mi

Tik Tok Fred: 2.9 mi

Tik Tok Desimpedidos: 1.6mi

*CBF: 18,7 milhões*

Instagram: 11.5 mi

Twitter: 5.4 mi

Youtube: 1.5 mi

Tik Tok: 22.9 mil (CBF TV)

18,7 milhões

*Flamengo: 36,4 millhões*

Instagram: 14,9 mi

Twitter: 9,6 mi

Youtube: 6,5 mi (Fla TV)

Tik Tok: 5,4 mi

O youtuber Fred, do canal Desimpedidos, era o influenciador brasileiro com mais seguidores nas redes sociais antes do aparecimento do Luva, com mais de 32 milhões de seguidores (somadas as contas dele e do canal Desimpedidos).

Entre os clubes brasileiros, também com algumas de suas contas criadas há mais de dez anos, o Flamengo atingiu a marca de 36 milhões de inscritos, muito em razão do crescimento da Fla TV e do Tik Tok nos últimos anos.

Ainda que fique bem distante do Luva, a CBF conquistiu em meados deste ano quase 5 milhões de novos fãs, de acordo com estudo realizado pelo Ibope Repucom registrando dados dos últimos dois anos.

Entre as plataformas da CBF que mais cresceram, estavam o Instagram, com 3,6 milhões de novas inscrições, e o Twitter, com 603 mil.

“Não acho que o Luva de Pedreiro e a CBF sejam exatamente comparáveis, mas esses números falam muito sobre o que se prefere consumir de conteúdo nos dias atuais. Isso pode ajudar a entidade a pensar na necessidade de buscar novas formas de se conectar com o público mais jovem e que consome esse tipo de assunto a partir do futebol”, acrescenta Armênio Neto, executivo em novos negócios do esporte.

Ainda assim, Iran Ferreira, o Luva, segue imbatível na frente mesmo tendo anunciado uma pausa na produção de seus conteúdos, há cerca de uma semana. A alegação do influenciador, que apagou todos os vídeos de sua principal rede social, o Instagram, é a de que ele queria ‘viver vida normal”. Nos dias seguintes a esse anúncio, ele disse que cumpriria todos os contratos com seus patrocinadores e que voltaria mais forte.

Neste último domingo (18), Luva de Pedreiro foi convidado pelo Palmeiras e a presidente Leila Pereira a assistir a vitória do Verdão por 1×0 sobre o Santos, no Allianz Parque. Após o confronto, ele ficou no vestiário e tirou fotos e se encontrou com os atletas palmeirenses.

Para o especialista Bernardo Pontes, o maior desafio do influenciador neste momento é entender as necessidades desta nova fase profissional.

“As coisas aconteceram muito rápido na vida dele, a dinâmica mudou da noite para o dia, de repente numa velocidade em que ele não estivesse preparado. Além da criação do conteúdo, que é diária, o influenciador também passa a ter uma série de obrigações e compromissos quase que 24 horas, e até em razão disso também passa a ser julgado”, finaliza.

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Compras online: 5 dicas de segurança para evitar golpes cibernéticos

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  • Pesquisa aponta que 71% dos brasileiros já foram vítimas de golpes virtuais; especialista alerta para cuidados com senhas, URLs e políticas de privacidade

Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente propõe estreitar a relação entre comércio e consumidores, mas é preciso estar atento nas compras online para evitar golpes cibernéticos. Diversos varejistas aproveitam a data para oferecer promoções especiais, cupons de desconto e sorteios, inclusive pela internet. De acordo com dados da Rede Itaú, o e-commerce ampliou em 88% as vendas no Dia do Cliente no ano passado.

A data comercial, entretanto, é uma brecha para golpes cibernéticos, cada vez mais comuns no país. De acordo com levantamento da Nord Security, aproximadamente 71% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe online, relacionado principalmente a roubo de dados pessoais e bancários. Isso posiciona o Brasil como o segundo país que mais sofre com ataques virtuais na América Latina.

“Com a maior ocorrência de compras online, a segurança é um dos pilares mais impactados, devido a usuários mal-intencionados que exploram as vulnerabilidades do sistema eletrônico para acessar, ilegalmente, informações sensíveis”, afirma Ana Vitória da Silva Santos, coordenadora de cibersegurança da keeggo.

Para aumentar a segurança em compras online, o especialista recomenda cinco cuidados.

Confira as dicas para evitar os golpes cibernéticos:

1 – Evitar conexões a redes de Wi-Fi públicas e não seguras, utilizando Rede Privada Virtual (VPN) quando possível;

2 – Cadastrar senhas fortes, complexas e exclusivas para cada sistema que é acessado;

3 – Efetuar compras somente em lojas virtuais de fontes confiáveis, observando se o endereço de rede é mantido em protocolo seguro HTTPS – camada de segurança que transmite dados por meio de conexão criptografada e verifica a autenticidade do servidor;

4 – Manter softwares sempre atualizados, principalmente sistemas operacionais, navegadores de internet e plugins nele instalados, pois são as principais fontes de ataques;

5 – Verificar, por meio das políticas de privacidade e devolução, se os dados são mantidos de forma segura e se os mesmos são deletados do datacenter quando os acessos são removidos ou revogados.

Ana Vitória ressalta que: “É de extrema importância utilizar tecnologias de segurança ofensiva (proativa) e defensiva (reativa), para se proteger antecipadamente de ataques e saber de que forma agir em incidentes já performados”.

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Caipirinha World Cup: Brasil celebra sua estrela nacional em grande final em São Paulo

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“Competição reúne os 10 melhores bartenders do país em releituras criativas da bebida-símbolo do Brasil, com final marcada para 15 de setembro em São Paulo.”

A caipirinha, ícone da cultura brasileira e orgulho nacional, terá um de seus maiores momentos de celebração: a grande final do Caipirinha World Cup / Caipirinha Competition, que acontece no próximo dia 15 de setembro, em São Paulo, no Sindresbar – Sindicato de Bares e Restaurantes, localizado no Largo do Arouche.

Depois de mais de três meses de intensas emoções e com mais de 50 inscrições recebidas de todo o Brasil e até do Japão, o torneio anuncia os 10 finalistas que disputarão o título da mais importante competição dedicada à caipirinha já realizada em território nacional.

A força da caipirinha no mundo

Muito além de um drink, a caipirinha é símbolo da identidade brasileira. Reconhecida pela IBA – International Bartenders Association, integra a lista dos 101 cocktails mais consumidos no mundo, ocupando hoje o posto de coquetel mais visualizado entre todas as receitas tradicionais.

Ao lado da cachaça, nossa caipirinha representa não apenas um sabor, mas uma herança cultural que atravessa gerações, levando para o mundo a marca da brasilidade com simplicidade, frescor e criatividade.

Diversidade e criatividade na taça

O Presidente da ABB – Associação Brasileira de Bartenders, Paulo Jacovos, destaca a dimensão do evento:

“Teremos finalistas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, que superaram competidores de todas as regiões do Brasil. Recebemos até mesmo inscrições vindas do Japão, o que reforça a força e o alcance da nossa caipirinha.”

A competição desafia os bartenders a criarem releituras criativas a partir da receita tradicional – cachaça, limão, açúcar e gelo – explorando a enorme diversidade de frutas e ingredientes regionais que o Brasil oferece.

Tradição e valorização da coquetelaria nacional

A ABB, que este ano completa 55 anos de fundação no dia 25 de novembro, é a principal entidade da coquetelaria no Brasil. Ao longo de sua história, tem promovido competições, cursos de formação e workshops, consolidando o protagonismo da coquetelaria brasileira no cenário mundial.

A entidade representa o Brasil em competições internacionais, como o World Cocktail Competition, que será realizado entre 23 e 27 de novembro em Cartagena, Colômbia, e no Pan Americano, que ocorrerá no Chile em setembro.

Apoio e celebração da cachaça mineira

O Caipirinha World Cup, Caipirinha Competition e Caipirinha Week têm o patrocínio da Cachaça Seleta, um dos mais renomados destilados do Brasil, produzido em Salinas (MG) – cidade reconhecida pela tradição e excelência na fabricação de grandes cachaças.

Esse apoio reforça a união entre tradição e inovação, mostrando que a cachaça e a caipirinha são muito mais que bebidas: são patrimônios culturais que merecem ser celebrados e preservados.

Convite ao público

A grande final será aberta ao público maior de 18 anos, com entrada livre, e promete proporcionar uma verdadeira imersão na cultura brasileira.

O convite é para que todos possam vivenciar de perto a arte da coquetelaria nacional e prestigiar o talento dos melhores bartenders do país, que transformarão a simplicidade da caipirinha em criações únicas e inesquecíveis.

📅 Data: 15 de setembro de 2025
📍 Local: Sindresbar – Largo do Arouche, 290 – São Paulo
🎟 Entrada gratuita para maiores de 18 anos

Venha brindar à cultura tupiniquim, celebrar a criatividade dos bartenders e exaltar o verdadeiro sabor do Brasil.
Porque caipirinha não é apenas um drink: é a tradução de um país inteiro em um copo.

Saúde! Viva o Brasil, viva a Caipirinha! 🍹🇧🇷

Texto Miriam Petrone

Fotos: Divulgação

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O Patrão Nunca se Vai: Um Ano sem Silvio Santos

Um Ano de Saudade, Um Legado Eterno Hoje completa um ano da partida de Silvio Santos, o maior comunicador que o Brasil já conheceu. O homem que começou como camelô nas ruas do Rio de Janeiro e que, com carisma, visão e talento, construiu um império da comunicação, permanece vivo na memória e no coração de milhões de brasileiros. Silvio Santos não foi apenas apresentador, foi criador de sonhos. Criou programas que atravessaram gerações, aproximou a televisão da família brasileira e fundou o SBT, uma emissora que até hoje carrega seu DNA: a espontaneidade, a proximidade e a alegria. Seu […]

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Um Ano de Saudade, Um Legado Eterno

Hoje completa um ano da partida de Silvio Santos, o maior comunicador que o Brasil já conheceu. O homem que começou como camelô nas ruas do Rio de Janeiro e que, com carisma, visão e talento, construiu um império da comunicação, permanece vivo na memória e no coração de milhões de brasileiros.

Silvio Santos não foi apenas apresentador, foi criador de sonhos. Criou programas que atravessaram gerações, aproximou a televisão da família brasileira e fundou o SBT, uma emissora que até hoje carrega seu DNA: a espontaneidade, a proximidade e a alegria.

Seu bordão ecoa como parte da nossa cultura popular. Seus aviõezinhos de dinheiro se tornaram símbolo de um estilo único de fazer televisão, sempre com humor, leveza e uma conexão genuína com o público.

Um ano depois, sua ausência ainda é sentida. Mas o destino quis que sua presença permanecesse em outros caminhos. Foi assim comigo: seis meses após sua partida, passei a estar na emissora que ele criou, o SBT. Um reencontro simbólico com a história desse homem que, sem nunca ter sido meu patrão em vida, sempre será o patrão de todos nós.

Silvio Santos continua presente em cada domingo, em cada lembrança e em cada sorriso que ele ajudou a construir. Sua obra transcende o tempo. Mais do que um apresentador, ele foi — e sempre será — um patrimônio afetivo do Brasil.

Por Que Ele Ainda Vive em Cada Domingo

  • Porque sua alegria e estilo autêntico continuam inspirando profissionais da comunicação.
  • Porque o SBT, que ele deixou estruturado, ainda pulsa com o DNA que ele criou: espontâneo, próximo e popular.
  • Porque cada domingo em frente à TV carrega um pouco da energia que Silvio irradiava.
  • Porque, na saudade, ele permanece uma presença presente, capaz de unir e emocionar.

Silvio Santos é ETERNO!

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