Desde pequeno, boa partes dos meninos brasileiros sonham com a ideia de se tornarem jogadores de futebol, para mudar sua vida e das pessoas que amam e quando a ideia não vem diretamente deles, com certeza vêm dos pais, mas ao contrário do que muitos pensam realizar esse sonho não é uma tarefa fácil e nem sempre o sonho vira realidade, no caso de Hugo Leonardo, ex-jogador do São Paulo, o sonho até virou realidade, mas foi interrompido. Mesmo com uma carreira promissora, algumas circunstâncias não permitiram que ele chegasse ao topo. O esporte é visto como um agente transformador que preza pela saúde física e psicológica, ou pelo menos deveria.
O ex-atacante fez parte de times como São Paulo, Ponte Preta, América RN, jogou em vários países como Japão, Inglaterra, Turquia, entre outros. Mas o que muitos não vêm e não sabem é sobre a situação precária de alguns clubes, onde deveriam prezar pelo bem estar, onde ele quase morreu por falta de assistência médica ao ter contraído dengue, devido às péssimas condições do clube.
Foto: Acervo Pessoal
Hugo começou em Brasília, eleito o melhor em um torneio feito entre escolinhas do São Paulo pelo país, teve o convite de treinar com o time Sub12, onde tornou-se destaque. De lá para cá, passou em todas as etapas da categoria de base e, em 2008 vivia o auge de sua carreira. Aos 12 anos, já como atleta do São Paulo, ele somava prêmios individuais, foi eleito melhor jogador de final em Mundial no Japão e convidado até a fazer testes no Barcelona. Seu contrato passou a ter multa de 30 milhões de euros. Anos depois, estava dormindo no carpete de um hotel na Turquia, sem nem saber como voltaria ao Brasil.
Entre fama e fracasso, Hugo passou por problemas comuns na carreira de um atleta, algumas lesões, rupturas de ligamentos e daí os problemas não pararam mais. “Como eu era jogador rápido, de explosão, dependia muito de correr na ponta do pé. E o técnico começou a achar que eu estava fazendo corpo mole. Eu seguia as recomendações dos médicos que disseram que não precisaria operar, mas esperar que meu corpo fizesse a reconstituição naturalmente dos ligamentos. O técnico não entendeu assim, disse que com ele eu não jogaria mais em nenhuma categoria de base. Disse que eu era o ‘riquinho’ ocupando o espaço de quem precisava mais. E eu me enchi, e talvez por falta de maturidade em um momento de raiva e chateação, resolvi romper o contrato e buscar novos ares. É disso que me arrependo até hoje”, completou.
Detalhes da situação precária de um dos clubes – Fotos: Acervo Pessoal
Hoje com sequelas de um sonho interrompido, mas com as boas lembranças e as vastas experiências adquiridas ele deu a volta por cima e está se destacando como empresário na cidade de Brasília, onde lançou sua própria marca de uniformes esportivos DOGMA e tem conquistado cada dia mais espaço.
Então fica uma dica pra você que tem o sonho de ser jogador não desista, mas também não pague qualquer preço pela fama, corra atrás, mas exija seus direitos. E se no final esse sonho não virar realidade, faça outros virarem.
Hugo Leonardo com as Blogueiras Marina Fortuna e Luciana Alves, com os uniformes esportivos DOGMA
O projeto Vôlei Hera entra em 2025 de olho em novos desafios e pronto para consolidar seu espaço no cenário esportivo. Nascido da iniciativa de alunas e do professor Bruno Casagrande, também conhecido como Casão, a equipe busca voos mais altos após uma temporada de 2024 repleta de conquistas.
A trajetória do Vôlei Hera começou de forma modesta em 2023, com treinos improvisados e recursos limitados. “Quando começamos, não tínhamos nem uma bola para treinar, muito menos uma rede. Mas o que não faltou foi coragem e determinação para seguir em frente”, relembra Casão. Apesar das dificuldades, decidiram disputar o primeiro campeonato, o TVG da região do ABC. Com poucas semanas de treino, o resultado não surpreendeu: foram derrotas duras e apenas dois sets conquistados em seis jogos.
O revés inicial não desanimou o grupo. Em 2024, com a chegada do professor Miguel Araújo e o apoio de familiares das jogadoras, o projeto ganhou nova estrutura e se expandiu. A equipe foi organizada para competir de igual para igual com os melhores times, e o esforço foi recompensado. O Vôlei Hera encerrou o ano com resultados impressionantes, incluindo o título da Liga Paulista Série Ouro na categoria Sub-17 e pódios em todas as categorias que disputaram. Entre as conquistas mais marcantes estão o vice-campeonato do Sub-15, que alcançou a final em apenas quatro meses de trabalho, e o terceiro lugar na Série Ouro da Conexão com a equipe Sub-19. “Encerrar o ano de 2024 com todos os pódios possíveis foi uma recompensa incrível. Cada atleta, cada familiar e cada membro da comissão técnica fez parte dessa vitória”, ressalta Casão.
O crescimento do projeto também se refletiu na estrutura da equipe. De 11 atletas em 2023, o Vôlei Hera passou a contar com mais de 130 integrantes em 2024, distribuídos em diversas categorias, incluindo Sub-14, Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Master, além de uma escolinha de vôlei para formação de novos talentos. “Esse crescimento mostra que estamos no caminho certo e que o Vôlei Hera é mais do que um time, é uma família”, orgulhasse o treinador.
Para 2025, o Vôlei Hera mira alto, com a participação confirmada na Taça Paraná, Liga Paulista e Liga Sorocaba, além de avaliar a possibilidade de disputar a Liga Regional de Campinas, Liga Ypê, Jeesp, Sindiclube e Federação Paulista de Volleyball. Um dos principais desafios para a temporada é encontrar uma quadra oficial que atenda às necessidades da equipe, já que o espaço utilizado anteriormente não estará mais disponível.
Para o professor Bruno Casagrande, a união de todos os envolvidos no projeto é o que tem tornado possível sonhar grande. Ele destaca a importância da comissão técnica, formada pelos professores Fábio Oyos, Matheus Ferreira e Miguel Araújo, e o apoio incondicional de sua parceira, Ângela Falchi. Casão também faz questão de agradecer a contribuição fundamental de Michele Penharbel e das famílias das atletas, que sempre participaram ativamente do projeto e foram essenciais para superar os desafios ao longo do caminho.
“Sem o apoio das famílias e da comissão técnica, nada disso seria possível. Cada conquista do Vôlei Hera é também uma conquista de todos que acreditaram no projeto. E mais do que formar atletas, o Vôlei Hera forma pessoas. Aqui, o mais importante é o espírito de equipe, o comprometimento e a paixão pelo esporte”, finaliza Casão.
Para quem deseja acompanhar mais de perto a trajetória do Vôlei Hera, conhecer as conquistas do time ou obter informações sobre como fazer parte do projeto, siga o perfil oficial no Instagram: @volei.hera. Também é possível entrar em contato diretamente pelo telefone profissional do Hera Vôlei, (11) 3593-1328, ou com o professor Bruno Casagrande, coordenador do projeto, pelo número (11) 95558-1103.
Com Ronaldinho Gaúcho como embaixador, evento em Londrina (PR) tem cunho beneficente
O complexo hoteleiro, Jurema Águas Quentes, vai patrocinar o 2º Agroplay Futebol Solidário, que acontece no dia 11 de dezembro, em Londrina (PR). O evento, que tem Ronaldinho Gaúcho como embaixador, contará com um jogo de futebol, realizado no Estádio do Café, entre famosos com ingresso social e também um leilão beneficente.
Durante a ação, o resort dará nome ao troféu do melhor jogador da partida de futebol que nesta edição terá personalidades do esporte como Matheuzinho (Corinthians), Igor Coronado (Corinthians), Michael (Flamengo), Aloísio (América-MG), Danilo Avelar (aposentado), Kléberson (aposentado), Pablo (Athletico-PR) e Gabriel Veron (Cruzeiro), além dos cantores Diego & Victor Hugo, Guilherme & Santiago, Felipe Araújo, Mc Tuto, Mc Daniel, Mc Livinho, L7NNON, Mc Joãozinho VT, Guilherme & Benuto, Murilo Huff e Hugo & Guilherme.
O evento aberto ao público em geral terá ingresso solidário e ainda contará com a presença de Ana Castela e Luan Pereira com shows após o jogo.
Jurema Águas Quentes também vai patrocinar o leilão beneficente que acontece no dia 10 de dezembro. Na ocasião, o resort vai leiloar um fim de semana de hospedagem no complexo hoteleiro, que fica a 200km de Londrina, em Iretama (PR). Os alimentos arrecadados durante o jogo e os valores do leilão serão destinados ao Instituto do Câncer de Londrina, Santa Casa de Misericórdia de Cambé, Núcleo Social Evangélico de Londrina (NUSELON), Morro do Carrapato, Conj. Flores do Campo e Programa “Cambé que Acolhe”.
“Ações como essa fazem parte das contínuas atividades sociais e de beneficentes que fazemos na nossa região. Para nós é um orgulho poder patrocinar e contribuir com instituições tão importantes para a população do norte do Paraná”, comenta Wagner Novoli, diretor-presidente de Jurema Águas Quentes.
Sobre o Jurema Águas Quentes
O complexo hoteleiro Jurema Águas Quentes reúne dois resorts – Lagos de Jurema Termas Resort e Jardins de Jurema Convention & Termas Resort – e está localizado em Iretama, no Paraná. Um oásis da natureza construído em meio a 3,4 milhões de metros quadrados, os resorts somam 336 apartamentos e oferecem infraestrutura e atrações que buscam promover de forma integrada a diversão em família, além de terem espaços direcionados ao lazer, esportes, entretenimento e relaxamento.
Jorge Duarte acumula passagens por empresas do setor e pelo Santos FC
A Somos Young anuncia a chegada de Jorge Duarte como Gerente de Marketing e Esportes da empresa. Referenciado pelo extenso relacionamento B2B, o novo gestor terá como missão fortalecer a marca no cenário de esportes, onde destacam-se os projetos da companhia relacionados aos programas de sócio-torcedor de clubes como Cruzeiro, Vasco, Coritiba e Bahia.
“É com grande entusiasmo que aceito este desafio na Somos Young. Agradeço imensamente pela confiança depositada em mim para liderar essa equipe em um momento tão dinâmico e promissor para ambos os setores. O marketing tem passado por constante desenvolvimento, transformações que têm moldado a maneira como nos conectamos com os consumidores e clientes. O avanço das tecnologias digitais, a ascensão das mídias sociais e a crescente importância da personalização são apenas algumas das mudanças que têm redefinido nossas estratégias e abordagens”, afirma.
Jorge possui MBA em Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e formação em comunicação social, publicidade e propaganda pela UNIFACS (Universidade de Salvador).
Nos últimos anos, o profissional trabalhou como Líder de Projetos na agência End to End, foi Head de Relacionamento no Santos Futebol Clube e Gerente de Marketing na FutebolCard.
Sobre a Somos Young
Fundada no final de 2021, a Somos Young é uma empresa que atua na captação de clientes, relacionamento, cobrança e oferta de crédito. Sua abordagem compreende a integração prática e intuitiva de todos os canais de atendimento e utiliza-se de IA para atender 100% da base em real time.
Sua principal atuação está no mercado educacional, onde detém 35% do share do setor, tendo no portfólio as principais instituições do país. Além do ramo de educação, a Somos Young expandiu suas atividades para o âmbito do futebol em 2022, passando a atuar no atendimento aos sócios-torcedores de clubes. Entre os clientes já atendidos pela empresa estão Cruzeiro, Coritiba, Bahia e Vasco.