A primeira edição do Mundial foi disputada em 1960, com a final entre Real Madrid e Peñarol, vencida pelo time espanhol. De 1960 até 2004 a competição envolvia apenas dois clubes. O campeão da Champions League enfrentava o campeão da Libertadores. O torneio era chamado oficialmente de “Copa Intercontinental”.
Em 2000 ocorreu a primeira disputa no formato atual, envolvendo clubes de outras confederações e com o nome de “Copa do Mundo de Clubes da Fifa”. O torneio deveria acontecer em 2001, mas foi cancelado. Ele só voltou a ser disputado a partir de 2005, em sistema de mata-mata.
Em 2017 a Fifa optou por reconhecer os títulos da Copa Intercontinental como títulos mundiais, unificando os títulos conquistados por Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo.
Apenas o Timão vê alguma resistência por parte dos torcedores rivais na conquista de 2000, pois se classificou à competição como convidado, já que foi campeão brasileira de 1998, e não como campeão da Copa Libertadores, como tradicionalmente vão os clubes sul-americanos.
Clubes brasileiros que disputaram o Mundial
Apenas 10 clubes brasileiros já disputaram a competição: Santos, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Vasco, Palmeiras, Corinthians, Internacional, Atlético-MG. Mas apenas 6 deles levantaram a taça: Santos, São Paulo, Internacional, Flamengo, Grêmio e Corinthians.
O Brasil ocupa a 2ª colocação no ranking geral de países que conquistaram a competição, com 10 títulos conquistados. O último brasileiro a sagrar-se campeão foi o Corinthians, em 2012.
Mesmo sendo campeão em 2006, o Internacional protagonizou uma das histórias mais vexatórias do futebol brasileiro. A equipe colorada perdeu por 2 a 0 para o Mazembe, da República Democrática do Congo, e ficou de fora da final do Mundial de Clubes da Fifa. Entrou para a história como o primeiro sul-americano a ser eliminado nas semifinais do Mundial.
Não muito diferente, o Atlético-MG em 2013, repetiu o vexame do Internacional em 2010, perdeu para o marroquino Raja Casablanca por 3 a 1 em Marrakech. Na base do desespero, o Galo deixou a defesa aberta e o Raja goleou, explodindo a torcida da casa e confirmando o fracasso brasileiro.
Ainda em Minas, o Cruzeiro já desperdiçou duas chances de ser campeão Mundial, na segunda participação em 1997, o time de aluguel do Cruzeiro perdeu o título do Mundial interclubes, ao ser derrotado pelo Borussia Dortmund por 2 a 0.
Em 2011, o time do Santos que contava com uma das maiores estrelas, Neymar, sofreu uma goleada do Barcelona. Antes do torneio, o Lateral Léo disse que veria “se o Barcelona é tudo isso mesmo”. Mas no final do primeiro tempo, o time de Messi já vencia por 3 a 0. A partida terminou em 4 a 0, e Neymar reconheceu ter vivenciado uma aula de futebol.