Passamos terço das nossas vidas dormindo, ou pelo menos é o tempo médio recomendado em cima de um colchão para que as pessoas tenham uma boa noite de sono. O setor colchoeiro se mostra com expectativas positivas diante dessa necessidade do ser humano. Se hoje compramos um colchão no mercado brasileiro com a confiança de que estamos adquirindo um produto de qualidade e preciso com as nossas necessidades, grande parcela dessa segurança está no INER (Instituto Nacional de Estudo do Repouso) – Pró-Espuma, que foi criado em 1984 com o objetivo principal de promover escolhas conscientes para o sono saudável, com base em conhecimentos técnicos e estudos científicos.
Desde 2023 está à frente do Instituto a diretora-executiva Débora Fernandes, que atua destacando o encontro entre pesquisa científica, inovação tecnológica e as necessidades reais dos consumidores. “O setor colchoeiro é muito diferente de todos os outros segmentos que trabalhei, especialmente pela movimentação constante. Esse é um mercado que tem me motivado muito, porque temos muitas coisas para desenvolver”, conta.
Débora pontua que trabalhar nessa área é uma constante vivência do mercado, no qual se dedica a compreender as especificidades do segmento e a conhecer os especialistas da área. “Meu grande desafio é transformar a forma como as pessoas compram e vendem colchões, já que, durante minha imersão, pude perceber que a jornada do consumidor ao comprar um colchão não é satisfatória”, ressalta.
A executiva opina que a conexão no dia a dia deve acontecer também com os consumidores, pois a escolha de um colchão é algo muito individual e importante para as pessoas de uma forma geral. “Inovar é, agora, melhorar a experiência do consumidor no segmento colchoeiro. Precisamos nos conectar para transformar as pessoas que estão à frente dos negócios nesse mercado”, revela. E complementa: esse mercado exige enxergar todos os desafios como oportunidades. “Vejo que proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor é uma grande oportunidade que temos no setor colchoeiro. Nosso propósito é fazer com que o cliente faça escolhas conscientes para que possa ter um sono saudável”, finaliza.