Barra
Connect with us

Geral

No Pará, família é vítima de fake news com o símbolo da Polícia Federal

Published

on

Grande o número de vítimas de ataques por whatsapp acionam a delegacia de crimes cibernéticos

No Pará uma família* inteira de cartorários foi vítima de notícias falsas divulgadas nas redes sociais como se integrassem uma quadrilha de estelionatários. A utilização do logotipo da Polícia Federal foi utilizado para conferir algua aparência de legalidade, nos ataques ao sobrenome, histórico e lastro patrimonial da família. Essas mensagens apócrifas foram disparadas nas redes sociais com as fotos da família, dando a entender que havia contra eles um processo na Policia Federal, mas não há nenhum registro disso. Nenhum processo da Polícia Federal foi encontrado envolvendo os nomes citados nas mensagens.

Fraudes, fake news, cancelamento social são muito comuns e têm enorme impacto psicológico e financeiro na vida dos envolvidos.

Pesquisa realizada pela CNDL/SPC Brasil (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com o Sebrae, aponta que seis em cada 10 brasileiros sofreram algum tipo de fraude financeira no Brasil nos últimos 12 meses.

Um em cada três moradores do estado de São Paulo tem um familiar próximo que já sofreu fraude bancária ou teve dinheiro desviado da conta.De acordo com pesquisa Datafolha feita no fim de junho, 33% dos entrevistados dizem conhecer alguém nessa situação.

A fim de solucionar o caso, representando a família lesada, o advogado paulista Roberto Beijato Júnior,  já ingressou com medidas na Delegacia de Crimes Cibernéticos. “A internet não pode ser uma terra sem lei, os responsáveis pelas fake news serão localizados e deverão responder perante a Justiça. A família não vai entrar na guerra de narrativas e concentrará suas medidas de reparação na esfera judicial.”

“Os verdadeiros criminosos espalharam notícias nas redes sociais como forma de imputar responsabilidade e macular a honra dos membros da família, como se estes, fossem os verdadeiros culpados pelo ilícito. Além das notícias falsas, se criou um enredo cinematográfico de participação de pessoas totalmente atípicas, como uma mulher idosa de 60 anos, designer de interiores, sua filha, universitária de odontologia, dentre outros. Algo totalmente esdrúxulo, repleto de erros de português e com a utilização criminosa e irresponsável do nome da Polícia Federal. A montagem ainda fazia menção a processos totalmente fora de contexto.  E aí você vai batendo, construindo uma narrativa falsa. Porque são conhecidos no Estado do Pará. Dá Ibope. Vira uma novela, fortalece o enredo dos criminosos e transfere culpabilidade na esfera social às reais vítimas. Há mais de 50 anos pessoas desta família prestam serviços públicos cartorários no Estado do Pará, sendo extremamente conhecidas no mercado imobiliário, e, em poucos meses, viram suas reputações ruírem, de forma acintosa e violenta, no claro intuito de transferir responsabilidade criminal e influenciar a opinião pública” afirma  Beijato Júnior.

A família já entrou com processo de reparação civil por dano moral no TJSP e a Polícia de São Paulo investiga (através da Delegacia de Crimes Cibernéticos) a origem do IP que disseminou a montagem, bem como, a Polícia Federal deverá apurar o uso indevido do brasão da corporação, a fim de punir os responsáveis pelas fake news e aqueles que a divulgaram nas redes sociais.

É importante que a população saiba denunciar e se defender desse tipo de ataque. Os crimes cibernéticos estão previstos na legislação brasileira como atos ilícitos realizados por celulares, computadores ou outros dispositivos conectados à internet. Além das diversas fraudes financeiras, há também a pedofilia, discurso de ódio, calúnia e difamação.

Se você for vítima de algum crime cibernético, reúna o maior número de provas possível e faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou na Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos: https://new.safernet.org.br/denuncie.

Através dessa plataforma são denunciados crimes cibernéticos e seu andamento é acompanhado. A denúncia pode ser anônima.

*os nomes foram preservados. Fonte Advogado – Roberto Beijato Júnior

Continue Reading
Advertisement

Geral

Vantagens e o conforto de viajar de ônibus entre São Paulo e Curitiba

Published

on

By

Curitiba, com cerca de 1,8 milhão de habitantes, é o oitavo mais populoso e tem a sexta maior economia dentre os municípios brasileiros, com um PIB em torno de R$ 100 bilhões. Abriga o 11° parque industrial e o sétimo setor de serviços do País. Além dessas estatísticas do IBGE, acaba de ganhar troféu como uma das 10 melhores localidades do mundo para se visitar, concedido pela Lonely Planet, uma das mais relevantes editoras globais de guias de viagem.


 
Não é sem razão que a cidade receba número crescente de visitantes, tanto por motivo de negócios quanto de lazer e turismo. Dada sua proximidade com São Paulo, com 427 quilômetros de distância, e considerando que a capital paulista tem a maior população e economia do Brasil, o fluxo diário de viajantes entre os dois municípios é um dos mais elevados do Brasil. 
 
Essa proximidade entre as duas capitais, aliada à crescente oferta de eventos culturais, gastronômicos e de negócios em Curitiba, tem impulsionado o fluxo de turistas. Para muitos viajantes, o transporte rodoviário se destaca como uma das melhores opções para esse trajeto, levando em conta questões como economia, conforto e flexibilidade.


 
“As passagens de ônibus costumam ser significativamente mais baratas em comparação com viagens aéreas, e há uma ampla oferta de horários, que podem atender a diferentes perfis de viajantes, desde aqueles que preferem pegar a estrada durante o dia para apreciar as paisagens até os que optam pelo conforto noturno para descansar e chegar ao destino de manhã”, destaca Gabriel Nunes, diretor da Santa Maria, empresa de transportes rodoviários e turísticos, com linhas intermunicipais regulares que atendem diversas cidades, entre elas São Paulo e Curitiba. 


 
Com os altos preços das passagens aéreas, o transporte rodoviário se destaca como uma alternativa mais econômica. Na Santa Maria, por exemplo, a passagem para esse trecho custa a partir de R$ 89,99, enquanto o preço de uma passagem de avião gira em torno de R$ 350,00. Além disso, optar pelo ônibus elimina custos extras, como taxas de embarque elevadas e despesas com transporte até aeroportos. Para muitos turistas e viajantes a negócios, essa economia permite redirecionar o orçamento para aproveitar melhor as atrações, hospedagens e experiências gastronômicas em Curitiba, maximizando a viagem.
 
O conforto é outro diferencial importante. “Nossos ônibus são muito modernos. Contam com poltronas reclináveis, Wi-Fi e serviço de bordo, incluindo kit lanche, em contraste com os voos domésticos curtos, que geralmente oferecem apenas água. As opções de poltronas exclusivas para mulheres também tornam a experiencia mais segura e confortável”, ressalta Nunes. 


 
O processo de embarque nesse meio de transporte também é mais simples e rápido, sem necessidade de check-in antecipado ou em longas filas nos aeroportos. Há, ainda, flexibilidade de horários. 
 
A pontualidade, nem sempre observada nos voos, também é outra vantagem. Cabe considerar, também, que, para viajar de avião, há o deslocamento até os aeroportos, na maioria das vezes longe do centro da cidade, sendo necessário chegar com antecedência, esperar mais tempo para o embarque, fila na esteira de bagagens e desembarque. Soma-se a tudo isso a duração do voo. Em percursos não longos, como entre São Paulo e Curitiba, muitas vezes a viagem de ônibus acaba tendo duração muito próxima em comparação a todos os procedimentos para viajar de avião. A relação custo-benefício total é muito favorável à opção rodoviária. 

*Larissa Souza, Gustavo Bechara e Alessandra Astolphi

Continue Reading

Geral

Mundo La Feira A Maior Imersão Para Profissionais De Saúde No Brasil Nos Dias 23 E 24 De Novembro

Published

on

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, Alphaville, São Paulo, será palco do Festival de Conteúdo Mundo La Feira, um evento exclusivo e inovador que promete ser a maior imersão para profissionais de saúde no Brasil. Focado em médicos, nutricionistas, educadores físicos e especialistas em bem-estar, o festival visa conectar esses profissionais em uma intensa jornada de aprendizado, troca de conhecimentos e networking.

Realizado no Grupo Acelerador, um espaço equipado com o que há de mais avançado em tecnologia de som e imagem, o evento oferecerá uma experiência imersiva única. Serão abordados temas essenciais para o setor de saúde, incluindo telemedicina, transformação digital, estratégias de marketing para o setor, inovação nos cuidados com a saúde e métodos de engajamento do paciente. Mais de 35 palestrantes compartilharão suas experiências nos diversos temas em torno do mercado de Saúde.

O Festival de Conteúdo Mundo La Feira é a oportunidade perfeita para os profissionais de saúde que desejam se atualizar sobre as principais tendências, compartilhar experiências e explorar novas possibilidades em um ambiente totalmente dedicado à inovação e excelência no setor. Ingressos e mais informações estão disponíveis no site oficial do evento.

1º Festival de Conteúdo Mundo La Feira

Continue Reading

Geral

Rodrigo Branco comemora 40 anos em megafesta em Miami com show exclusivo e celebridades

Published

on

By

*Por Alessandra Astolphi, Juliana Bomtorim e Viviane de Almeida

O empresário Rodrigo Branco celebrou seus 40 anos em grande estilo na última quarta-feira (13), com uma festa exclusiva na badalada Music Mansion by Billboard Brasil (@billboardbr), em Miami. O evento, que antecedeu o Grammy Latino, realizado na quinta-feira (14), reuniu um time de estrelas da música e do entretenimento, incluindo nomes como Sophie Charlotte, Xamã, Dani Souza, Mirella Santos, Nicole Bahls, Tierry, Simone Mendes, Kaká Diniz, Blogueirinha, entre outros.

A festa contou com produção impecável da party planner Amanda Lima (@amandalimadecora), que, junto à sua equipe, transformou o espaço em um cenário deslumbrante. O impressionante painel de LED da Peach LED Screen USA (@peachledscreen_usa), os sofisticados arranjos florais de Max Eventos Design e o menu de primeira assinado pela chef Ana Montag, com o apoio da Sagrado, foram alguns dos destaques da noite. Os convidados também se deliciaram com as pizzas gourmet preparadas na hora pela Bella Italia Pizza Gourmet by Chef Enrico (@bellaitaliapizzagourmet) e com os drinks exclusivos servidos pela Sintonia Bartenders (@sintoniabartenders) e pela brasileira Twister Caipirinhas.

“Foi incrível poder comemorar esses dias com pessoas que amo e admiro muito!”, declarou Rodrigo, que também celebra 10 anos de vida nos EUA. A comemoração, registrada pelo fotógrafo Suflorentino Photography (@suflorentinophotography), continuou na badalada E11EVEN Miami, presente no Top 10 das baladas mais icônicas do mundo, consolidando Rodrigo Branco como um anfitrião de festas inesquecíveis no cenário das celebridades.

O catering, que foi um dos grandes sucessos da noite, ficou a cargo de Camila Barquete (@camilabarquete), garantindo uma experiência gastronômica impecável a todos os presentes. A Music Mansion, palco da celebração, contou com o apoio da Billboard Brasil (@billboardbr), da Centrer Wellness (@centrerwellness) e da Super Luxury Group (@superluxurygroup), elevando ainda mais o nível do evento. A criação do evento foi assinada pela Ara Creative Ideas (@aracreativeideas) e toda parte técnica ficou por conta da All Musica (@allmusica).

Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, Rodrigo Branco consolida sua trajetória multifacetada como empresário, diretor de TV, publicitário, jornalista e consultor de marketing, sempre cercado de grandes personalidades.

*Fotos: Manuela Scarpa/Brazil News

Continue Reading

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra