Um levantamento fiscal representa uma análise atual da carga tributária com o objetivo de projetar reduções e otimizar resultados. Entre os estudos e as análises mais importantes, destacam-se a identificação do regime adequado de tributação e a previsão de um novo enquadramento em um próximo exercício. Uma revisão completa deve envolver, em uma análise dos últimos cinco anos, principalmente:
• escrituração fiscal;
• pagamento de impostos;
• cálculo tributário;
• emissão de notas fiscais;
• preenchimento de obrigações fiscais acessórias.
Em todos os cenários, o ideal da gestão fiscal é que ela esteja alinhada corretamente com a tributação, evitando taxas desnecessárias, duplicadas ou superfaturadas. Por isso, o levantamento é importante para identificar e definir a tributação correta incidente sobre um produto ou serviço comercializado.
Também se destacam como objetivos: um estabelecimento mais preciso de valor de mercado e uma compreensão mais exata do fluxo de caixa. Além disso, a revisão fiscal pode auxiliar em processos de fusão e aquisição, apontando a viabilidade de contratos e fornecendo respostas mais confiáveis sobre riscos de novos negócios.
Por fim, destacamos que esse diagnóstico fiscal é muito útil para manter a orientação tributária da organização. Os impactos de uma prática como essa são sentidos em curto prazo, e o levantamento correto oferece mais segurança para as perspectivas da organização.
Como realizar um levantamento fiscal e tributário?
Um especialista ou consultor analisa se as práticas estão sendo compatíveis com a legislação fiscal e levanta informações sobre a situação tributária e o pagamento de todos os impostos.
A partir disso, é possível verificar se há possibilidade de recuperação de créditos e se uma revisão pode propiciar novas oportunidades de negócios. Também é provável que aconteça uma recuperação retroativa de créditos.
Recomenda-se a prática de levantamento fiscal com uma frequência anual. Dessa forma, a organização estará sempre garantindo um planejamento tributário adequado. Repita sempre as análises e verifique se são necessárias novas adaptações ou se as premissas anteriores continuam adequadas ao alinhamento estratégico do negócio.
Na esfera administrativa, o gestor deve, primeiramente, contar com um profissional capacitado e especializado para essa prática. O próprio contador da empresa ou uma equipe externa de auditoria cumprem essa função da forma mais correta. Nesse aspecto, são verificados a possibilidade de recuperação de créditos e se o acompanhamento das normas foi realizado corretamente.
O conjunto de todas essas práticas traz uma série de benefícios para a gestão. Um levantamento fiscal adequado contribui para recuperar créditos tributários, preservar a saúde do caixa e eliminar desperdícios.
Além disso, é possível usar incentivos ou benefícios fiscais, identificar necessidades de treinamento interno, alcançar maior eficiência operacional e melhorar como um todo a reputação da organização.
Como recuperar benefícios fiscais pelo levantamento?
Por meio da realização do levantamento fiscal, é possível identificar os tributos pagos e resgatar oportunidades, como a recuperação de benefícios fiscais ou recursos que não foram utilizados. Nesse último caso, é permitido executar pedido de restituição.
À organização é dado o direito de preitear restituição ou ressarcimento de valores que foram pagos indevidamente. A entidade pública, municipal, estadual ou federal estabelece um procedimento que apura a veracidade e executa compensação direta do crédito por meio de débitos a vencer.
O procedimento envolve uma série de atividades e análises que apuram dados relevantes inerentes à tributação da organização. Algumas das principais ações de constatação consideram:
• recálculo de tributos;
• retificação de declarações e obrigações acessórias vinculadas ao tributo;
• preenchimento de formulários específicos;
• elaboração de declarações criadas para formalizar o pedido de restituição ou declaração de compensação.
Turismo de Raízes: Origens e Destinos é o tema central do evento promovido pelo Visite São Paulo Convention Bureau, com apoio da Associação Brasileira de Companhias Aéreas (Abear) e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
“O Expo Fórum é um dos eventos mais importantes de turismo de São Paulo”. A afirmação é do secretário de Turismo e Eventos do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e foi feita na manhã de hoje (19), durante coletiva de imprensa no Novotel Center Norte”.
O evento, marcado para o dia 3 de dezembro, terá como tema central Turismo de Raiz, escolhido a partir de um diálogo entre o Visite São Paulo Convention Bureau e a Secretaria. A esse respeito, Lucena destacou que, nesta edição, a pasta vai exibir segmentos turísticos, como as Rotas do Vinho, o Guia de Turismo de Raiz e o Turismo da Maturidade, entre outros.
Já o presidente do VSPCB, Toni Sando, afirmou que “o Expo Fórum é um evento multisetorial” e que a entidade “tem como objetivo falar de negócios para São Paulo, já que reúne um grande grupo de empresários do setor de turismo e eventos”.
O diretor de Marketing e Inovação do VSPCB, Fabio Zelenski, destacou que a ideia da entidade, ao propor um debate sobre turismo de raiz, também é a de oferecer um caminho inverso, que é “trazer visitantes de países que enviaram imigrantes para conhecerem o impacto de suas culturas em São Paulo”.
Programação
Agendada para o dia 3 de dezembro, no WTC Events Center, a 8ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo será aberta às 9h pelo presidente-executivo do VSPCB, Toni Sando, e, em seguida, haverá uma ação social apresentada por Orlando de Souza, presidente do FOHB, e Jussara Zimmerman, diretora da Assessoria de Humanização do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas. Em seguida, às 9h30, será realizada a palestra do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. O programa continua às 10h05, com a palestra de Fernando Beltrame, sócio-presidente da Eccaplan Consultoria sobre ESG.
Às 10h30, os três ganhadores da 2ª edição do Hackathon Visite São Paulo vão apresentar as soluções desenvolvidas para transformar, por meio da tecnologia, o morador de São Paulo em turista do próprio destino. São as equipes ACB2, que criou o marketplace de experiências Passaporte; SP em Pontos, com a solução de mesmo nome, que funciona como uma rede social; e o time HackChange, que apresentou RolezAi, que vai operar pelo whatsapp.
Às 10h55, é a vez de Jurema Monteiro, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), fazer uma palestra sobre o setor. A ela, vai se seguir uma apresentação sobre Turismo de Raízes, com a moderadora Marta Poggi, consultora especializada em marketing, tendências e inovação, e a participação de Chieko Aoki, presidente da Rede Blue Tree Hotels; Khaled Mahassem, jornalista e diretor da Lynden Operadora de Turismo; e Miriam Lullo, cofundadora e coordenadora da Equipe de Especialistas em Cidadania Italiana.
Às 12h10, ocorrerá a entrega de dois prêmios: o Mari Beni pela Skal SP e o Mulheres do Turismo de São Paulo, pela Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades-Estância do Estado de São Paulo.
Além das palestras, o 8º Expo Fórum Visite São Paulo terá ainda exposição de regiões turísticas do Estado. À tarde, estão previstas capacitações.
Empresas de turismo aderem ao movimento: além de promoções e descontos, ações revertidas para causas sociais integram agenda de empresas participantes
Embora considerando o cenário econômico ainda desafiador no Brasil, a Black Friday 2024 segue cercada de boas expectativas, com o consumidor inclinado a fazer compras: a previsão, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, é que o faturamento do comércio eletrônico alcance R$ 7,9 bilhões, o que representa um crescimento de cerca de 10% em relação ano passado, quando o setor registrou queda. A maior parte das compras será direcionada a itens de eletrônicos e eletrodomésticos, e o uso de Pix e dinheiro deve crescer entre as formas de pagamento preferidas.
Para além do varejo, a indústria de serviços também aposta e investe na data, com especial destaque para o turismo. Entre as empresas que criaram condições especiais, a Schultz Operadora oferece promoções até 30 de novembro para todos os destinos disponibilizados em seu site, com promoções especiais em destinos nacionais e internacionais como Peru, Jalapão e Chapada das Mesas. Entre as centenas de roteiros exclusivos estão o “Inspire-se na Terra dos Incas”, com preços reduzidos e ofertas especiais em resorts como o Hard Rock All-Inclusive e AVA Resort Cancun. Mais informações estão disponíveis no site.
Já a Vital Card, especializada em seguros viagem, oferece vantagens exclusivas na Black Week, de 18 a 22 de novembro, incluindo câmbio promocional, upgrades do E-sim 2G grátis em todos os planos para os Estados Unidos e cobertura dobrada para a Europa, nos planos de 30 e 60 mil. Mais informações estão disponíveis no site.
A Livá Hotéis & Resorts criou a Black Week e participa com descontos de até 40% a partir do dia 22 de novembro. As promoções são para destinos de praia e serra, como o Wanderlust Experience Hotel BW Signature Collection, em Campos do Jordão (SP), o Vivant Eco Beach em Barra Grande by Livá, na Península do Maraú (BA); e o Brava Mundo, na Praia Brava, em Itajaí (SC). Embora feitas neste ano, os clientes podem efetivar e usar suas reservas até 30 de junho de 2025. Mais informações estão disponíveis no site.
Green Friday
Com o objetivo de estimular inclusão, imersão e consciência sobre importância e necessidade de conservação do meio ambiente, a Parquetur – uma das principais concessionárias de parques naturais do Brasil – confirma a realização de sua campanha Green Friday para as unidades de conservação sob sua gestão no Brasil.
Pela iniciativa, já em vigor, cada unidade de conservação terá sua própria dinâmica promocional. Três delas oferecem ingressos com 40% de desconto para vendas realizadas até o dia 2 de dezembro, via site, com possibilidade de utilização até 31 de janeiro de 2025. A promoção está disponível para compra de ingressos avulsos nas modalidades inteira e meia-entrada, com uso na data selecionada no ato da compra.
Durante toda campanha Green Friday, R$ 1,00 de cada ingresso vendido será revertido para o fundo de apoio à visitação de crianças da rede pública em cada um dos parques naturais sob concessão da Parquetur. Para além da cessão integral dos ingressos, os recursos serão utilizados para despesas com transporte dos estudantes. Mais informações e condições estão disponíveis no site de cada parque – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, parque Caminhos do Mar, Parque Nacional do Itatiaia e Parque Estadual do Ibitipoca –, além da Tirolesa Voo da Serra (atrativo que faz parte do parque Caminhos do Mar).
A SideWalk, varejista de calçados e confecções criada em 1982, anuncia o Black Side, um esquenta da Black Friday. A campanha marca o início da temporada de compras de fim de ano, oferecendo aos consumidores a oportunidade para aproveitar promoções imperdíveis, adiantar a compra de presentes ou até mesmo se presentear com algo especial.
Apesar do estresse e da competitividade que cercam a preparação desse período de vendas, as recompensas para as empresas são significativas quando as campanhas de Black Friday são executadas de forma estratégica.
Esse ano a Black Side estrategicamente contempla duas ações diferenciadas como o “Leve 3 Pague 2” na maioria de suas lojas e nas demais lojas entra a ação “Loja toda com 20% até 60% off”. (Consulte regras e lojas participantes de cada ação).
“Nosso objetivo é agradar o consumidor com produtos de alta qualidade por uma oportunidade única com valores bem atrativos e assim ajudar a equilibrar o fluxo de caixa, comenta Fabiano Byan, gerente de marketing da marca.
A SideWalk acredita no sucesso da Black Side. “Acreditamos no sucesso da nossa Black Friday, através de estratégias bem alinhadas e campanhas estruturadas, que criam uma sinergia entre nossos canais digitais e o nosso ponto de venda até chegar em nosso consumidor final.