Ao receber uma lista com seus pontos fortes e a melhorar, por onde você começaria a construir seu plano de desenvolvimento?
Um estudo desenvolvido pelo Instituto Gallup mostrou que 70% dos americanos focam primeiro nas fraquezas. No entanto, esta parece ser uma estratégia equivocada e fortemente manifestada em várias áreas da sociedade.
Eu mesma me percebi várias vezes durante minha carreira, concentrada em identificar e corrigir os pontos fracos ou ‘oportunidades de melhoria’, como preferíamos chamar.
A obsessão pelas fraquezas também aparece no ambiente familiar. Se você tem filhos, pode acabar reclamando daquilo em que eles não são bons.
Os feedbacks e a atenção certamente são bem-intencionados, mas pouco efetivos.
Erro, culpa, fracasso merecem estudo, mas revelam pouco sobre pontos fortes e como usá-los para ser mais eficazes.
Otimizar a eficácia pessoal envolve ampliar o autoconhecimento para melhor compreensão dos talentos individuais e preferências comportamentais. Para então, a partir desta compreensão, refletir sobre como usar suas fortalezas no atingimento de metas ou na escolha deliberada dos desafios a serem abraçados onde suas fortalezas possam ser amplamente aproveitadas.
Nossos talentos mais poderosos representam a nossa melhor oportunidade de desempenho em níveis de excelência. Os talentos dominantes aparecem naturalmente com frequência e de forma marcante em uma variedade de situações. Eles podem surgir como áreas de afinidade ou de aprendizagem rápida. Eles podem ser áreas de grande satisfação pessoal ou aquelas que nos fazem perder a noção do tempo.
Gostaria de compartilhar três estratégias que tenho usado para tirar melhor proveito das minhas fortalezas e que podem lhe ajudar nessa jornada:
1. Entendimento das preferências comportamentais e como elas se manifestam no dia-a-dia.
Um assessment que eu gosto muito, que é amplamente usado nas maiores empresas do mundo com este objetivo e que vejo na prática grande eficácia no desenvolvimento de líderes é o MBTI Step II.
2. Identificação dos talentos mais poderosos:
Há alguns assessments disponíveis para ajudar nessa jornada. Eu, especial, sou fã do Clifton Strengths Finder.
3. Apuração dos talentos com técnicas e conhecimento:
Para uma preferência comportamental ou um talento se tornarem um ponto forte é importante praticá-los e aprimorá-los através de estudo, treino e atitude.
Caso queira saber mais sobre como se desenvolver ou desenvolver seu time através dos pontos fortes, entre em contato: anne.marinho@mhconsult.com.br