Barra
Connect with us

Geral

Professores alertam sobre vulnerabilidade dos vestibulandos frente às grandes mudanças do INEP

Published

on

Elisa Carvalho, diretora de Projetos da ‘Resolvendo – Central Pedagógica’, afirma que as notícias dos últimos dias não foram recebidas com muita facilidade

 

Todo ano é a mesma coisa: pânico geral quando o assunto é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para quem sonha em entrar em uma Universidade, principalmente pública, essa é a grande chance de conseguir. Mas nos últimos anos o que era para ser a realização de um sonho tem virado um pesadelo.

Os jovens, que estão concluindo ou já concluíram recentemente o Ensino Médio, ficam ansiosos por conta da entrada no Nível Superior de Ensino. Mas para chegar lá é preciso muito estudo e muita batalha pela frente. E parece que esse grande sonho está se tornando um pesadelo por conta das constantes mudanças que Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).vem realizando no Enem.

Este ano, além da pandemia, que claro, deixou todo mundo de cabelo em pé, ainda veio a inconstância por parte do Inep. A notícia da exoneração do presidente, Alexandre Ribeiro Lopes, que ocorreu em fevereiro de 2021, foi apenas uma das ocorrências que deixou todo mundo sem rumo.

Alexandre estava no cargo desde maio de 2019 e as coisas já não estavam indo muito bem. Mas sua saída mostrou aos vestibulandos que algo maior está por vir e o pânico se tornou real. Especialistas da área alertam sobre os danos psicológicos que essas mudanças podem causar nos alunos que estão se preparando para um dos momentos mais importantes de suas vidas.

Elisa Carvalho, diretora de Projetos da ‘Resolvendo – Central Pedagógica’, afirma que as notícias dos últimos dias não foram recebidas com muita facilidade por parte dos vestibulandos, Ela disse que para eles, os candidatos, é muito importante ter uma homogeneidade nas informações.

“Começamos as aulas, em fevereiro, com a incerteza das datas da aplicação da prova do Enem. Normal… todos os anos aguardamos mesmo! Porém, tínhamos o primeiro obstáculo: o retorno das aulas presenciais. Iniciamos com a certeza de que a Pandemia não só causou um descompasso educacional como também afetou o emocional. Iniciar foi o nosso primeiro desafio”, explica.

Para a diretora, tudo parecia estar voltando ‘ao normal’. Sentíamos o tão sonhado “novo normal”… aulas fluindo, projetos de resgate acontecendo (aulas de reforço com as frentes mais prejudicadas, nas aulas remotas, no ano de 2020) e com planos de estudos em produção. Com aplicação das provas previstas para janeiro, conforme informado pelos membros da CNE (Conselho Nacional de Educação), os conteúdos seriam apresentados e revisados de forma mais satisfatória, principalmente pelo histórico do ano anterior. Estávamos digerindo o primeiro baque: o presidente Alexandre Ribeiro Pereira Lopes foi exonerado juntamente com o chefe de gabinete da presidência do Inep, Marcelo Silva Pontes.Tal mudança abalou muitos alunos, pois tinham em mente o que de fato aconteceria…mais mudanças pela frente”, completa.

A data da aplicação da prova do Enem oficial saiu em novembro deste ano. E claro que todos ficaram muito abalados com a decisão do governo. Ficamos bem abalados como mais essa mudança, até pelo fato de que a chance de os vestibulandos estarem com a segunda dose da vacina na data marcada para a prova é mínima, o que gera a dúvida de uma possível alteração nas datas, ou melhor, mais uma alteração para conta! Todos nós já estávamos fragilizados devido à Pandemia, mas confesso que para eles, vestibulandos, o “peso” é maior… terminar o Ensino Médio, como é o caso de muitos, e se preparar para o vestibular é um grande desafio. Como todas essas mudanças, alguns pensaram em desistir, outros sentiram “a pressão” de fato começar. Assim, infelizmente, fortalecemos mais uma inimiga: a crise de ansiedade”, pondera a professora.

Os alunos estão sentindo o baque da confusão no governo e a inconstância no Ministério da Educação que nada sabe ou não decide com exatidão. A pressão sofrida por eles já é enorme e com esse ‘muda muda’ de datas e de comando, tudo fica mais descontrolado.

A vestibulanda Graziela de Lima Candeias, de 19 anos, explica bem esse pânico: “A vida de um vestibulando sempre é muito difícil. Principalmente devido à pressão que a gente sofre todos os dias por causa do Enem, de entrar pra faculdade, de todas as coisas que a gente tem que decidir nesse período muito curto de um ano. E isso com certeza mexe muito com nossa mente e com nosso emocional”.

Para ela, a inconstância do governo atual sobre o futuro do Enem, com ou sem pandemia, está deixando todos os alunos com os nervos à flor da pele, sem saber como agir ou reagir às notícias que vem chegando pela mídia.

 

“E com o atual governo esse fato não tem sido atenuado, principalmente devido às mudanças recentes do Enem que tem sido diferente de todos os anos anteriores desde que esse atual governo se instalou. As crises de ansiedade pioraram muito e a sensação de pressão e de não saber o que vai acontecer, tem piorado. Como será o futuro do Inep, e do Enem, sem Alexandre Lopes no comando, ninguém sabe. Mas que alguém precisa dar um jeito de organizar a casa para dar uma solução mais consistente para os vestibulandos, isso precisa”, finaliza a professora, que teme que essa confusão toda nas decisões governamentais afete a saúde mental dos vestibulandos.

Continue Reading
Advertisement

Geral

ProHair lança “Pro Power Blond” em campanha cinematográfica liderada por Arthur Tavares

Published

on

Diretor de Arte e coordenador junto aos Embaixadores da marca, Warlei Rocha revisitou o impacto pop-cultural com um Blonde Beyoncé na campanha
Robson Jaymes que entregou uma releitura do Blond Dourado com Contorno de luz que esculpe a cor como uma Jóia.

Um novo capítulo do loiro brasileiro acaba de ser escrito — e com verniz de alta moda. A ProHair apresenta o Pro Power Blond, uma campanha que transcende técnica e estética ao unir narrativa visual, direção artística seletiva e interpretação autoral do loiro contemporâneo.
Sob a batuta criativa de Arthur Tavares, o shooting nasce da inspiração na paleta da Pantone, tratada como uma tela branca na qual a luz ganha corpo, textura e personalidade. O resultado são três blondes de assinatura, cada um traduzindo uma estética, um ritmo e um discurso dentro da nova fase da marca.

Warlei Rocha (@wroch_a) revisita o impacto pop-cultural com um Blonde Beyoncé criado para uma modelo negra cacheada — brilho, força e protagonismo que respiram atitude.
Robson Jaymes (@robonjaymesjob) entrega uma leitura moderna de glamour com seu loiro dourado de contorno, onde sombra e luz esculpem o rosto como joalheria.

E Arthur Tavares sela o trio com o Cloud Dancer Blond, inspirado na Pantone Cloud Dancer e na cor natural da própria modelo — um loiro etéreo, minimalista, quase flutuante, que redefine a ideia de pureza luminosa.

Mas o glamour não se sustenta apenas no clique: a ProHair reforça seu DNA técnico com tratamentos que elevam o loiro ao patamar do luxo sensorial. A linha Nano S.O.S. reconstrói com precisão cirúrgica:Banana & Mel devolve maleabilidade cremosa;e o BB Cream finaliza com brilho espelhado e disciplina luxuosa.

O Pro Power Blond marca mais do que uma campanha — marca uma era. Uma estética onde luz, cabelo e direção criativa se encontram em equilíbrio perfeito. Uma conversa sofisticada entre moda, técnica e identidade. Para ver o editorial completo, acesse @prohairoficial.

Continue Reading

Geral

Em expansão, GoldKo, marca de chocolates sem açúcar, inaugura unidade no Shopping Mooca

Published

on

Com cafés, chocolates e presentes para todos os estilos, a nova loja chega oferecendo uma experiência completa em um ambiente acolhedor e moderno

A GoldKo, marca brasileira que revolucionou o mercado de chocolates ao unir indulgência e bem-estar, segue expandindo sua presença pelo país. A próxima inauguração acontece nesta sexta-feira (12) às 16h no Shopping Mooca, São Paulo, reforçando o plano de expansão da rede por meio do modelo de franquias.

Fundada pelos irmãos Gregory e Chantal Kopenhagen Goldfinger, junto com seu Pai Paulo, a GoldKo nasceu com o propósito de transformar o prazer de comer chocolate em uma experiência mais consciente — sem adição de açúcares, com um vasto portfólio de opções sem glúten e opções veganas, mas com o mesmo sabor surreal que conquistou milhares de consumidores.

Nos últimos meses, a marca ganhou destaque nacional ao viralizar no TikTok, onde seus conteúdos sobre produtos e bastidores da vida da fundadora Chantal ultrapassaram milhões de visualizações.

Esse crescimento orgânico impulsionou o reconhecimento da GoldKo como uma das marcas mais queridas da nova geração de consumidores que buscam equilíbrio, autenticidade e sabor.

Com cafés, chocolates e presentes para todos os estilos, a nova loja, que será operada por Paula Raciatto, chega oferecendo uma experiência completa em um ambiente acolhedor e moderno, com design característico da marca.

Segundo Gregory Goldfinger, CEO da GoldKo, a expansão tem como objetivo aproximar ainda mais o público da marca.

“Cada nova loja representa um pedacinho do nosso sonho: mostrar que é possível se permitir sem culpa e transformar o consumo de chocolate em um momento de prazer real e equilibrado.”

Continue Reading

Geral

Previsão espiritual de Vó Bahiana confirma tetracampeonato do Flamengo

Published

on

Pela 4ª vez conquistando a Taça Conmebol Libertadores da América, no último sábado, dia 29 de novembro, o Flamengo foi o campeão em cima do Palmeiras com o placar de 1 x 0. Com isso, se tornou o primeiro time brasileiro a alcançar o tetracampeonato. A final mobilizou torcedores de todo o país, além de Lima, no Peru, onde aconteceu a partida de futebol decisiva.

Mas quem acompanha a sensitiva Vó Bahiana nas redes sociais já sabia quem sairia vitorioso nesse duelo. A pedido de seguidores, um dia antes da final a vidente postou um vídeo falando sobre o jogo. “Amanhã, o time que usará a roupa vermelha irá levantar a taça e levar a melhor. Então, agora vamos esperar o jogo”, falou. Rapidamente, o post obteve milhares de interações entre curtidas e comentários, com alguns comemorando o resultado, enquanto outros pediam previsões de outros times em diversos campeonatos.

Ainda no mundo da bola, em 18 de novembro a espiritualista postou uma previsão sobre o ano de 2026, em que a Seleção Brasileira perderá um grande nome, mas não se trata de um jogador de futebol. “Será um bom ano para o futebol brasileiro, mas, infelizmente, haverá a perda de um grande técnico ou alguém que ‘fala’ em campo, que conduza ou narre as jogadas. Mas eu sei que ele é bem falado nas Seleções Brasileiras. Infelizmente, nem todas as previsões são boas, mas a gente tem de repassar as mensagens do plano espiritual”, comentou durante o vídeo.  

Considerada a maior vidente do Brasil, Vó Bahiana acumula mais de 15 milhões de seguidores apenas no Instagram, com “filhos de fé” no Brasil e em diversos países do exterior. Ela publica diariamente diversas previsões, além de dicas espirituais e lives para ajudar nos caminhos de quem a procura.

Saiba mais em @vobahianaoficial_2026

Continue Reading

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra