Barra
Connect with us

Geral

Professores alertam sobre vulnerabilidade dos vestibulandos frente às grandes mudanças do INEP

Published

on

Elisa Carvalho, diretora de Projetos da ‘Resolvendo – Central Pedagógica’, afirma que as notícias dos últimos dias não foram recebidas com muita facilidade

 

Todo ano é a mesma coisa: pânico geral quando o assunto é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para quem sonha em entrar em uma Universidade, principalmente pública, essa é a grande chance de conseguir. Mas nos últimos anos o que era para ser a realização de um sonho tem virado um pesadelo.

Os jovens, que estão concluindo ou já concluíram recentemente o Ensino Médio, ficam ansiosos por conta da entrada no Nível Superior de Ensino. Mas para chegar lá é preciso muito estudo e muita batalha pela frente. E parece que esse grande sonho está se tornando um pesadelo por conta das constantes mudanças que Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).vem realizando no Enem.

Este ano, além da pandemia, que claro, deixou todo mundo de cabelo em pé, ainda veio a inconstância por parte do Inep. A notícia da exoneração do presidente, Alexandre Ribeiro Lopes, que ocorreu em fevereiro de 2021, foi apenas uma das ocorrências que deixou todo mundo sem rumo.

Alexandre estava no cargo desde maio de 2019 e as coisas já não estavam indo muito bem. Mas sua saída mostrou aos vestibulandos que algo maior está por vir e o pânico se tornou real. Especialistas da área alertam sobre os danos psicológicos que essas mudanças podem causar nos alunos que estão se preparando para um dos momentos mais importantes de suas vidas.

Elisa Carvalho, diretora de Projetos da ‘Resolvendo – Central Pedagógica’, afirma que as notícias dos últimos dias não foram recebidas com muita facilidade por parte dos vestibulandos, Ela disse que para eles, os candidatos, é muito importante ter uma homogeneidade nas informações.

“Começamos as aulas, em fevereiro, com a incerteza das datas da aplicação da prova do Enem. Normal… todos os anos aguardamos mesmo! Porém, tínhamos o primeiro obstáculo: o retorno das aulas presenciais. Iniciamos com a certeza de que a Pandemia não só causou um descompasso educacional como também afetou o emocional. Iniciar foi o nosso primeiro desafio”, explica.

Para a diretora, tudo parecia estar voltando ‘ao normal’. Sentíamos o tão sonhado “novo normal”… aulas fluindo, projetos de resgate acontecendo (aulas de reforço com as frentes mais prejudicadas, nas aulas remotas, no ano de 2020) e com planos de estudos em produção. Com aplicação das provas previstas para janeiro, conforme informado pelos membros da CNE (Conselho Nacional de Educação), os conteúdos seriam apresentados e revisados de forma mais satisfatória, principalmente pelo histórico do ano anterior. Estávamos digerindo o primeiro baque: o presidente Alexandre Ribeiro Pereira Lopes foi exonerado juntamente com o chefe de gabinete da presidência do Inep, Marcelo Silva Pontes.Tal mudança abalou muitos alunos, pois tinham em mente o que de fato aconteceria…mais mudanças pela frente”, completa.

A data da aplicação da prova do Enem oficial saiu em novembro deste ano. E claro que todos ficaram muito abalados com a decisão do governo. Ficamos bem abalados como mais essa mudança, até pelo fato de que a chance de os vestibulandos estarem com a segunda dose da vacina na data marcada para a prova é mínima, o que gera a dúvida de uma possível alteração nas datas, ou melhor, mais uma alteração para conta! Todos nós já estávamos fragilizados devido à Pandemia, mas confesso que para eles, vestibulandos, o “peso” é maior… terminar o Ensino Médio, como é o caso de muitos, e se preparar para o vestibular é um grande desafio. Como todas essas mudanças, alguns pensaram em desistir, outros sentiram “a pressão” de fato começar. Assim, infelizmente, fortalecemos mais uma inimiga: a crise de ansiedade”, pondera a professora.

Os alunos estão sentindo o baque da confusão no governo e a inconstância no Ministério da Educação que nada sabe ou não decide com exatidão. A pressão sofrida por eles já é enorme e com esse ‘muda muda’ de datas e de comando, tudo fica mais descontrolado.

A vestibulanda Graziela de Lima Candeias, de 19 anos, explica bem esse pânico: “A vida de um vestibulando sempre é muito difícil. Principalmente devido à pressão que a gente sofre todos os dias por causa do Enem, de entrar pra faculdade, de todas as coisas que a gente tem que decidir nesse período muito curto de um ano. E isso com certeza mexe muito com nossa mente e com nosso emocional”.

Para ela, a inconstância do governo atual sobre o futuro do Enem, com ou sem pandemia, está deixando todos os alunos com os nervos à flor da pele, sem saber como agir ou reagir às notícias que vem chegando pela mídia.

 

“E com o atual governo esse fato não tem sido atenuado, principalmente devido às mudanças recentes do Enem que tem sido diferente de todos os anos anteriores desde que esse atual governo se instalou. As crises de ansiedade pioraram muito e a sensação de pressão e de não saber o que vai acontecer, tem piorado. Como será o futuro do Inep, e do Enem, sem Alexandre Lopes no comando, ninguém sabe. Mas que alguém precisa dar um jeito de organizar a casa para dar uma solução mais consistente para os vestibulandos, isso precisa”, finaliza a professora, que teme que essa confusão toda nas decisões governamentais afete a saúde mental dos vestibulandos.

Continue Reading
Advertisement

Geral

Dia das crianças: como impulsionar a educação financeira dos filhos?

Published

on

By

A educação financeira dos filhos se faz cada vez mais necessária para que eles se tornem adultos conscientes quando se trata de dinheiro

A educação financeira dos filhos se faz cada vez mais necessária para que eles se tornem adultos conscientes quando se trata de dinheiro

O Dia das Crianças será celebrado no próximo sábado (12) e, portanto, aumentam as expectativas dos pequenos em relação a ganhar presentes, passeios ou até mesmo um PIX para usar como desejam. No entanto, tais expectativas devem caber no orçamento da família. Neste cenário, você sabe como impulsionar a educação financeira dos filhos?

“Não há uma idade mínima para começar a falar de dinheiro. Mesmo para os menores é possível introduzir o tema de maneira lúdica, ajudando-os a escolher entre duas coisas que eles desejam, por exemplo. Passo a passo, essas lições vão crescendo e ajudando a formar um adulto consciente da importância de se ter um planejamento financeiro”, afirma Lucas Moura, consultor da TudoNoBolso.

Alguns pais preferem educar financeiramente os pequenos com uma mesada. De acordo com dados do Boa Vista Negócios, 30% dos pais possuem o hábito de oferecer verba mensal ou semanal para que os filhos adquiram responsabilidade e valorizem o dinheiro recebido. Em outro estudo realizado pelo Pic Pay, 70% dos responsáveis só oferecem mesada quando necessário, e 13% condicionam o valor ao alcance de metas.

Para o especialista Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios,  é necessário que a educação financeira seja cada vez mais incentivada na nossa sociedade.

“Se conseguirmos emular as crianças desde o início, elas crescerão preparadas para lidar com o dinheiro e obter uma relação muito mais saudável com as contas. A consciência de gastos e o planejamento para realização de grandes projetos beneficia não apenas o detentor do dinheiro, mas todos ao seu redor”, diz.

Como impulsionar a educação financeira dos filhos?

É normal que as crianças não entendam sobre orçamentos, dívidas, cartões e outros conceitos que envolvem dinheiro. No entanto, este cenário pode mudar para que os pequenos cresçam entendendo como se responsabilizar e valorizar aquilo que ganham.

O Dia das Crianças e as férias são boas oportunidades para falar sobre educação financeiracom os filhos. Isso porque é possível aplicar uma técnica conhecida como diagnóstico financeiro. Ela consiste em observar, no período de um mês, quais foram as vezes que os filhos pediram dinheiro, para quais objetivos, e qual a quantia total que foi gasta.

Continue Reading

Geral

Débora Fernandes: a voz feminina sobre a importância do sono

Published

on

Você sabia que o Brasil é o 11º mercado mais relevante do mundo em bem-estar? Sim. A economia desse segmento é avaliada em mais de 400 bilhões de reais e cada vez mais se fala da importância da higiene do sono. Em meio a esse cenário, Débora Fernandes, Diretora Executiva do INER – Instituto Nacional de Estudos do Repouso – e Pró-Espuma tem se destacado como uma voz feminina em prol da chamada ciência do conforto. “Atualmente, a concorrência na indústria colchoeira é muito alta, são mais de 300 empresas de colchões estabelecidas no país, e o principal aspecto de competitividade entre elas é a disputa pelo menor preço, estando a qualidade em segundo plano para muitas dessas empresas. Por isso é fundamental que o consumidor adquira mais conhecimento sobre como escolher um colchão ideal”, declara.

A executiva que é graduada em Direito e Propaganda e Marketing e pós Graduada em Administração de Marketing, ainda possui especialização em Marketing Digital e Inovação. Estar à frente do Instituto Nacional de Estudos do Repouso há dois anos e protagonizar o crescimento do órgão em âmbito nacional e internacional é resultado de uma vida inteira dedicada não só à demanda do mercado, mas também, a execução de um propósito de vida que é, através da informação, modificar a vida das pessoas, para melhor. “Como palestrante e à frente de um órgão tão essencial, compartilho diariamente insights sobre a otimização do ambiente de sono e faço isso em meu trabalho, tanto para um público segmentado como no geral, ao ser entrevistada por diversos veículos de comunicação. Recentemente, por exemplo, ministrei um worshop na ABCasa Fair, que reuniu arquitetos, decoradores, lojistas e profissionais do setor de hotelaria. Nesses encontros realizo uma troca rica, muitas conexões com informações de tendências de mercado, além de inspirações e inovações em colchões e quartos que vi nas feiras internacionais de Milão e Maastricht”.

A bagagem profissional da executiva inclui gestão de relacionamento, negócios, eventos, marketing digital, com experiência nos segmentos de luxo, varejo e bens de consumo, sendo que Débora ainda é também host do podcast Pró-Espuma Cast do INER. “Uma das palavras que mais uso e de verdade executo em minha vida é resiliência, ou seja, é sempre necessário que nos moldemos a novos cenários investindo a cada segundo ainda mais em informação, experiência e autoconhecimento. Procuro acompanhar o mercado e preservar meus valores e, principalmente, tanto em minha profissão quanto na atuação enquanto líder, promovo a empatia”, conta.

O Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) nasceu em 1984 com o propósito de promover escolhas conscientes para o sono saudável, com base em conhecimento técnico, tendências de mercado, estudos científicos, comportamento de consumo e tecnologia. “O Instituto foi pioneiro ao desenvolver a Tabela de Biotipo, sendo esta a primeira norma técnica para colchões de espumas do Brasil, o que mudou a forma como fabricamos e compramos colchão, nas últimas quatro décadas. A entidade também criou o selo Pró-Espuma, que certifica a qualidade da matéria-prima utilizada nos colchões, seguindo os mais rigorosos testes de qualidade do mercado”, pontua Débora. Em 2004, o Instituto criou a primeira norma técnica para colchões de molas no Brasil e o Certificado Pró-Molas e em 2011 passou a certificar também estofados e travesseiros. “Continuamos liderando o setor, impulsionando o desenvolvimento de pesquisas e normativas para balizar o desenvolvimento de produtos e serviços de alta qualidade no país, tudo isso sob os pilares da sustentabilidade” reitera.

Continue Reading

Entretenimento

Valparaíso Adventure Park oferece programação especial para o Mês das Crianças

Published

on

By

A programação acontecerá todos os sábados de outubro, com atrações como super-heróis caninos, turma do mouse, bichinhos intergalácticos e a dupla veloz

No mês de outubro, o Valparaíso Adventure Park preparou uma comemoração especial, dedicando todo o mês às crianças com uma programação repleta de experiências inesquecíveis. Em parceria com a Paty Produções, o parque apresenta eventos que prometem encantar toda a família, incluindo uma série de pocket shows que acontecerão em todos os sábados do mês, começando no dia 5 e encerrando dia 26.

No primeiro dia, os convidados especiais foram a Auventura Canina Super-heróis, que levaram uma emocionante aventura com os super-heróis caninos. No sábado seguinte, dia 13, a Turma do Mouse será a atração, oferecendo um dia repleto de diversão e alegria.

No dia 19, as crianças serão convidadas a embarcar em uma jornada fascinante pelo espaço e conhecer os bichinhos intergalácticos, Stitch e Angel. No último final de semana de celebração do Mês das Crianças, a dupla mais veloz da ilha, Sonic e Amy, tomará conta do parque aquático.

Além das atrações especiais, o parque também vai oferecer atividades recorrentes. De quinta a domingo, durante o mês de outubro, os visitantes poderão se refrescar com a Acquazumba, uma atividade divertida e energética. Já às sextas-feiras, a Water Ball garantirá risadas em família.

Acesse o site e fique por dentro de toda programação: https://www.valparaisoadventurepark.com.br/

Além das atrações especiais, o parque também vai oferecer atividades recorrentes. De quinta a domingo, durante o mês de outubro, os visitantes poderão se refrescar com a Acquazumba, uma atividade divertida e energética. Já às sextas-feiras, a Water Ball garantirá risadas em família.

Acesse o site e fique por dentro de toda programação: Link

Sobre o Valparaíso Adventure Park

O Valparaíso Adventure Park, localizado em Paço do Lumiar, na ilha de São Luís (MA), é um parque aquático e de aventuras radicais. Fundado em 2009 pela família Madeira, ele surgiu a partir da aquisição do terreno que hoje abriga o maior parque de aventuras do Maranhão. Ao longo dos anos, o espaço expandiu suas atividades e passou a oferecer também turismo e gastronomia de qualidade, mas sem perder sua identidade original. Em 2021, o parque se destacou por suas inovações tecnológicas e medidas de segurança. Além disso, passou por um rebranding e recebeu o nome Valparaíso Adventure Park. Rodeado por uma reserva florestal de sete hectares, oferece 13 atrações. Entre os destaques, está a tirolesa, que possui um percurso de 220 metros que passa sobre a reserva florestal, e a Isla Negra, uma piscina de ondas, com borda de areia natural e com dimensões de 65 m de largura, 73,70 m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água.

Continue Reading

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra