Conseguir se inserir no mercado de trabalho pode ser desafiador para qualquer pessoa, mas para adultos autistas os obstáculos podem parecer ainda maiores. As características comuns do autismo, como dificuldades de comunicação social, alteração sensorial e necessidade de rotinas estruturadas podem gerar obstáculos em ambientes de trabalho tradicionais.
“No entanto, é crucial reconhecer que o autismo se manifesta de maneira única em cada indivíduo e muitos adultos autistas possuem habilidades valiosas que podem ser aproveitadas no mercado de trabalho”, ressalta Dr. Matheus Trilico, neurologista referência em TEA e TDAH em adultos.
Segundo Trilico, a taxa de desemprego entre adultos autistas é significativamente maior em comparação à população em geral. No Brasil, dados do IBGE apontam que cerca de 85% dos profissionais com autismo permanecem fora do mercado de trabalho. Essa disparidade pode ser atribuída, em parte, à falta de conhecimento e compreensão sobre o autismo por parte de empregadores e colegas de trabalho.
Ainda, o neurologista enfatiza: “Um ambiente de trabalho despreparado para receber o autista pode prejudicar a performance e a saúde deste funcionário, gerando prejuízos tanto para o empregador quanto para o empregado. Por isso, adaptações podem ser necessárias para garantir qualidade de vida aos funcionários com TEA e bons resultados para quem os emprega”.
Adaptações Necessárias
Dr. Matheus destaca também que é fundamental desmistificar o autismo e promover a inclusão no ambiente profissional. Por exemplo, adaptações simples, como oferecer horários flexíveis, reduzir o estímulo sensorial no ambiente de trabalho e fornecer instruções claras e concisas, podem fazer uma grande diferença na vida de um funcionário autista.
Habilidades Valiosas
Além das adaptações, é crucial reconhecer as habilidades únicas que muitos adultos autistas possuem.
“A atenção meticulosa aos detalhes, a capacidade de concentração profunda e a paixão por áreas de interesse específicas podem ser ativos valiosos em diversas profissões.
Empresas que investem na inclusão de pessoas autistas não apenas promovem um ambiente de trabalho mais justo e acolhedor, mas também podem se beneficiar de uma força de trabalho mais diversificada e talentosa”, afirma Dr. Trilico.
Conclusão
É preciso entender que o autismo, apesar de complexo, não é, necessariamente, um impeditivo para exercer as atividades no trabalho. Precisamos de mais empregadores dispostos a dar uma oportunidade para essas pessoas neurodivergentes, que já possuem inúmeros prejuízos em sua vida e não precisam de mais um – o fardo de não ter uma renda.
“Ao criar oportunidades para adultos autistas, abrimos portas para um futuro profissional que, com orientação adequada, pode ser mais promissor e inclusivo”, conclui Dr. Matheus Trilico.
Mais artigos sobre TEA e TDAH em adultos podem ser vistos no portal do neurologista: https://blog.matheustriliconeurologia.com.br
Sobre o neurologista:
Dr. Matheus Luis Castelan Trilico – CRM 35805PR, RQE 24818. – Médico pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília (FAMEMA); – Neurologista com residência médica pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR); – Mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pelo HC-UFPR – Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista
A SideWalk, varejista de calçados e confecções criada em 1982, anuncia o Black Side, um esquenta da Black Friday. A campanha marca o início da temporada de compras de fim de ano, oferecendo aos consumidores a oportunidade para aproveitar promoções imperdíveis, adiantar a compra de presentes ou até mesmo se presentear com algo especial.
Apesar do estresse e da competitividade que cercam a preparação desse período de vendas, as recompensas para as empresas são significativas quando as campanhas de Black Friday são executadas de forma estratégica.
Esse ano a Black Side estrategicamente contempla duas ações diferenciadas como o “Leve 3 Pague 2” na maioria de suas lojas e nas demais lojas entra a ação “Loja toda com 20% até 60% off”. (Consulte regras e lojas participantes de cada ação).
“Nosso objetivo é agradar o consumidor com produtos de alta qualidade por uma oportunidade única com valores bem atrativos e assim ajudar a equilibrar o fluxo de caixa, comenta Fabiano Byan, gerente de marketing da marca.
A SideWalk acredita no sucesso da Black Side. “Acreditamos no sucesso da nossa Black Friday, através de estratégias bem alinhadas e campanhas estruturadas, que criam uma sinergia entre nossos canais digitais e o nosso ponto de venda até chegar em nosso consumidor final.
47% da lista são startups brasileiras, seguidas pelo México. A Argentina, Chile e o Perú se mantêm estáveis. A Colômbia perdeu a colocação este ano
O Latam EdTech 100 anualmente reconhece as empresas que inovaram e tiveram o potencial notável no campo da tecnologia educacional. Por meio deste ranking, a HolonIQ visa destacar as startups que estão liderando em seu setor e também contribuindo de forma significativa para que haja esforços globais nos avanços de novas ferramentas no ensino.
O Brasil é dominante no âmbito das empresas de educação e na geração de força de trabalho nesta área, abrangendo quase metade das organizações. México e Argentina são polos relevantes para a inovação e para o desenvolvimento de negócios no segmento. O cenário de startups de EdTech do Brasil está evoluindo, com organizações se concentrando em três áreas principais: Sistemas de Gestão, Ambientes de Aprendizagem e realização de projetos.
Fundada em 2021, a Somos Young é uma edtech de captação, relacionamento e cobrança de alunos do ensino superior. Sua solução integra todos os canais de atendimento ao estudante de forma prática e intuitiva. Utilizando uma poderosa ferramenta de IA para relacionamento em tempo real com o aluno, a companhia oferece soluções de inteligência de mercado, marketing, relacionamento, captação, permanência, cobrança e crédito para mais de 700 instituições de ensino superior no Brasil.
A lista deste ano apresenta predominantemente organizações jovens, com a maioria fundada nos últimos 6 anos. A distribuição é equilibrada. Há uma mistura de startups e empresas um pouco mais estabelecidas, formando um ambiente dinâmico no qual novas ideias atendem à necessidade de crescimento escalável. O setor está cada vez mais maduro e pronto para aproveitar o investimento e a expansão.
Daniel Barros, Co-CEO da Somos Young, comunica a importância de compor a lista, na qual estão as edtechs mais promissoras no mercado. Isto os eleva a um patamar de reconhecimento devido à realização laboral ao longo dos anos: “Fazer parte da lista é um termômetro importantíssimo no reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos anos, conforme as conquistas que Young tem conquistado no país, com grandes instituições. Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo junto ao ensino superior brasileiro”.
Os modelos direto ao consumidor são fortes no mercado da América Latina e do Caribe, com a procura por aplicativos de aprendizagem, qualificação, tutoria e soluções para encontrar faculdades. Esses aplicativos de aprendizagem D2C, atendem aos usuários ansiosos para aumentar suas habilidades e fazer escolhas educacionais informadas, aproveitando a demanda por conhecimento acessível e mobile-first.
Padre Reginaldo Manzotti animou a multidão no maior evento católico do Brasil
Neste sábado (26), milhares de pessoas participaram da sétima edição do Evangelizar É Preciso Fortaleza, no Aterro da Praia de Iracema. Fiéis de todo o Nordeste, e de diferentes regiões do Brasil, contemplaram uma programação repleta de atrações, como a Santa Missa concelebrada, pela primeira vez, pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, e o Padre Reginaldo Manzotti, fundador e presidente da Obra Evangelizar.
Com o tema: “Livrai-nos do mal” e o lema: “Jesus nos dá força e nos livra do mal” (2TS 3,3), o evento contou com uma grande infraestrutura e momentos de espiritualidade, orações e shows católicos que emocionaram o público. Padre Manzotti também surpreendeu ao fazer uma homenagem ao rádio brasileiro, em comemoração pelos 20 anos de seu programa de maior sucesso, “Experiência de Deus”.
A programação teve início ao meio dia e o Terço Mariano foi conduzido pela Carol Tormena, da TV Evangelizar. Danilo Dyba, finalista do The Voice Brasil em 2012, abriu a programação musical. Em seguida, o cantor e compositor George Morais agitou o público e Ticiana de Paula, cantora e compositora, apresentou canções de seu álbum “Confissões”. O grupo Entretons, formado por membros da Comunidade Shalom, também entregou sua musicalidade contagiante, exaltando o amor divino.
Seguindo o momento de orações, Padre Renato Redeson rezou o Terço de Jesus das Santas Chagas, e a Arquidiocese de Fortaleza, com Padre Vicente Oliveira, Padre Antônio Furtado, conhecido por suas “Missas de Cura”, e Padre Helano Samy, participaram levando mensagens de esperança ao público presente.
O grande momento aconteceu às 17h, com o início da Santa Missa concelebrada, pela primeira vez, pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, e o Padre Reginaldo Manzotti. Em seguida, o sacerdote conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento e, para finalizar o grande evento, apresentou um show de evangelização, que levou os fiéis a uma profunda experiência e encontro com Deus, através de oração, música e arte.