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Quais são os desafios do autista adulto no mercado de trabalho?

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Conseguir se inserir no mercado de trabalho pode ser desafiador para qualquer pessoa, mas para adultos autistas os obstáculos podem parecer ainda maiores. As características comuns do autismo, como dificuldades de comunicação social, alteração sensorial e necessidade de rotinas estruturadas podem gerar obstáculos em ambientes de trabalho tradicionais.


“No entanto, é crucial reconhecer que o autismo se manifesta de maneira única em cada indivíduo e muitos adultos autistas possuem habilidades valiosas que podem ser aproveitadas no mercado de trabalho”, ressalta Dr. Matheus Trilico, neurologista referência em TEA e TDAH em adultos.


Segundo Trilico, a taxa de desemprego entre adultos autistas é significativamente maior em comparação à população em geral. No Brasil, dados do IBGE apontam que cerca de 85% dos profissionais com autismo permanecem fora do mercado de trabalho. Essa disparidade pode ser atribuída, em parte, à falta de conhecimento e compreensão sobre o autismo por parte de empregadores e colegas de trabalho.


Ainda, o neurologista enfatiza: “Um ambiente de trabalho despreparado para receber o autista pode prejudicar a performance e a saúde  deste funcionário, gerando prejuízos tanto para o empregador quanto para o empregado. Por isso, adaptações podem ser necessárias para garantir qualidade de vida aos funcionários com TEA e bons resultados para quem os emprega”.


Adaptações Necessárias


Dr. Matheus destaca também que é fundamental desmistificar o autismo e promover a inclusão no ambiente profissional. Por exemplo, adaptações simples, como oferecer horários flexíveis, reduzir o estímulo sensorial no ambiente de trabalho e fornecer instruções claras e concisas, podem fazer uma grande diferença na vida de um funcionário autista.


Habilidades Valiosas


Além das adaptações, é crucial reconhecer as habilidades únicas que muitos adultos autistas possuem.


“A atenção meticulosa aos detalhes, a capacidade de concentração profunda e a paixão por áreas de interesse específicas podem ser ativos valiosos em diversas profissões.

Empresas que investem na inclusão de pessoas autistas não apenas promovem um ambiente de trabalho mais justo e acolhedor, mas também podem se beneficiar de uma força de trabalho mais diversificada e talentosa”, afirma Dr. Trilico.


Conclusão


É preciso entender que o autismo, apesar de complexo, não é, necessariamente, um impeditivo para exercer as atividades no trabalho. Precisamos de mais empregadores dispostos a dar uma oportunidade para essas pessoas neurodivergentes, que já possuem inúmeros prejuízos em sua vida e não precisam de mais um – o fardo de não ter uma renda.


“Ao criar oportunidades para adultos autistas, abrimos portas para um futuro profissional que, com orientação adequada, pode ser mais promissor e inclusivo”, conclui Dr. Matheus Trilico.
 
Mais artigos sobre TEA e TDAH em adultos podem ser vistos no portal do neurologista: https://blog.matheustriliconeurologia.com.br
 
 
Sobre o neurologista:


Dr. Matheus Luis Castelan Trilico – CRM 35805PR, RQE 24818.
– Médico pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília (FAMEMA);
– Neurologista com residência médica pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR);
– Mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pelo HC-UFPR
– Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista

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ProHair lança “Pro Power Blond” em campanha cinematográfica liderada por Arthur Tavares

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Diretor de Arte e coordenador junto aos Embaixadores da marca, Warley Rocha revisitou o impacto pop-cultural com um Blonde Beyoncé na campanha
Robson Jaymes que entregou uma releitura do Blond Dourado com Contorno de luz que esculpe a cor como uma Jóia.

Um novo capítulo do loiro brasileiro acaba de ser escrito — e com verniz de alta moda. A ProHair apresenta o Pro Power Blond, uma campanha que transcende técnica e estética ao unir narrativa visual, direção artística seletiva e interpretação autoral do loiro contemporâneo.
Sob a batuta criativa de Arthur Tavares, o shooting nasce da inspiração na paleta da Pantone, tratada como uma tela branca na qual a luz ganha corpo, textura e personalidade. O resultado são três blondes de assinatura, cada um traduzindo uma estética, um ritmo e um discurso dentro da nova fase da marca.

Warlei Rocha (@wroch_a) revisita o impacto pop-cultural com um Blonde Beyoncé criado para uma modelo negra cacheada — brilho, força e protagonismo que respiram atitude.
Robson Jaymes (@robonjaymesjob) entrega uma leitura moderna de glamour com seu loiro dourado de contorno, onde sombra e luz esculpem o rosto como joalheria.

E Arthur Tavares sela o trio com o Cloud Dancer Blond, inspirado na Pantone Cloud Dancer e na cor natural da própria modelo — um loiro etéreo, minimalista, quase flutuante, que redefine a ideia de pureza luminosa.

Mas o glamour não se sustenta apenas no clique: a ProHair reforça seu DNA técnico com tratamentos que elevam o loiro ao patamar do luxo sensorial. A linha Nano S.O.S. reconstrói com precisão cirúrgica:Banana & Mel devolve maleabilidade cremosa;e o BB Cream finaliza com brilho espelhado e disciplina luxuosa.

O Pro Power Blond marca mais do que uma campanha — marca uma era. Uma estética onde luz, cabelo e direção criativa se encontram em equilíbrio perfeito. Uma conversa sofisticada entre moda, técnica e identidade. Para ver o editorial completo, acesse @prohairoficial.

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Em expansão, GoldKo, marca de chocolates sem açúcar, inaugura unidade no Shopping Mooca

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Com cafés, chocolates e presentes para todos os estilos, a nova loja chega oferecendo uma experiência completa em um ambiente acolhedor e moderno

A GoldKo, marca brasileira que revolucionou o mercado de chocolates ao unir indulgência e bem-estar, segue expandindo sua presença pelo país. A próxima inauguração acontece nesta sexta-feira (12) às 16h no Shopping Mooca, São Paulo, reforçando o plano de expansão da rede por meio do modelo de franquias.

Fundada pelos irmãos Gregory e Chantal Kopenhagen Goldfinger, junto com seu Pai Paulo, a GoldKo nasceu com o propósito de transformar o prazer de comer chocolate em uma experiência mais consciente — sem adição de açúcares, com um vasto portfólio de opções sem glúten e opções veganas, mas com o mesmo sabor surreal que conquistou milhares de consumidores.

Nos últimos meses, a marca ganhou destaque nacional ao viralizar no TikTok, onde seus conteúdos sobre produtos e bastidores da vida da fundadora Chantal ultrapassaram milhões de visualizações.

Esse crescimento orgânico impulsionou o reconhecimento da GoldKo como uma das marcas mais queridas da nova geração de consumidores que buscam equilíbrio, autenticidade e sabor.

Com cafés, chocolates e presentes para todos os estilos, a nova loja, que será operada por Paula Raciatto, chega oferecendo uma experiência completa em um ambiente acolhedor e moderno, com design característico da marca.

Segundo Gregory Goldfinger, CEO da GoldKo, a expansão tem como objetivo aproximar ainda mais o público da marca.

“Cada nova loja representa um pedacinho do nosso sonho: mostrar que é possível se permitir sem culpa e transformar o consumo de chocolate em um momento de prazer real e equilibrado.”

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Previsão espiritual de Vó Bahiana confirma tetracampeonato do Flamengo

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Pela 4ª vez conquistando a Taça Conmebol Libertadores da América, no último sábado, dia 29 de novembro, o Flamengo foi o campeão em cima do Palmeiras com o placar de 1 x 0. Com isso, se tornou o primeiro time brasileiro a alcançar o tetracampeonato. A final mobilizou torcedores de todo o país, além de Lima, no Peru, onde aconteceu a partida de futebol decisiva.

Mas quem acompanha a sensitiva Vó Bahiana nas redes sociais já sabia quem sairia vitorioso nesse duelo. A pedido de seguidores, um dia antes da final a vidente postou um vídeo falando sobre o jogo. “Amanhã, o time que usará a roupa vermelha irá levantar a taça e levar a melhor. Então, agora vamos esperar o jogo”, falou. Rapidamente, o post obteve milhares de interações entre curtidas e comentários, com alguns comemorando o resultado, enquanto outros pediam previsões de outros times em diversos campeonatos.

Ainda no mundo da bola, em 18 de novembro a espiritualista postou uma previsão sobre o ano de 2026, em que a Seleção Brasileira perderá um grande nome, mas não se trata de um jogador de futebol. “Será um bom ano para o futebol brasileiro, mas, infelizmente, haverá a perda de um grande técnico ou alguém que ‘fala’ em campo, que conduza ou narre as jogadas. Mas eu sei que ele é bem falado nas Seleções Brasileiras. Infelizmente, nem todas as previsões são boas, mas a gente tem de repassar as mensagens do plano espiritual”, comentou durante o vídeo.  

Considerada a maior vidente do Brasil, Vó Bahiana acumula mais de 15 milhões de seguidores apenas no Instagram, com “filhos de fé” no Brasil e em diversos países do exterior. Ela publica diariamente diversas previsões, além de dicas espirituais e lives para ajudar nos caminhos de quem a procura.

Saiba mais em @vobahianaoficial_2026

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