Afinal, quais são os fundamentos de uma carreira com sucesso e performance?
De um profissional com alto desempenho que se destaca em qualquer cenário, principalmente, em contextos de crise, como os que vivemos a um ano atrás?
Diversas são as discussões em torno desse assunto, estudar e entender o porquê alguns indivíduos geram resultados fora da curva e continuam lutando mesmo nas condições mais difíceis, para medir essa capacidade de superação em maior ou menor grau é um dos desafios de empresas e líderes no mundo do trabalho contemporâneo.
E é sobre isso que vou falar no artigo de hoje para você, que busca e deseja descobrir qual é o seu nível de performance em cenários instáveis e adversos, para, consequentemente, potencializar o sucesso na vida e carreira.
Segundo Paul Stoltz, especialista em liderança e presidente da Peak Learning, empresa de consultoria global, fundada nos Estados Unidos, e autor de dois best-sellers relacionados ao assunto:
75% dos grandes líderes e pessoas de sucesso vieram de famílias desestruturadas, abusivas, violentas, sem dinheiro e sem estrutura emocional.
• E por quê eles alcançaram o sucesso?
• Qual a relação entre um ambiente sem estabilidade alguma e o sucesso?
A resposta é mais simples do que se pode imaginar: porque essas pessoas aprenderam a lidar com as adversidades, encarar os problemas. Mas elas não são a maioria, a maior parte vive no caos.
Foi a partir desse estudo, realizado com 100.000 pessoas para entender e tentar classificar a habilidade das pessoas em lidar com as adversidades, determinando porque algumas subiam na vida e outras não, porque alguns empreendedores e executivos faliam e outros não, que surgiu a expressão Q.A, ou, Quociente de Adversidade: como transformar obstáculos em oportunidades, com Paul Stoltz.
Se tornado estopim de interesse do público corporativo, uma abordagem significativa para organizações e profissionais que procuram uma forma intencional para ter performance em suas atuações.
O Q.A. é hoje, uma característica extremamente importante no mercado. Quem desenvolve esse atrativo consegue lidar melhor com suas emoções, independente de qual seja a adversidade e sem que isso interfira negativamente na vida e carreira.
Um bom profissional, por exemplo, passa em média, 23 adversidades ao longo do dia, desde engarrafamentos no trânsito a colegas que não cumprem o prometido.
Se você tem um nível de Q.A. (quociente de adversidade) baixo vai viver em stress constante, já, as pessoas de sucesso são aquelas que desenvolvem uma maior capacidade de resolução de problemas, ou seja, um nível de Q.A elevado.
Existem pessoas com perfis técnicos excepcionais, com currículos impecáveis em detrimento de outras não tão abastadas tecnicamente, mas que, diante de adversidades travam e as outras acessam sua capacidade máxima e utilizam todo o seu potencial.
Sucesso sustentável é aquele que quanto mais a vida te dá problemas, mais você aumenta a capacidade de resolvê-los.
Em outras palavras, quando a adversidade surge, algumas pessoas se transformam em vítimas, outras se tornam protagonistas da própria história, aprendendo a gerenciar a si mesmo, transformando adversidades em oportunidades.
3 Tipos de Quociente de Adversidade
Depois de anos de pesquisas, o criador do conceito do Q.A., Paul Stoltz, conseguiu dividir as pessoas em 3 grupos distintos: alpinistas, campistas e os desistentes.
1. Desistentes: segundo ele, são 10% da população, pessoas que odeiam correr riscos, fazem qualquer negócio em busca de segurança. São aquelas com maiores dificuldades para aceitar a complexidade e o peso das adversidades. Se portam como vítimas e injustiçados, dão desculpas para a não solução de problemas. Com facilidade se frustram e desistem.
2. Campistas: cerca de 80% da população, são em sua maioria, aqueles que conseguem superar o maior número de adversidades, mas que, ao conquistarem algo bom entram na zona de conforto e se acomodam. São os que mais ficam em cima do muro em casos de risco.
3. Alpinistas: 10% da população são alpinistas, pessoas que buscam e gostam de desafios constantes, encaram-nos como oportunidade de crescimento, se arriscam e desafiam regras para alcançar seus objetivos maiores. A máxima “ A vida se expande ou contrai de acordo com os riscos que tomamos” os representa com propriedade.
Profissionais com um nível elevado de Quociente de Adversidade compreendem que problemas são situações limitadas e, que portanto, é possível reagir de maneira eficiente.
Aqueles que percebem adversidades, derrotas ou obstáculos como passageiros têm mais chances de responder positivamente ao problema.
Se um profissional consegue manter o foco e a performance em momentos de crise, pode se considerar alpinista.
Como expandir meu Quociente de Adversidade?
Descobrir qual é o seu nível de QA vai ajudá-lo a desenvolver um diferencial competitivo, não só no mercado de trabalho, mas na vida como um todo.
Em cenários nos quais vivemos hoje, tendo que nos adaptar a mudanças constantes, saber lidar com as mais diversas situações, resolver problemas complexos, gerenciar conflitos, te permite viver com mais equilíbrio, deixando de ser constantemente afetado pelo ambiente e sequestrado por pensamentos, emoções e gatilhos emocionais.
Se você quiser fazer o teste do Q.A. e descobrir qual é o seu nível de quociente de adversidade e como desenvolver as soft skills essenciais da atualidade, para criar a capacidade de gerenciar suas emoções, ser mais eficiente, focado e alavancar sua carreira.
Inscreva-se na Maratona Matriz das Emoções, um curso 100% GRATUITO e AO VIVO com mais de 10 horas de conteúdos exclusivos, que acontece nos dias 29 de março a 01 de abril.
Clique aqui e faça sua inscrição para sair na frente em 2021.
Até a próxima semana!
Um abraço,
Paulo Alvarenga (P.A.)
CEO & Founder da Mastersoul