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5 reality show mais famosos do mundo

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Reality show

A maior parte dos reality shows exibidos no Brasil fazem parte de modelos exportados que surgiram em outros países.

Acontece que os formatos e as fórmulas usadas para elaboração de um reality dá tão certo que emissoras do mundo inteiro competem para ver que pega a melhor fatia do bolo, com o maior objetivo de captar aquilo que é mais preciso na indústria do entretenimento:

Nossa atenção.

E a equação é simples, quanto maior a atenção despendida pelo público, maior o engajamento e sua interação com o produto oferecido e mais audiência, o que gera muito lucro.

A maneira instigante com a qual os programas são pensados fazem com que seu alcance seja mundial. Foi pensando nisso que reunimos neste texto os 5 reality shows mais famosos do mundo.

Vamos conhecer quais são e porque nos identificamos tanto com eles.

O que são reality shows

Os reality shows, como o próprio nome já nos diz, são programas baseados na realidade, isso significa que não há um roteiro e não se trata de ficção.

Os participantes são pessoas comuns ou famosas, que concordam em exibir sua imagem, sua vida, seus talentos e habilidades junto com outras pessoas, construindo convivências, superando desafios e sendo recompensados pelos seus desempenhos.

Porque os reality shows fazem tanto sucesso?

Apesar de muitos reality shows serem exibidos na televisão, eles conseguiram ultrapassar a barreira das telinhas e se adaptaram, como nenhum outro, às novas formas de interação com o auxílio da internet.

Eles são tidos como o tipo de entretenimento multimídia, com capacidade de se reinventar, e maior alcance que programações comuns, se aproveitando do grande potencial da internet em oferecer engajamento e participação ativa do público através de comentários, compartilhamentos, curtidas, entre outros.

É possível encontrá-los nos mais diversos formatos e com as mais variadas propostas, para agradar o maior número possível de pessoas e os mais diferentes perfis. São realitys com foco em culinária, construção, moda, comportamento, etc. modelos que comprovam sua versatilidade.

Mas porque será que esses realitys fazem tanto sucesso? A resposta é simples: eles conseguem explorar de forma muito eficaz as nossas emoções e sentimentos, tocando em questões como:

  • Identificação: afinal de contas só temos interesse em consumir algo que nos causa interesse e com o qual nos identificamos. deste modo, torcemos pelos participantes, sofremos junto com eles, brigamos por eles, nos alegramos com suas conquistas e vitórias.
  • Projeção: nossa identificação faz com que acompanhemos o desenvolvimento dos participantes, concordando ou não com suas atitudes, formas de ser e de se comportar, podemos ou não nos reconhecer neles. Pensamos o que faríamos se estivéssemos no lugar dele, quais seriam nossas atitudes e posicionamento.
  • Julgamento: acompanhar diariamente a vida de outras pessoas despertam em nós a necessidade de julgar seus pensamentos, atitudes, comportamentos e posições, a gente pode fofocar livremente sobre a vida dos outros.

Esses três pontos são necessários para definir o que é um reality bem sucedido e que cairá no gosto do povo. É como fazer parte de uma comunidade e se sentir pertencente a ela…

VEJA TAMBÉM No Limite: guia sobre o primeiro reality show brasileiro

Realitys Shows mais famosos do mundo

1. RuPaul’s Drag Race

RuPaul ‘s Drag Race trata-se de uma competição entre Drag Queens, que estreou em 2009 pela MTV norte-americana. O programa se tornou um dos mais assistidos nos Estados Unidos, e a ótima recepção do público fez com que muitas temporadas fossem exibidas, posteriormente ele passou a ser exibido no canal VH1.

A cada temporada RuPaul, Drag Queen mundialmente conhecida, coroa uma nova drag que irá se tornar a Próxima Super Estrela Americana.

Durante o programa, as drags ficam confinadas e só mantém contato entre elas, e toda semana provas que avaliam e testam suas habilidades de canto, dança, personalidade e costura são elaboradas, quem não tem um bom desempenho é eliminada.

2. Big Brother

O Big Brother dispensa apresentações, foi criado pelo holandês John de Mol e fez tanto sucesso que ganhou versões em dezenas de países. É um dos modelos de reality mais exportados no mundo.

O nome do programa, e  alguns de seus aspectos, foi inspirado no livro 1984 de George Orwell – quem não conhece esse livro, vale muito a pena.

Nele, um grupo de pessoas são confinadas em uma casa sem contato com o mundo exterior e o objetivo é permanecer até o último dia e ganhar a premiação oferecida pelo programa. 

3. The voice

The Voice também é um programa idealizado por John de Mol, aliás, ele é considerado o pai dos reality shows – e não é à toa.

Este é um reality musical, lançado em 2010 na Holanda, onde os participantes competem entre si em audições às cegas, ou seja, os jurados avaliam apenas a voz dos participantes, sua aparência e performance não são julgadas.

O reality rapidamente foi lançado por todo o mundo e é sucesso de audiência.

4. Queer eye

Queer eye é um reality da Netflix que foi ao ar em 2018. este programa é um remake de uma série de 2005 chamada Queer Eye For the Straight Guy.

Nele, um grupo de 5 homens gays, os  Fab Five (cinco fabulosos), cada um especialista em uma área, entram na casa de alguém e ajudam essa pessoa a mudar para a melhor.

O programa surpreendeu e gerou muita empatia dos espectadores, pois toca e aborda assuntos sensíveis como aceitação, saúde, relacionamento e convivência.

O reality teve alto nível de aprovação e vem conquistando pessoas por todo mundo.

5. Love is Blind (Casamento às cegas)

Esse reality, exibido na Netflix desde 2020, virou febre mundial.

Neste reality show inusitado, homens e mulheres são colocados em cabines para poder conversar, se conhecerem, e se apaixonarem. O detalhe aqui é que eles não podem se ver antes de ficarem noivos.

O experimento proporcionado pelo programa é novo e causou ansiedade não apenas ao público, mas também na produção, pois todos queriam saber quem seria o noivado e realizaria o casamento.

É evidente a criatividade da indústria do entretenimento na formulação de programas que dão certo, cativam o público e se tornam tão populares que ultrapassam as barreiras de seu país de origem. E você, quais outros realitys conhece e que são sucesso de audiência?

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Atlantica fortalece relacionamento com clientes em experiência exclusiva na turnê Tempo Rei de Gilberto Gil

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Ação Let’s Play Atlantica Experience contemplará cinco encontros com clientes estratégicos nas principais praças de atuação da rede hoteleira

Clientes AHI vão conferir show da turnê Tempo Rei, que marca a despedida de Gilberto Gil dos grandes palcos – Foto: Ricardo Stuckert

A Atlantica Hospitality International (AHI), uma das maiores redes hoteleiras do Brasil, dá início a uma nova edição do seu projeto de relacionamento Let’s Play Atlantica Experience, que desta vez promete emocionar convidados em uma jornada repleta de música, cultura e conexões. A ação, batizada de Roteiro Gilberto Gil, será realizada ao longo da turnê Tempo Rei, que marca a despedida dos grandes palcos de um dos maiores ícones da música brasileira.

Reforçando sua presença em mercados estratégicos e o compromisso com a valorização das relações institucionais, a Atlantica levará clientes de todo o país para uma experiência memorável. Participam da iniciativa empresas de diversos setores, agências e operadoras de viagens, clubes de férias e influenciadores do trade turístico — todos convidados a viver momentos únicos com a curadoria da Atlantica.

Com patrocínio de 112 hotéis da rede, a programação contará com cinco encontros exclusivos em cidades que se destacam tanto como polos emissores quanto na representatividade para a receita da rede:

  • Brasília (7 de junho)
  • Belo Horizonte (14 de junho)
  • Porto Alegre (6 de setembro)
  • Rio de Janeiro (25 de outubro)
  • Recife (22 de novembro)

“Mais do que uma ação de relacionamento, este roteiro é um tributo à cultura brasileira e ao poder das conexões humanas. Já promovemos torneios esportivos, apresentações teatrais e stand-ups. Agora, vamos além, com o show mais aguardado do momento e um dos maiores nomes da nossa música”, afirma Priscila Pereira, diretora nacional de Vendas da Atlantica Hospitality International.

Em cada cidade, um coquetel exclusivo para 25 convidados VIPs antecederá o show. Nessas ocasiões, os executivos da Atlantica aproveitam para fortalecer laços, agradecer pela parceria e apresentar novidades do pipeline da companhia. Entre os destaques estão a recém-inaugurada unidade DoubleTree by Hilton Canela (RS) e os futuros lançamentos: Radisson RED Ibirapuera (SP), Transamerica Executive Belém (PA) e novos empreendimentos residenciais sob a vertical Roomo.

“Queremos oferecer uma experiência que vá além da hospedagem. Essa é a Atlantica que agradece com atitude, que celebra parcerias com emoção e que acredita que os melhores momentos se constroem juntos — dentro e fora dos hotéis”, completa Priscila.

Gilberto Gil Tempo Rei | Última Turnê – Da religião à física, passando pela filosofia e pela literatura, muitas são as tentativas de definir o conceito de tempo. Quando Gilberto Gil compôs Tempo Rei, em 1984, propôs uma resposta à canção Oração ao Tempo, de Caetano Veloso. Enquanto Caetano sugere que o tempo e seu criador desaparecerão, Gil exprime o desejo de permanência e transformação. Não por acaso, Tempo Rei dá nome à turnê que marca a despedida de Gilberto Gil dos grandes palcos. A estreia aconteceu em março deste ano, em Salvador, e o repertório reúne clássicos da carreira do artista, interpretados ao lado de convidados especiais.

Sobre a Atlantica Hospitality International

Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, conta hoje com um portfólio com mais de 195 empreendimentos, que agregam a oferta de 28.400 mil quartos, em mais de 70 cidades no Brasil. Possui mais de seis mil colaboradores capacitados para atender da melhor forma seus investidores e hóspedes, por meio da transparência e da alta qualidade. Detém alianças exclusivas com três das maiores redes hoteleiras do mundo – Choice Hotels (dona das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality, Clarion, Radisson, Radisson BLU, Radisson Collection, Radisson RED, Park Plaza, Park Inn by Radisson e Country Inn & Suites by Radisson), Hilton (bandeiras Hilton Garden Inn, Motto by Hilton e DoubleTree by Hilton) e Wyndham (Wyndham, Ramada Hotel & Suites, Ramada e Ramada Encore), além de contar com a família de marcas próprias Transamerica Hotels (Transamerica Fit, Transamerica Executive, Transamerica, e Transamerica Collection, Go Inn Transamerica e Esuites Transamerica) e a chancela by Atlantica. Os empreendimentos de hotelaria da companhia seguem padrões internacionais de excelência, com infraestrutura completa, acomodações modernas e bem equipadas, e serviços cortesia, como conexão para internet wireless e café da manhã. Pioneira no Brasil entre as administradoras de hotel, a Atlantica faz a gestão de locações de residenciais com serviços e locação flexível dentro da sua vertical Roomo e Radisson Serviced Apartments. E em uma terceira área de atuação, a empresa administra empreendimentos de Multipropriedade, modalidade praticada principalmente em destinos de lazer, com conceito de segunda moradia ou casa de temporada.

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Entretenimento

Além do futebol: empresas de apostas patrocinam eventos culturais e outras modalidades esportivas

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Festas como Carnaval, São João e modalidades diversas de esportes conectam as marcas e reforçam o lema da diversão com a emoção

Com a crescente popularização das casas de apostas no Brasil, o futebol segue sendo o principal campo de atuação dessas empresas. No entanto, o investimento das chamadas “bets” vem ultrapassando os gramados para abraçar também a cultura, o entretenimento e outras modalidades esportivas, promovendo experiências únicas para o público. Um exemplo desse movimento é o grupo Ana Gaming, que vem ampliando sua presença em eventos tradicionais e esportes alternativos por meio de suas marcas 7K e Cassino.

A 7K se destacou nos últimos anos ao apostar em grandes celebrações da cultura popular brasileira. A empresa patrocinou algumas das principais festas de Carnaval do país e estará presente também no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, além de outros eventos de festa junina do Brasil. A marca promove ativações que unem música, dança e a adrenalina das apostas online. “Essas iniciativas reforçam o compromisso da 7K em valorizar tradições culturais e proporcionar entretenimento além do universo digital”, conta Talita Lacerda, Diretora Executiva de Operações do Grupo Ana Gaming. 

Já a Cassino aposta em esportes alternativos que ganham cada vez mais espaço entre os brasileiros. A marca tem investido no X1 Brazil, modalidade de futebol que une habilidade e espetáculo contendo um jogador, um goleiro e o técnico, no Fut7, famoso futebol society e no Beach Soccer, esportes que carregam o DNA de emoção e conexão com as comunidades locais.

“Mais do que patrocinadores, queremos ser parte da experiência do público. Diversão é, acima de tudo, sobre emoção e envolvimento. E é justamente isso que buscamos ao apoiar eventos culturais e esportivos: somar nossa energia à vibração do povo brasileiro”, explica Talita.

O movimento também reflete uma tendência do mercado global, onde as casas de apostas estão cada vez mais atentas à importância de criar conexões genuínas com seus públicos, além de investirem em marketing e publicidade, indo além da exposição de marca para atuar como parceiros no fomento ao esporte e à cultura. No ano passado, as casas de apostas investiram cerca de R$2,3 bilhões em publicidade, de acordo com a consultoria Kantar IBOPE Media.

“Ao investir em eventos culturais e em modalidades esportivas que estão crescendo, o grupo Ana Gaming reforça seu posicionamento como uma empresa inovadora, próxima das tradições brasileiras e comprometida com a pluralidade do entretenimento nacional”, conclui a executiva.

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“Na Rotina” traz opções variadas para um público que valoriza o que é bom

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Depois de 12 anos dedicados a trazer o melhor da música para as noites de São Paulo, o Teatro da Rotina renasce sob o novo nome “Na Rotina”, agora sob o comando do músico e empresário Bezão e da arquiteta e empresária Gio Bertozzi. Localizado no coração de Pinheiros, o espaço promete agitar a vibrante cena cultural da cidade, combinando gastronomia de boteco, bar e shows de artistas independentes.

Uma Nova Identidade

A transformação do local vai além do nome. A nova fachada, criada pela artista visual Pamela Munhoz, conhecida por sua colaboração com o Cirque du Soleil, oferece um convite visual irresistível. A nova logo, desenvolvida pelo artista plástico Anderson Monteiro, reforça a identidade renovada do espaço.

Ao adentrar “Na Rotina”, os visitantes são recebidos por um ambiente acolhedor, adornado com uma majestosa estante de livros, obras de arte e instrumentos musicais. Essa ambientação única visa criar uma experiência memorável, que remete ao aconchego do lar.

Programação Imperdível

O projeto, que teve suas origens como uma companhia de teatro fundada pelo ator e diretor Leonardo Medeiros no Baixo Augusta, agora apresenta noites fixas que prometem encantar. Às quintas-feiras, a “Quinta na Rotina” oferece jam sessions de música popular brasileira, conduzidas pelo talentoso multi-instrumentista Antonio Porto, que promete surpresas a cada apresentação. Os sábados são dedicados ao “Na Rotina do Samba”, sob a batuta do cantor Alexandre Barão, que traz o samba clássico com toques inovadores. Aos domingos, “Santo Jazz”, liderado por Thiago Espírito Santo, encanta os amantes do jazz com seu tempero brasileiro.

Além dessas noites fixas, “Na Rotina” mantém a tradição de shows independentes e autorais, eventos corporativos e festas particulares. A curadoria fica a cargo de Bezão, enquanto a parte gastronômica, com quitutes caseiros como o famoso bolinho de bacalhau e o caldinho de mocotó, é responsabilidade de Gio. Os drinks da casa homenageiam o irmão de Bezão, Quinho, com opções como “bloody mary” e “whisky sour”.

Mais que um Espaço de Shows

“Na Rotina” não é apenas um local para apresentações; é um espaço de convivência e celebração da cultura, onde cada noite oferece a oportunidade de descobrir novos talentos e saborear delícias. Com ingressos a partir de R$30, o espaço promete ser um ponto de encontro para todos que buscam uma experiência cultural rica e diversificada.

Serviço

Endereço: Rua Simão Alvares, 697 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05417-030

Contato: (11) 98780-7750

Programação:

Terças, quartas e sextas: Música autoral/independente

Quintas: “Quinta na Rotina” – Sarau jam session de canção

Sábados: “Na Rotina do Samba” – Roda de samba

Domingos: “Santo Jazz”

As noites são vendidas pela Sympla antecipadamente. Para mais informações, acesse Sympla ou siga no Instagram @narotina.

Foto: Vinny Campos

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