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Saúde

Recente abstinência forçada das redes sociais desencadeia ansiedade e desperta gatilhos em seus usuários

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A queda global das principais redes sociais da atualidade (Facebook, Instagram e WhatsApp) deixou muita gente desnorteada, principalmente os que dependem dessas plataformas de interação social para fins profissionais. Mesmo poucas horas fora do ar, a pane impactou diretamente a vida de milhares de pessoas, a ponto de fazê-las buscar alternativas parecidas que suprissem a ausência dos serviços que saíram do ar. Como é o caso do Telegram, que substitui o WhatsApp sempre que o aplicativo fica off, e do Twitter, que voltou a ser o principal local de convívio e compartilhamento de conteúdo enquanto o Instagram esteve fora do ar. A psicóloga Maria Rafart explica como essa dependência que as pessoas criaram nas redes sociais impacta diretamente na vida de cada um.

“As redes sociais são o destino favorito dos internautas de celular: nelas você se informa, compra, compara, fofoca, e, de quebra, procrastina. Muitas coisas são deixadas de lado para estar no celular. A dependência de celulares faz com que os usuários parem mais tempo do que deveriam on-line, e tenham grandes dificuldades em controlar o tempo gasto na internet”, diz a especialista.

Ainda segundo Rafart, a ausência das plataformas, que muitas vezes são usadas como uma válvula de escape das atribulações da vida real, desencadeia uma série de problemas emocionais, a começar com a ansiedade. “A abstinência forçada de ontem gerou muita ansiedade: os comportamentos de dependência de smartphones possuem as características de qualquer vício, como sentir ansiedade quando o aparelho não está disponível, e até sentimento de pânico pela impossibilidade de acessar uma rede social. A expressão veio do inglês: “no-phone-phobia”, e chegou no Brasil como nomofobia. É a fobia, o medo de não poder usar o próprio celular. Uma outra expressão, PSU, ou uso problemático de smartphones, também é utilizada para descrever o mesmo tipo de comportamento”. explica.

A psicóloga cita ‘o mal da tecnologia’: pessoas cada vez mais dependentes de aparelhos. “Não ter o telefone por perto pode gerar altas taxas de ansiedade em grande parte dos usuários. Muitos estudos apontam para cerca de 60% de usuários dependentes. Outros vão além: um estudo realizado em 2019 por professores do Centro Universitário UniAteneu concluiu que, em Fortaleza, mais de 70% dos adolescentes entrevistados tinham problemas com a dependência de smartphones”.

A solução para casos como este é muito parecida com o tratamento de outras dependências: “Diminuir a exposição aos celulares até chegar a um tempo de uso desejável e razoável. Algo que pode ajudar nesta abstinência é buscar atividades presenciais, como atividades físicas, cozinhar, fazer artesanato, arrumar armários, brincar com animais e o contato olho no olho com outras pessoas. Precisamos reaprender a conversar e interagir de forma presencial com outras pessoas, e com o mundo que nos rodeia”, aconselha Rafart.

creditos acessmidia

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Saúde

Dr. Saulo Nader explica: quando a tontura não é “labirintite”, e sim um sinal de alerta

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Por Dr. Saulo Nader – Neurologista


A internação da Ministra Marina Silva nesta terça-feira (15/04), após um episódio de queda de pressão e tontura durante um evento público, trouxe à tona uma queixa que atinge milhares de pessoas no dia a dia: a tontura repentina por queda de pressão.

“O que muita gente chama de ‘labirintite’ pode, na verdade, ter outra causa. Uma delas é um defeito da pressão arterial, gerando o que se chama a Lipotimia”, explica o neurologista Dr Saulo Nader, expert em tontura pela USP, membro da Bárány Society, a sociedade internacional de tontura e vertigem.

De acordo com Nader, a Lipotimia é uma sensação de quase desmaio, inclusive pode evoluir para perda de consciência, a síncope, em alguns casos. Ela costuma ocorrer com sensação de tontura, sudorese, frio e escurecimento visual, como se fosse desmaiar, mas não desmaia. Exatamente o que a ministra relatou sentir.

Mas o que causa isso?

As razões mais comuns são bem mais frequentes do que se imagina:  

– Medo ou dor intensa;
– Estresse excessivo;
– Calor extremo;
– Levantar-se bruscamente (hipotensão ortostática);
– Situações simples como urinar, engolir ou tossir;
– Problemas cardíacos, que seria o mais grave.

Dr Saulo Nader ressalta ainda que a Lipotimia pode acontecer em qualquer idade. É importante: em alguns casos, ela é sinal de algo mais sério. Vale sempre buscar ajuda se algo assim está ocorrendo e te incomodando.

“Se você sente tontura com frequência, tem episódios de escurecimento da visão ou já chegou perto de desmaiar, vale procurar um médico com expertise em tontura ou um cardiologista. A tontura não deve ser normalizada, pois ela é um sinal de que algo no seu corpo precisa de atenção”, alerta o neurologista conhecido nas redes sociais como @doutortontura.

A pronta recuperação da ministra é um lembrete importante: a saúde precisa ser levada a sério, principalmente quando o corpo emite sinais claros de que está sobrecarregado.

Saiba mais no canal Neurologia e Psiquiatria @NeurologiaePsiquiatria:  vídeo mais explicativo sobre Lipotimia no Youtube:

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Saúde

Saúde feminina na prateleira: “Mulheres na Ginecologia” enaltece histórias de médicas

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Exercer a medicina por amor: esse é o propósito de vida das coautoras de “Mulheres na Ginecologia: Edição Poder de uma Mentoria”, lançamento da Editora Leader que faz parte do Selo Editorial Série Mulheres, reconhecido em mais de 178 países. A obra, que tem direção da CEO Andréia Roma, é inédita no país e enaltece não apenas as trajetórias profissionais, mas também o impacto humano e social gerado por essas mulheres que transformam vidas diariamente. 

O livro traz 12 relatos de médicas que transformaram suas vivências em legado que praticam como rotina. “São histórias inspiradoras, cases práticos e reflexões que não apenas destacam a importância da ginecologia, mas também oferecem uma fonte de aprendizado e inspiração para futuras gerações de médicas e pacientes. Cada capítulo é um testemunho da força, dedicação e amor das mulheres que moldam essa área tão essencial”, detalha a editora.

Para a coordenadora da obra e também ginecologista, Dra. Cláudia Regina Talaga, essa edição tem um gostinho especial. “Tive a honra de coordenar o livro e afirmo que o lançamento de uma obra como essa representa muito mais do que um marco na carreira: é uma forma de dar voz à nossa experiência, compartilhar conhecimento e inspirar outras médicas a também ocuparem seu espaço. Para nós, que vivemos a medicina com paixão e dedicação, registrar nossas trilhas em palavras é um ato de legado. É sobre fortalecer uma rede de mulheres médicas fortes, competentes e comprometidas com a excelência”.

Em tempos de medicina integrativa, a Ginecologia é muito mais do que uma especialidade médica: se faz aliada ao empoderamento feminino porque acolhe e ajuda mulheres em suas jornadas triplas, quádruplas ou intermináveis. “Ao longo das décadas, essa área não apenas salvou vidas, mas também contribuiu para que as mulheres compreendessem seus corpos, quebrassem tabus e exigissem seus direitos à saúde”, complementa Andréia.

Como em toda obra do Selo Editorial Série Mulheres, as coautoras foram agraciadas com duas noites de reverência: uma de gala em que receberam o Troféu Série Mulheres e outra em que lançaram oficialmente a obra com evento aberto ao público na Livraria Cultura da Avenida Angélica, em São Paulo. 

“Mulheres na Ginecologia: Edição Poder de uma Mentoria” foi idealizado por Andréia Roma e conta com a coordenação da Dra. Claudia Regina Ribeiro Talaga, além da contribuição das médicas Alessandra Peterossi, Amanda Portella Liporaci, Débora Manis, Erica Rades, Farah Nali Nayfal, Fernanda Fernandes, Giovana Giglio, Juçara Cezario da Silva, Karla Giusti Zacharias, Mayra Boldrini e Najla Mohamad Tayfour.

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Geral

Viviane Kassner desenvolveu metodologia multissensorial com alto impacto social

iviane Kassner, consultora educacional e especialista em aprendizagem inclusiva, criou um modelo educacional centrado na aprendizagem adaptativa e inclusiva que tem impacto direto tanto no desenvolvimento dos alunos quanto na inserção social.

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O Impacto Social do trabalho de metodologia multissensorial desenvolvido por Viviane Kassner

Viviane Kassner, consultora educacional e especialista em aprendizagem inclusiva, criou um modelo educacional centrado na aprendizagem adaptativa e inclusiva que tem impacto direto tanto no desenvolvimento dos alunos quanto na inserção social. Sua metodologia não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também promove o bem-estar emocional, ajudando a criar um ambiente escolar acolhedor e estimulante.
A abordagem de Kassner além do modelo tradicional, oferecendo soluções personalizadas para estudantes com dificuldades de aprendizagem, como dislexia e TDAH. O uso de atividades práticas, jogos sensoriais e conexões com experiências cotidianas permite que os estudantes associem conhecimento com situações reais, aumentando a retenção e o engajamento.
Sua metodologia tem sido implementada com sucesso em contextos diversos, e tem potencial para projetos educacionais internacionais.
Além de atender às necessidades individuais dos alunos, o trabalho de Viviane demonstra como a educação pode ser uma ferramenta de inclusão social. Ao promover uma abordagem que respeita o ritmo de cada estudante, sua metodologia é reconhecida por criar um sistema educacional mais equitativo e sustentável.
Com o crescimento da demanda por práticas inclusivas, seu modelo surge como uma solução prática e inovadora que pode ser replicada em escolas ao redor do mundo, inclusive nos Estados Unidos, onde ainda há um grande gargalo na Educação de Crianças com transtornos de Aprendizagem.

Metodologia Multissensorial- Adaptação e Impacto no Brasil

A educação multissensorial é uma abordagem pedagógica que integra diversos estímulos para facilitar o aprendizado, a especialmente em estudantes com dificuldades cognitivas, como dislexia e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Esse método foi desenvolvido inicialmente por especialistas como Samuel Orton e Anna Gillingham, que combinaram princípios de neurociência e linguística para criar uma metodologia que envolve canais sensoriais múltiplos: visual, auditivo e tátil-sinestésico.
O modelo de Orton-Gillingham, criado na década de 1930, tem sido amplamente aplicado em escolas ao redor do mundo para promover a alfabetização inclusiva e personalizada. Com o passar dos anos, a metodologia foi refinada e expandida para diversas áreas da educação, tornando-se uma referência em intervenções para alunos com dificuldades de aprendizagem.
No Brasil, a metodologia multissensorial foi adaptada por Viviane Kassner, que integrou elementos locais e culturais às práticas originais para melhor atender às demandas específicas do sistema educacional brasileiro. Essa adaptação tem demonstrado resultados expressivos em ambientes escolares, tanto públicos quanto privados.

Estatísticas Relevantes sobre a Dificuldade de Aprendizagem

Estudos indicam que aproximadamente 5 a 10% das crianças em idade escolar sofrem de dislexia, enquanto o TDAH afeta entre 3 e 7% dos estudantes, segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). No Brasil, muitos desses alunos não recebem o suporte adequado devido à falta de recursos especializados e à superlotação nas escolas públicas.
A proposta multissensorial adaptada por Viviane Kassner não apenas enfrenta esses desafios, mas também se destaca por ser uma solução econômica e de fácil implementação em diferentes contextos educacionais.

Adaptação e Personalização para Brasileiro
A metodologia de Viviane Kassner se diferencia ao integrar práticas pedagógicas brasileiras e o uso de recursos disponíveis localmente. Em vez de seguir uma abordagem puramente teórica, a metodologia emprega atividades práticas e jogos sensoriais que conectam o aprendizado com a realidade do aluno. Além disso, Além disso, a metodologia respeita o ritmo de aprendizagem individual e oferece suporte contínuo aos alunos.
Professores e famílias trabalham em conjunto para garantir que cada estudante tenha um plano de ensino personalizado, com foco em seus pontos fortes e no desenvolvimento das áreas de maior dificuldade. Essa prática colaborativa tem mostrado resultados significativos, promovendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também desenvolvimento social e emocional dos alunos.
Impacto no Desempenho Escolar e Inclusão
Pesquisas apontam que a adoção de práticas multissensoriais pode aumentar em até 30% desempenho de alunos com dificuldades de aprendizagem.

No Brasil, a aplicação do método por Viviane Kassner tem sido particularmente eficaz onde um esforço crescente por modelos pedagógicos mais inclusivos e acessíveis. Sua abordagem reduz a evasão escolar e melhora o engajamento dos estudantes, ao mesmo tempo em que otimiza recursos disponíveis nas instituições.

Com o aumento da demanda por práticas inclusivas no Brasil e internacionalmente, a metodologia adaptada por Viviane Kassner se destaca como uma solução capaz de transformar a realidade muitos alunos e suas famílias. O impacto desse modelo se estende além das salas de aula, promovendo uma educação mais equitativa e sustentável.

Viviane Kassner -Consultora educacional E Palestrante | MBA USP/Esalq, Gestão Escolar

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