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Um a cada quatro adultos sofrem com obesidade no Brasil

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Estudo do IBGE mostra que cerca de 60% da população maior de 18 anos sofre de obesidade e não sabe onde procurar ajuda. Essa condição se dá pela falta de exercício físico, má alimentação, ansiedade e, principalmente, a falta de acompanhamento médico. Em alguns desses casos, o tratamento é para a vida toda e o uso de medicamentos é obrigatório. Por isso, pacientes com sobrepeso ou em condição de obesidade são indicados a procurar o chamado Médico Nutrólogo.

 

Especialização da medicina, o nutrólogo é o profissional que atua no tratamento ou prevenção de doenças relacionadas ao sobrepeso e obesidade, buscando melhoria de vida entre pacientes. A procura por essa especialização tem crescido nos últimos anos e o resultado disso é a maior procura de pessoas que buscam pelo emagrecimento e melhor qualidade de vida.

 

Conversamos com a Dra. Mariana Marmóra, médica nutróloga que atende na capital de São Paulo, sobre a profissão e propósitos dentro da área. Confira!

 

  • Como você sentiu vontade de entrar no digital?

 

Eu senti a necessidade primeiro, não a vontade em si, porque quando se é médico, ainda mais da minha época (vou fazer 10 anos de formada ano que vem) a “era” digital não era tão presente ainda, o instagram tinha acabado de começar. Após terminar minhas especializações 4 anos depois muita coisa já tinha mudado e nos congressos de Nutrologia, comecei a ver médicos mais conhecidos e experientes do ramo, além de mulheres médicas que eu me inspiravam disseminando conteúdo e cativando muitos pacientes tanto para a importância da prevenção de doenças, quanto os benefícios de se consultar com o médico nutrólogo.

 

  •  Como você define seu trabalho?

 

Nossa, eu amo ser médica nutróloga! Defino com uma especialidade de suma importância, hoje em dia o conceito da medicina mudou, né?

Antes tratávamos doenças, somente. Ninguém falava em prevenção, esperavam a doença surgir para daí sim procurar o médico. Hoje as pessoas procuram saúde, querem curtir seu bom humor (saúde mental), sua disposição, sua maior produtividade no trabalho, curtem comer bem , sabem a importância do sono, da libido, da saúde intestinal e meu foco, que é tratar obesidade, é beneficiado com tudo que falei, porque uma pessoa que vive em harmonia com seu corpo, em equilíbrio, feliz, emagrece muito mais fácil. Então, com todas as dificuldades que passamos no dia a dia, em meio a uma pandemia, para mim, a promoção da saúde e fazer as pessoas se sentirem melhor, é maravilhoso.

  •  Quais as coisas mais importantes para você?

 

Priorizar coisas que me façam feliz. Ter a família sempre por perto, fazer o bem e sempre procurar evoluir seja em qualquer situação ou adversidade da vida.

 

  • Qual público você quer atingir?

 

Meu principal foco é atingir mulheres que sofrem com a obesidade , problemas de autoestima , sono, libido, disposição, a mulher se sentir bem e  ir em busca da sua melhor versão.

 

  • Em quem você se inspira?

Acho que faço um mix de todas as mulheres médicas que admiro. Gosto muito da Dra. Cris Coelho, que foi minha professora na ABRAN, da família Giorelli, que traz muitos bons conceitos e evidências científicas sobre obesidade e emagrecimento, e sem dúvida também o Dr. Gabriel Almeida que destrinchou e quebrou barreiras inovando muitos tratamentos ao meu ver.

 

  • Como poderia se descrever?

 

Eu me descrevo como uma médica nutróloga que está criando seu método e ama muito o que faz, quando fiz nutrologia também não foi tão tranquilo. Havia muito preconceito por parte de professores e colegas médicos que não conheciam bem a especialidade, e hoje todos querem ter um nutrólogo – essa é a grande verdade. Sou muito autêntica sem medo de quebrar barreiras, corro atrás do que eu quero e sempre me desdobro para que meu paciente se sinta seguro em saber que serei seu apoio em todo o processo de tratamento! perseverante é a palavra.

 

  •  O que é seu trabalho?

 

Meu trabalho como falei acima é a promoção da saúde, passar boas informações, principalmente na pauta emagrecimento. Meu paciente não toma mais remédio para pressão alta, por exemplo, emagrecendo somente 5% do peso, diminuindo risco cardíaco, a chance de desenvolver Diabetes tipo 2, para mim já é um sucesso. Ninguém pensa em tratar a obesidade primeiro, as pessoas estão condicionadas a estar acima do peso e conviver, com apneia do sono, has, dm tipo 2, falta de disposição! não tratando a causa, emagrecer é caro eu sei, porque a obesidade dá dinheiro e sustenta muitas indústrias, ninguém tem interesse em tratar. mas por ser uma luta que traz tantos benefícios, se tornou minha grande paixão. O sorriso de uma pessoa que está feliz por ter emagrecido, me enche os olhos.

 

  • O que busca mudar no seu ramo?

 

 Busco ajudar o entendimento de que obesidade é uma doença crônica, ou seja, que não tem cura. Você vai ter que se tratar para sempre, nem uma cirurgia bariátrica é cura, é tratamento. Etambém outro ponto que me chama muita atenção e eu gostaria de mudar é nosso trabalho multidisciplinar, em conjunto com nutricionistas, nosso trabalho se completa, não é uma competição, você deixar um paciente obeso tratando a patologia só através da alimentação é uma judiação, o paciente sofre, cai na compulsão, tem falhas e na maioria daz vezes volta a estaca zero no tratamento. Obesidade tem que ser tratada com apoio medicamentoso também, alguns casos até com a ajuda do psiquiatra. E vejo muitos nutricionistas querendo tratar sozinhas e muitos pacientes também, que, por falta de informação de qualidade, sofrem tanto fazendo dieta e achando que só com esse pilar estão tratando a doença.

 

  • O que quer atingir com seu trabalho?

 

Quero atingir o maior número de pessoas que eu puder ajudar, passando conteúdo, experiência e informação de qualidade. Recentemente, quando passei a lecionar na pós-graduação de nutrologia, também me mostrou o quão é prazeroso formar colegas, que irão tratar pacientes futuramente com mais segurança e com o mesmo conceito de promoção de saúde que eu tenho!

 

  • Você se considera bem sucedido?

Sim. Na faculdade sempre fui uma aluna tranquila e na residência também. No final da nutrologia ia muito bem nos ambulatórios e tive certeza que era ali que estava meu futuro, parei de dar plantões com 4 anos de formada, trabalho em um dos melhores hospitais de São Paulo, o consultório tem grande procura graças a Deus, mas o que mais me toca, são os colegas que confiam em mim e sempre mandam pacientes, pedem opinião e é claro os meus pacientes, o boca a boca,sabe? Do tipo : – ai, sou amiga de fulano, estou marcando por causa dele. Ou então a filha que traz a mãe para consultar etc.

 

  • Qual diferencial em seu trabalho?

 A didática para passar informações e meu método de emagrecimento.

 

  • Defina em uma palavra: Meu trabalho é:

Gratificante

 

  • Defina em uma palavra: Eu sou:

Perseverante

 

  • Defina em uma frase: O meu ramo precisa de:

 

De mais atenção, de mais respeito e principalmente de mais e mais conscientização de que obesidade é doença e não tem cura.

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Presidente da Calia lança livro “FAÇA”, que resgata sua trajetória de liderança com leveza e bom-humor

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Publicação de Humberto Pandolpho Jr. tem como propósito deixar um legado para os netos e inspira leitores com aprendizados reais sobre carreira, escolhas e felicidade

Paulistano, leonino e contador de histórias por natureza, Humberto Pandolpho Jr. lançou recentemente o livro “FAÇA – Quanto mais eu faço, mais quero fazer” (Panda World, 2025), uma autobiografia repleta de passagens inusitadas, reflexões de vida e bastidores de uma das trajetórias mais marcantes da liderança empresarial brasileira.

Atual presidente da Agência Calia, adquirida recentemente pela FSB Holding, Humberto não se coloca como herói em sua narrativa, mas como alguém que viveu intensamente os altos e baixos do mundo corporativo, sempre buscando o equilíbrio com a vida pessoal e familiar. Com leveza e humor, ele compartilha aprendizados valiosos de uma carreira construída com propósito, coragem e paixão por fazer acontecer.

O livro nasceu com uma missão grandiosa: ser um legado para seus netos Ricardo, Laura e Bruna, para que possam conhecer mais profundamente quem é o avô Humberto. “Não se trata de um manual de autoajuda, e sim de um convite à reflexão a partir de experiências reais. Cada capítulo traz histórias de superação, decisões difíceis, conquistas e dilemas que muitos profissionais enfrentam, mas poucos têm a coragem de contar com tanta franqueza e autenticidade”, resume o autor.

Ao longo de suas mais de cinco décadas de carreira, Humberto passou por cargos estratégicos e de liderança em grandes empresas. Atuou como gerente financeiro, diretor comercial de vendas e marketing da Elma Chips (Pepsico), sendo um dos responsáveis pela consolidação da marca no Brasil. Humberto foi um dos alicerces de uma cultura organizacional da empresa naquelas décadas de 1980 e 1990, que até hoje é citada por quem viveu aquela “era”.

Posteriormente, assumiu a direção-geral da Pizza Hut América Latina, liderando a expansão da marca na região. Também foi presidente das cervejarias Kaiser/Heineken, protagonizando importantes capítulos da história do setor no país, inclusive na época da fusão Brahma/Antarctica, que deu origem à Ambev.

Hoje, além de comandar a Calia, Humberto é membro do Conselho Superior da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) e representante da entidade no Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).

No livro, além de abrir seu grandioso álbum de fotos, ele também abre espaço para falar sobre sua fé, mantras, filosofia estoica, sua paixão pela escrita e os famosos cadernos de anotações que o acompanharam por toda a vida profissional. Em cada capítulo, fica claro que Humberto é um entusiasta da vida e das pessoas, alguém que inspira pelo exemplo, pela coerência e pelo entusiasmo que coloca em tudo o que faz.

“FAÇA” está disponível pela Panda World, com projeto gráfico assinado pela equipe da própria Calia.

Link para compra: www.querofazermais.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/livroquerofazermais/

FICHA TÉCNICA

Edição: Panda World

Coordenação editorial: Pamela J. Oliveira

Assistência editorial: Vanessa Nagayoshi, Leticia Oliveira 

Projeto gráfico: Amanda Chagas 

Diagramação: Vinicius Torquato 

Capa: Daniel Velehov 

Preparação de texto: Lígia Alves 

Revisão: Iracy Borges 

Caderno de fotos: Acervo pessoal do autor, Paula Scaquetti, João Russo, Matheus Pereira 

Coordenação de texto: Mayra Rebello 

Coordenação criativa: Agência Calia – Daniel Velehov, Paula Scaquetti, João Russo, Matheus Pereira, Marcelo Barbosa 

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Eliane de Freitas Leite – Bibliotecária – CRB 8/8415 

Crédito Foto: Alê Oliveira para o Propmark 


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Projeto Multiplique o Bem Tech promove inclusão e acesso à tecnologia em escolas públicas do Rio de Janeiro

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Iniciativa da Target Brasil leva oficinas de robótica e cultura maker a cerca de 600 estudantes, incluindo turmas adaptadas para jovens surdos e neuro divergentes,
com projetos alinhados aos ODS da ONU

O projeto Multiplique o Bem Tech, desenvolvido pela Target Brasil Projetos e Eventos Ltda com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo a Cultura do ISS está transformando o aprendizado de centenas de estudantes da rede pública do Rio de Janeiro por meio de oficinas de robótica educacional e cultura maker. 

As atividades oferecem capacitação tecnológica básica a alunos que, em sua maioria, não têm acesso a esse tipo de experiência em seus ambientes escolares, reforçando o compromisso do projeto com a inclusão, a inovação e a equidade educacional.

Além das aulas práticas, o programa realiza a implantação de laboratórios maker, a entrega de materiais e kits tecnológicos e o acompanhamento pedagógico das turmas, que em novembro apresentarão projetos finais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Um dos grandes diferenciais do Multiplique o Bem Tech é seu foco em acessibilidade e democratização do conhecimento. No núcleo do INOSEL (Instituto Nossa Senhora de Lourdes, na Gávea), assim como o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos, em Laranjeiras), cujo  patrocinador master é a Halliburton, as oficinas foram adaptadas para alunos com deficiência auditiva e neuro divergência, com uso de Libras, recursos visuais e estratégias pedagógicas inclusivas. A iniciativa comprova que a robótica pode ser uma poderosa ferramenta de expressão, aprendizado e autonomia, mesmo em contextos com diferentes perfis de alunos.

O projeto também está presente em outras três escolas da rede pública municipal e estadual do Rio de Janeiro: a E.M. Rivadávia Corrêa (Centro), com patrocínio master da Wilhelmsen; o C.E. Professor Clóvis Monteiro (Higienópolis); e a E.M. Presidente Arthur da Costa e Silva (Botafogo), com patrocínio master da Squadra Investimentos. Ao todo, cerca de 600 alunos são atendidos. Em cada núcleo, os estudantes são incentivados a desenvolver soluções criativas para desafios sociais e ambientais de suas comunidades, fortalecendo o protagonismo juvenil e o pensamento crítico.

Para Marianna Muniz, PMO do Multiplique o Bem Tech e integrante da equipe pedagógica da Target Brasil, “ampliar o acesso de alunos com deficiência às práticas de tecnologia foi um avanço fundamental. A adaptação pedagógica mostrou que a robótica pode ser um caminho poderoso de inclusão, onde todos têm a chance de construir, programar e apresentar suas ideias.”

O Multiplique o Bem Tech faz parte de um conjunto de ações da Target Brasil voltadas à promoção da educação tecnológica e cidadã, em sintonia com as demandas do século XXI. As mostras finais, previstas para novembro, reunirão familiares, professores e autoridades locais, consolidando a robótica e a cultura maker como instrumentos de transformação social e valorização da educação pública.

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Restaurante Namazônia traz a floresta para a capital e se conecta com a COP 30

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Às vésperas da COP 30, que será realizada em Belém e promete colocar a Amazônia no centro das discussões globais sobre clima e sustentabilidade, um restaurante paulistano vem mostrando que a floresta também pode estar presente no prato.

Localizado na Rua Áurea, 361, na Vila Mariana, o Namazônia é uma das raras casas em São Paulo dedicadas à autêntica gastronomia amazônica. Em um ambiente que mistura o aconchego urbano com elementos que remetem à floresta com tons verdes e urucum, arte indígena e aromas intensos, o espaço se tornou um ponto de encontro entre a metrópole e o Norte do Brasil, traduzindo em sabores a riqueza cultural e natural de uma das maiores regiões do planeta.

Enquanto líderes mundiais se preparam para debater o futuro da Amazônia durante a COP 30, o Namazônia faz o mesmo de forma sensorial: cada prato conta uma história sobre biodiversidade, tradição e respeito à natureza. O tucupi, o jambu, o filhote, o pirarucu e a maniva, ingredientes típicos do Norte, ganham protagonismo no cardápio e ajudam o público paulistano a compreender, pela experiência gastronômica, a importância de preservar o bioma amazônico. O restaurante se propõe a valorizar os processos, as comunidades e os saberes que estão por trás de cada ingrediente, fortalecendo o elo entre o alimento e sua origem.

O momento é especialmente oportuno. Com o mundo de olho em Belém, cresce o interesse por tudo o que vem da floresta, não apenas por sua relevância ambiental, mas também por seu potencial cultural e sensorial. Nesse contexto, o Namazônia se destaca como um verdadeiro embaixador da culinária amazônica em São Paulo, mostrando que a preservação também passa pela mesa. Ao provar um tacacá fumegante ou um pato no tucupi delicadamente preparado, o visitante é convidado a saborear a floresta de forma consciente, reconhecendo que sustentabilidade e prazer gastronômico podem andar lado a lado.

Ali, cada prato é um convite à reflexão sobre como o alimento pode ser uma ferramenta de conexão entre culturas e de respeito à natureza. É uma forma de trazer a Amazônia para mais perto, de inspirar novos olhares e, talvez, de despertar no público urbano o desejo de preservar aquilo que, de alguma maneira, já faz parte de todos nós. Afinal, em um momento em que o planeta discute o futuro da floresta, o Namazônia mostra que uma das maneiras mais bonitas de falar sobre ela é sentando-se à mesa e deixando que a Amazônia nos conte sua história através do sabor.

Serviço:

Namazônia

Local: Rua Áurea, 361, Vila Mariana, São Paulo – SP

Instagram: @namazoniaoficial

Menu: https://namazonia.goomer.app/menu#117130

Funcionamento: Terça a sábado: das 12h às 22h, e domingo: das 12h às 18h.

Imagem: Divulgação

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