Fonte: ABRAJET-SP
Sessão especial do Senado Federal realizada na manhã de segunda-feira, 7, homenageou a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional) pelos 65 anos (hoje 66) anos de sua criação. A sessão foi presidida pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), autor do requerimento, junto com outros senadores.
No início após o canto do hino Nacional foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente Hélcio Estrella que havia falecido no dia anterior domingo, 6. Foi lido e exaltado seus feitos, entres eles foi lembrado que Estrella é autor de vários livros, inclusive do livro da entidade, ABRAJET UMA HERANÇA DO JORNALISMO na 2° edição atualizada, que seria lançada na solenidade.
A importância da ABRAJET na divulgação do turismo e da indústria para a economia brasileira foram destaques durante o evento, assim o empenho do senador Eduardo Gomes para fortalecimento do setor. Relator da Lei Paulo Gustavo, que beneficia o segmento cultural, especialmente o audiovisual, Gomes é um ferrenho defensor do turismo como fator de desenvolvimento sustentável no país.
A solenidade foi concorrida e estiveram presentes os ex-presidentes da entidade. Entre eles Claudio Magnavita-RJ, Ricardo Guerra-PE e Miriam Petrone-SP.
Fundada em 19 de janeiro de 1957, a ABRAJET, reúne hoje cerca de 350 jornalistas especializados em turismo em 17 estados do Brasil, que divulgam nos mais variados veículos, as potencialidades do turismo nacional.
Miriam Petrone foi a única mulher que presidiu a entidade (2014-2018). Sua importância foi destacada pelo ex-presidente Cláudio Magnavita que compôs a mesa e estava representando os fundadores da associação em 1957. A ex-presidente Miriam Petrone marcou sua gestão por representar a presença da mulher num cenário que era exclusivamente de homens na entidade. Restaurou seccionais importantes como Sergipe e Bahia. Presidiu 4 congressos nacionais (Búzios-RJ 2015, Santos-SP 2016, Aracaju-SE 2017 e Florianópolis-SC 2018) e realizou o I ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISTAS DE TURISMO no Uruguai em parceria com a CIPETUR – Círculo de Perodistas de Turismo del Uruguay em 2018 com a presença de mais de 100 jornalistas.
Magnavita exaltou a condição da mulher e seu papel no turismo, inclusive lembrou da luta recente da ex-Ministra do Turismo Daniela Carneiro. Magnavita ainda destacou a necessidade de uma atenção especial às tarifas aéreas e da importância da isenção dos vistos para turistas que querem entrar no Brasil aos países que já haviam sido privilegiados.
Nos discursos do presidente Nacional Evandro Novak, foi destacado a importância da imprensa especializada e a divulgação para o fomento do turismo nacional.
Já o presidente da seccional do Tocantins, Luiz Pires, autor da solicitação ao senador Eduardo Gomes, destacou a importância política do estado e as ações realizadas no cenário turístico em Tocantins e as emendas destinadas para tal fim. Foi lembrado do ex-Deputado Federal Júlio Coimbra, falecido, que atuou brilhantemente como abrajeteano e defensor do turismo no estado de Tocantins e no Brasil.
Participaram da sessão especial Abrajetianos de oito estados – Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Tocantins – e Distrito Federal.
Na ocasião foi criada a seccional da ABRAJET do Distrito Federal e empossada sua diretoria, que tem como presidente o jornalista e empresário Wílon Wander Gomes.
Vida longa a ABRAJET Nacional!!