Barra
Connect with us

Business

Advogado dá dicas e alerta para possíveis problemas em provas objetivas de concurso

Published

on

Ricardo Fernandes é especialista na área de concursos e ressalta importância de atenção às regras e um bom preparo para participar dos concursos por todo o Brasil

Uma das principais dúvidas para quem quer realizar um concurso público é em relação às provas objetivas dos concursos. Há muitos questionamentos a respeito do processo, e também de como serão formuladas as questões, e qual tipo de conteúdo será pedido pela banca examinadora.

Atualmente, milhares de pessoas se preparam anualmente para as provas que movem milhões de vagas por todo o Brasil. O ano de 2024, por exemplo, iniciou com mais de 90 mil vagas em concurso público no país, isso sem contar outras provas para cargos do Poder Judiciário, Ministério Público, Diplomata, ou do alto escalão.

Ricardo Fernandes, é advogado especialista em concursos e explica os principais cuidados que o concurseiro deve ter ao estar se preparando para uma prova objetiva.

“No dia anterior à prova, é preciso ler, mais uma vez, o edital do concurso, no tocante ao que se refere ao momento da prova. Há incontáveis eliminações ocasionadas pela quebra das regras editalícias, mas também por abuso de pessoal que trabalha na organização do concurso. É preciso ir ao local de provas, se possível, conhecer a sala onde fará a prova. Cronometrar o tempo gasto de descolamento até o local da prova. Separar os materiais utilizados para fazer a prova (lápis, caneta, borracha, etc). Fazer uma boa dieta, não  beber bebida alcoólica e dormir bem”, explica o advogado.

Segundo o advogado, essas são apenas algumas das principais dicas para o candidato ter um bom desempenho nas provas de concurso. No entanto, Fernandes alerta para outras questões que podem acarretar uma eliminação do candidato.

“O candidato deve estar atento com qualquer situação anormal eventualmente ocorrida antes, durante ou mesmo após a prova. Sendo este o caso, deve solicitar ao fiscal de sala ou coordenador para registrar o fato na Ata do Concurso. Após a prova, se o candidato verificar que houve algo anormal e que pode prejudicar seu direito, é aconselhável ir a uma delegacia de polícia e registrar o fato em um Boletim de Ocorrência. É importante estar acompanhado de uma testemunha. 

Não são poucas as situações anormais ocasionadas no dia e momento da prova e que culminam com a eliminação do candidato, portanto, é imprescindível que ele esteja atento a todos os fatos anormais.” alerta Ricardo Fernandes.

A importância do Edital para o direito dos concurseiros

Questionado sobre as principais dificuldades do concurseiro para se preparar para concursos, Ricardo afirma que a leitura do edital está entre um dos principais problemas. Além disso, a má preparação para a prova também acarreta muitos candidatos sem a tão sonhada aprovação.

“Um ponto que causa muita eliminação é a ausência de leitura do edital do concurso. Em regra, o concurseiro não costuma inserir o edital como ponto de leitura cotidiana e repetida. Ocorre que ele é tão importante quanto as disciplinas exigidas nas provas objetivas. Uma leitura atenta e reiterada do edital do concurso faz com que o candidato fique precavido ao seu direito e aos abusos praticados pelas Bancas Organizadoras, não sendo com poucos registros”, afirma Ricardo.

“Nós que atuamos com direito relacionado a concurso público, verificamos, praticamente em todos os editais de concurso, inúmeros pontos questionáveis. Isso decorre em sentido contrário do que acontece com os candidatos que só conseguem analisar e concluir por algum dano ou, pior, adotar alguma medida necessária, quando tem o próprio direito diretamente prejudicado por um ato cometido pela Banca, aliás, em regra, este assegurado pelo Edital do Concurso. Um exemplo prático disso refere-se às vagas reservadas para mulheres em concurso da área policial. Todo concurso limitava vagas para mulheres em detrimento das vagas para homens e elas nunca nos procuraram para uma assessoria jurídica visando a isonomia de vagas disponíveis entre homens e mulheres”, explica o advogado.

Fernandes dá um exemplo prático de como é importante o candidato ler o edital e ir atrás dos seus direitos. 

“Em 2014 acionamos o Poder Judiciário requerendo a isonomia de vagas entre homens e mulheres. Devido à condição absolutamente tradicional do Poder Judiciário (dá mais resultado replicar decisões antigas e não ser vanguardista), o pedido de tutela de urgência fora indeferido e o processo continua, mas, recentemente, o STF chancelou esse mesmo direito, agora, requerido pelo Ministério Público Federal”, iniciou o advogado.

“Em resposta a esta decisão, visando contrabalançar a possibilidade de uma maior quantidade de mulheres passarem nas fases do certame, diante da ausência de ferramenta capaz de limitar o desenvolvimento delas quanto ao resultado da prova objetiva, o Governo no Estado do Ceará, por exemplo, publicou o edital para o concurso da Polícia Penal. Nele, passou a exigir no teste estático de barra fixa para candidatas do sexo feminino 40 (quarenta) segundos. Não se tem notícia de tal exigência em nenhum outro edital de concurso. Parece que tal exigência é um abuso, absolutamente, refletindo mais em uma verdadeira ferramenta de eliminação”, completa.

Questões anuladas e importância da Assessoria Jurídica

Ricardo Fernandes ainda completa alertando sobre o caso de algumas questões anuladas em concursos. Segundo ele, todo candidato deveria acionar o Poder Judiciário em casos de se sentir prejudicado por tais feitos.

“Para o candidato aprovado e classificado: a pontuação conquistada deve melhorar sua classificação, e isso deve refletir, por exemplo, quando for convocado para realizar o curso de formação, assim como no local de escolha para trabalhar, antiguidade para promoções, etc. Para o candidato aprovado: a pontuação conquistada deve melhorar sua classificação de modo que você pode passar a ser considerado classificado, portanto, passar a ter o direito subjetivo de ser convocado para as demais fases do concurso ou mesmo para a posse. 

Para o candidato eliminado: a pontuação conquistada pode lhe reinserir entre os candidatos aprovados. Observações que passam despercebidas pelos candidatos quanto a recurso referente pedido de anulação de questão de prova objetiva.

Se o recurso é administrativo e deferido, a pontuação é atribuída para todos os candidatos, portanto, é possível pensar que a classificação não será modificada. 

Se o recurso é judicial e deferido, a pontuação é atribuída apenas ao candidato que recorreu ao Poder Judiciário, portanto, sua classificação no certame deverá ser retificada para melhor, conforme a nova pontuação geral, por esses motivos, é estratégico recorrer apenas ao Poder Judiciário”, completa o advogado.

Fernandes ainda lista os concursos a partir dos quais o Poder Judiciário está anulando questões e concedendo o direito de reclassificação aos candidatos jurisdicionados. Na área policial e bombeiro militar, são concursos para praça e oficial desde 2016 até o momento e aqui, ressalte-se, durante a pandemia, o prazo de validade dos concursos foram suspensos.

São alguns deles: 

Concurso da Polícia  e Bombeiro Militar do Pará.

Concurso da Polícia e Bombeiro  Militar do Piaui.

Concurso da Polícia e Bombeiro  Militar da Paraíba.

Concurso da Polícia e Bombeiro Militar de Pernambuco.

Concurso da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia.

Concurso Civil de Pernambuco.

Concurso da Receita Federal do Brasil

Para contratar os serviços do escritório Fernandes Advogados, você pode entrar em contato através do Instagram: @fernandesadvogados, do site http://www.fernandesadv.com ou do whatsapp (83) 98781-2233.

Continue Reading
Advertisement

Business

Fundação Celsinho Cotrim é destaque em programas sociais para população de Pituaçu

O espaço atende milhares de pessoas que buscam programas educacionais, desenvolvimento de habilidades e iniciativas de saúde

Published

on

Celsinho Cotrim (Foto: Divulgação)

“Iluminar caminhos, abrir horizontes e nutrir a esperança em cada coração que se encontra à procura de apoio”, esse é o lema e o objetivo da fundação Celsinho Cotrim.

O espaço, que tem como intuito tocar vidas e empoderar indivíduos, buscando dar as ferramentas para criar seu próprio destino, fica localizado no bairro de Pituaçu, em Salvador, na Bahia, e tem como foco programas educacionais, desenvolvimento de habilidades e iniciativas de saúde para toda a população.

Criada pelo administrador, apresentador de TV, jornalista web, político e empreendedor social, Celsinho Cotrim, a fundação surgiu a partir de um sonho antigo.

Celsinho Cotrim (Foto: Divulgação)

“Veio de uma ideia antiga, visto que desde adolescente eu via no bairro da Boca do Rio funcionando a clínica Zé Raimundo e eu sempre sugeri a meu pai implantar igual em Pituaçu, mas, ele preferiu não dar uma dimensão tal qual a de Zé Raimundo e optou por continuar o atendimento ambulatorial que ele fazia em nossa residência. Até que eu, em 2023, coloquei a ideia para uns amigos e parentes, todos toparam, uns me largaram na mão, a maioria abraçou a causa e inauguramos a fundação com 22 serviços que estão levando assistência para a população carente da nossa cidade”, conta com orgulho Celsinho.

Com mais de oito mil marcações e quase 3200 atendimentos já finalizados, a fundação é um verdadeiro sucesso e cumpre bem com o seu propósito, que é levar atendimento psicológico, médico, odontológico, além de consultas com advogados, cursos de qualificação profissional e empresarial, além de palestras a população.

Com a Fundação já inserida em Pituaçu, o objetivo de Celsinho é expandir os atendimentos, abrangendo mais pessoas, de outras áreas da Bahia.

“Quero a ampliação da fundação para dez bairros de Salvador e para dez municípios baianos até 2026”, conta o político, que também é o atual presidente estadual do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Celsinho Cotrim (Foto: Divulgação)

Bastante ativo na política, Celsinho busca todos os instrumentos possíveis para proporcionar uma sociedade com vida próspera, harmoniosa, fraterna, igual e democrática, e a Fundação Celsinho Cotrim é uma de suas mais poderosas contribuições para um mundo mais justo.

Para conhecer mais sobre a Fundação, acesse o Instagram @fundacaocelsinhocotrim ou o site www.fundacaocelsinhocotrim.org. No telefone, o whatsapp (71) 98188-1974 é o canal adequado para contatos.

Continue Reading

Business

A trajetória da biomédica e especialista em harmonização Dra. Charlene Miranda

Como uma perda drástica fez com que ela apostasse no empreendedorismo

Published

on

Dra. Charlene Miranda é biomédica e especialista em harmonização (Foto: Divulgação)
Dra. Charlene Miranda é biomédica e especialista em harmonização (Foto: Divulgação)

A história de empreendedorismo da Dra. Charlene Miranda é uma verdadeira mistura de sentimentos. Uma trajetória regada de emoção, amor, virtude e dor da perda. Sua vocação veio antes de tudo, mas foi através de um rompimento profundo em sua vida pessoal, que algo mudou para sempre, também em sua carreira.

Sua primeira formação foi em estética avançada e cosmetologia, em 2013. Ela entrou na área por conta da paixão por cosméticos: “Eu queria muito desenvolver produtos de beleza nessa época”, conta em entrevista. Depois disso, ao sentir interesse no ramo laboratorial, de desenvolvimento de vacinas, medicamentos, iniciou o curso de Biomedicina em 2016

Por algum tempo realizou diversos cursos de desenvolvimento na área de Harmonização e concluiu um pós-graduação no segmento. Dra. Charlene trabalhou por bastante tempo como funcionária, em algumas clínicas do segmento, até que uma tragédia em sua vida pessoal, mudou tudo.

A filha da Dr. Charlene Miranda sofreu um acidente de trânsito em junho de 2022. Na ocasião, um carro bateu no veículo que ela estava. A família estava em uma festa, a moça saiu com o namorado e um carro de aplicativo bateu no carro que ela estava. Houve uma fratura no tórax e ela teve três paradas cardíacas.

“Quando eu cheguei no local do acidente ela estava viva, porque nós estávamos há 13 minutos de distância, e assim que eu soube eu corri pra lá! Chegando, ela ainda estava consciente. Logo o SAMU a levou pro hospital. Chegando lá ela teve paradas cardíacas e não sobreviveu”, conta Charlene, relembrando esse momento que mudou sua vida.

Depois dessa grande perda, Charlene parou de trabalhar para outros chefes nas clínicas e decidiu abrir seu próprio consultório. “No dia 18 de outubro de 2022 eu tomei essa decisão, porque eu queria transformar essa dor em amor”.

A decisão da Dra. Charlene Miranda veio de encontro à satisfação também do próximo. A biomédica e especialista em Harmonização viu no trabalho, uma verdadeira missão de vida. “Eu queria transformar a vida das pessoas que não estavam com a autoestima elevada, ou estavam tristes, por alguma situação. Queria transformar a dor em amor”.

Desde então, ela vê transformações diárias em seu consultório. Na clínica, ela realiza diversos procedimentos de estética avançada, Harmonização facial e corporal, sempre nos mais elevados padrões de qualidade. Dra. Charlene destaca que vê a Harmonização como uma ferramenta de embelezamento pessoal e não como uma mudança drástica e padronizadora: “Harmonizar não é transformar”.

Dra Charlene Miranda (Foto: Divulgação)
Dra Charlene Miranda (Foto: Divulgação)

Sobre Dra. Charlene Miranda

Dra. Charlene Miranda é formada em Estética Avançada e Biomedicina, pós-graduada em Harmonização Facial. A profissional considera seu ofício uma ferramenta de transformar lágrimas e baixa estima em sorrisos e alegria.

Continue Reading

Business

Empresária capixaba cria prêmio nacional para destacar mulheres empreendedoras

Published

on

Aline, fundadora da Realize & Salvatto Marcas e Patentes, promove o empoderamento feminino através do Prêmio Mulheres de Valor Brasil._

Nascida em uma família humilde no interior de Minas Gerais, Aline sempre teve um espírito empreendedor pulsante. Apesar de ser mineira de nascença, viveu a maior parte de sua vida no Espírito Santo, considerando-se capixaba. Com determinação e esforço, transformou sua jornada de vendedora de lingerie em uma trajetória de sucesso como empresária, expandindo seus negócios para o mercado de marcas e patentes.

Hoje, como fundadora da Realize & Salvatto Marcas e Patentes, Aline é reconhecida como uma das principais comerciantes de marcas e patentes do Brasil. No entanto, seu impacto vai além dos negócios. Com uma alma capixaba e uma visão inclusiva, Aline é a mente por trás de iniciativas que celebram e reconhecem o potencial das mulheres empreendedoras.

Um exemplo tangível desse comprometimento é o Prêmio Valor Empresarial, que destaca o sucesso empreendedor em todos os segmentos. No entanto, foi com o Prêmio Mulheres de Valor Brasil que Aline criou uma plataforma exclusiva para enaltecer o trabalho de mulheres incríveis em todo o país.

Aline reconhece a importância de não apenas celebrar o sucesso das empresárias, mas também promover o empoderamento feminino e fortalecer a união entre empreendedoras. “Carrego a herança de mulheres guerreiras”, diz Aline. “Nunca permita que abafem seus sonhos e digam que você não é capaz. Vamos compartilhar nossas batalhas. Vamos ser heroínas de nossa própria história.”

O Prêmio Mulheres de Valor não é apenas uma premiação, é um movimento que reconhece e valoriza o papel das mulheres no mundo empresarial. Com diversos cases de sucesso, o evento inspira a próxima geração de líderes femininas e destaca não apenas o sucesso individual, mas também a contribuição das mulheres para a sociedade e para o fortalecimento da economia.

Empreendedoras de todo o Brasil têm a oportunidade de participar deste evento único, onde serão reconhecidas por seu talento, dedicação e impacto positivo em suas comunidades. O Prêmio Mulheres de Valor é uma celebração da força da mulher que faz a diferença, e Aline está comprometida em fazer com que todas cresçam juntas.

Continue Reading

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra