Barra
Connect with us

Saude

Dislexia: distúrbio é o mais comum entre estudantes

Published

on

Transtorno atinge até 17% dos alunos no mundo; neuropediatra alerta para educação inclusiva nas escolas

O mês de novembro é marcado pelos dias da alfabetização e de atenção à dislexia – distúrbio caracterizado pela dificuldade de leitura e escrita. As datas alertam para a educação inclusiva nas escolas. No Brasil, o Instituto ABCD estima que aproximadamente 4% da população possui o distúrbio. Entre alunos do mundo todo, a dislexia é apontada como o transtorno com maior incidência, atingindo de 5 a 17%.

“A dislexia é classificada como um transtorno específico de aprendizagem (TEAp) que se manifesta por meio de um conjunto de sintomas, podendo envolver leitura lenta ou incorreta de palavras e dificuldades de soletração, por exemplo. É uma doença heterogênea, ou seja, com intensidades e necessidades variáveis de indivíduo para indivíduo”, explica o Prof. Dr. Vitor Haase, neuropediatra e pesquisador da healthtech Treinitec.

Segundo ele, o diagnóstico pode ser confirmado após os oito anos de idade, devido à maturação neurológica de áreas essenciais para aprendizagem. Contudo, os primeiros sinais podem ser observados antes mesmo do período de alfabetização.Dr. Haase afirma que educadores são fundamentais para auxiliar na identificação do transtorno e apoio a especialistas.

“O diagnóstico e tratamento da dislexia envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde e educação, em parceria com escola e família. A identificação precoce permite que, além de terem conhecimento a respeito do que estão lidando, professores realizem intervenções em sala de aula e encaminhem estudantes para uma avaliação interdisciplinar”, diz.

Para incluir crianças com dislexia – e outros tipos de transtornos – a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) prevê que todos os matriculados em educação especial tenham direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). No entanto, dados do Ministério da Educação (MEC), referentes a 2022, apontam que apenas 44% dos profissionais que atuam no AEE têm formação continuada para atender alunos neurodivergentes.

Dr. Haase destaca que o processo de aprendizagem para esse grupo demanda apoio especializado: “Professores capacitados e métodos adaptativos são fundamentais para superar tais desafios e proporcionar um ambiente inclusivo e estimulante. Os modelos educacionais existentes nem sempre dialogam com as necessidades de todos os alunos. Flexibilizar os currículos pode ser uma forma de reduzir as perdas na aprendizagem de crianças com dislexia”.

Outra aliada da educação inclusiva é a tecnologia, que pode ser usada em casos de alunos disléxicos. O neuropediatra destaca, entre os principais pontos positivos do uso da tecnologia, a possibilidade de personalização, acessibilidade e visualização de informações: “Recursos e materiais didáticos digitais, como o programa TREINI na Escola, visam fornecer subsídios a inclusão efetiva em escolas regulares por meio de plataformas e aplicativos para docentes, alunos e pais”.

Continue Reading
Advertisement

Beleza

PMMA: Dra. Shape, médica especialista em harmonização glútea, esclarece sobre uso seguro do PMMA na estética

Published

on

By

Tratamento para o bumbum é tendência entre celebridades

Quando se trata de estética, os glúteos estão entre as partes do corpo que mais preocupam as mulheres. A busca por um bumbum mais volumoso e bem definido tem levado muitas a optarem por procedimentos estéticos, especialmente o uso do PMMA (polimetilmetacrilato). Essa substância, quando utilizada de maneira segura e por profissionais habilitados, pode proporcionar resultados impressionantes.

Apesar dos casos destacados na mídia, o Conselho Federal de Medicina (CFM) destaca que o PMMA é seguro quando utilizado por profissionais devidamente qualificados. Segundo o CFM, apenas médicos possuem a formação e capacitação necessárias para o uso de substâncias como o fenol e o PMMA. Os problemas associados ao uso dessas substâncias geralmente não estão ligados a elas, mas ao despreparo de pessoas que as utilizam de forma inadequada.

Também de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável pela avaliação, segurança, eficácia e qualidade dos produtos, todos os produtos usados em procedimentos médicos e estéticos no Brasil devem passar por uma análise técnica rigorosa antes de serem liberados. E o PMMA está na lista de substâncias aprovadas pela Anvisa.

Benefícios do PMMA na harmonização glútea

A Dra. Shape, especialista em harmonização glútea, destaca os benefícios do PMMA. “O PMMA é uma substância extensivamente estudada e aprovada, oferecendo resultados duradouros e naturais quando aplicado corretamente. Ele permite aumentar e modelar os glúteos de forma segura, proporcionando um contorno corporal harmonioso e atendendo ao desejo de muitas mulheres por um bumbum mais volumoso e bem definido”, explica a especialista.

Ela enfatiza que o segredo para um procedimento seguro e eficaz é escolher um profissional experiente e devidamente qualificado. “O PMMA é uma ferramenta valiosa na harmonização glútea, mas seu uso deve ser restrito a médicos treinados. A aplicação inadequada pode causar complicações, por isso é crucial que os pacientes procurem profissionais com experiência comprovada e boas referências”, reforça a Dra. Shape.

Para quem deseja melhorar a aparência dos glúteos, o PMMA oferece uma solução confiável e segura, desde que aplicado por um especialista qualificado. O tratamento, que se tornou uma verdadeira tendência entre as celebridades, promete resultados que vão além da estética, impactando positivamente a autoestima e a confiança das mulheres.

Continue Reading

Saude

Conheça os Benefícios do Açaí para a Saúde da Mulher

Published

on

O açaí é uma fruta popular brasileira, oriunda da região norte do país. Seu consumo é bastante diferenciado em cada parte do Brasil, no Norte do país ele é consumido puro, ou como guarnição para as refeições, acompanha muito bem peixes e todo tipo de carne. Nas demais regiões do país, principalmente nas litorâneas, o açaí é consumido como sobremesa.

Em São Paulo, o açaí vendido como sorvete é um subproduto da fruta e não é muito saudável, pois tem adição de açúcares, xaropes e emulsificantes, já o verdadeiro açaí, que é a polpa pura da fruta, você encontra facilmente no empório e restaurante, Namazônia, que fica localizado na Vila Mariana. O chefe Pedro Amaral, explica que o açaí comercializado em seu restaurante vem semanalmente de Belém.

Seja em pratos salgados ou doces, é fato que o açaí é uma fruta riquíssima em nutrientes e traz uma série de benefícios para a saúde da mulher, confira alguns deles.

Combate o envelhecimento – Por ser rica em vitaminas C e E, o açaí atua como antioxidante, reduzindo a ação de radicais livres e a oxidação das células, combatendo o envelhecimento precoce.

Melhora do intestino – O açaí é rico em fibras e ajuda a regular o intestino, evitando a diarreia e prisão de ventre.

Combate Doenças Degenerativas – Os antioxidantes do açaí reduzem o acúmulo da proteína Beta-amilóide no cérebro, que está diretamente ligada a doenças degenerativas, como por exemplo o Alzheimer, que acomete um número maior de mulheres do que homens.

Faz bem para a saúde do coração – Por possuir quantidades significativas de antocianina, nutriente que dá a cor roxa a fruta, o açaí é considerado um importante aliado do coração. Pois essa substância evita a degeneração celular, impedindo o surgimento de problemas cardiovasculares. Além disso, a fruta possui uma concentração de polifenóis, que aumentam o fluxo sanguíneo do coração, fazendo com ele se mantenha saudável.

Alivia dores do ciclo menstrual – O açaí também é rico em cálcio. Ele ajuda a reduzir as sensações de dores e inchaços que são comuns durante o período menstrual.

Garante energia para praticar atividades físicas – Por ser rica em calorias e por conter carboidrato, o açaí é extremamente energético e garante energia para a prática de atividades físicas, o ideal é que o consumo da fruta seja antes das atividades, já que sua digestão é rápida.

Instagram: https://www.instagram.com/namazoniaoficial

Site: https://namazonia.goomer.app/menu

Continue Reading

Saude

Dra. Gisele Mello afirma: uma nova era de bumbum chegou!

Published

on

Saiba mais sobre o bumbum perfeito, conhecido como “Perfect Gluteo By GM”

Empoderamentos à parte, estar bem com a aparência física é um dos grandes requisitos para ser feliz. Por isso, o bumbum ganha destaque nesse cenário.
A forma mais segura do preenchimento de glúteo de forma hoje é feito com Ácido Hialurônico corporal, sempre por um médico habilitado e com expertise no produto e no procedimento.
Muitos desses procedimentos estão sendo feitos, mas vale ressaltar que saúde em primeiro lugar e nada se compara a um produto com ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e reversível.
“Se você parar pra pensar, estamos entrando numa Era em que temos cada vez mais tecnologias pra trazer resultados cada vez melhores e mais seguros e de uma forma minimamente invasiva”, enfatiza a especialista Dra. Gisele Mello.
Bumbum perfeito, médico competente
Segundo ela, para realizar este procedimento a avaliação deve ser presencial, pois ela avalia caso a caso a indicação do procedimento e a quantidade de produto a ser usada.
“Quando vi que existia um produto de qualidade e que pudesse ser reversível, decidi aliar à injeção deste produto a uma técnica que projetasse o bumbum com uma microcanula, fazendo com que as pessoas conseguissem resultados e realização de sonhos”, complementa
Para acompanhar mais dicas sobre essas como a do bumbum, convido você a não deixar de acompanhar nossas colunas semanais pois falaremos bastante disso!

Continue Reading

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra