Barra
Connect with us

Geral

Dr. Bactéria sinaliza 8 erros comuns da higiene e limpeza do banheiro

Published

on

1. Não lavar as mãos adequadamente: muitas vezes, não lavamos as mãos corretamente após usar o banheiro, o que pode levar à propagação de bactérias e outros germes.

2. Não limpar regularmente o vaso sanitário: o vaso sanitário é uma das áreas mais propensas à proliferação de germes, mas muitas pessoas não realizam uma limpeza adequada com regularidade, permitindo o acúmulo de sujeira e bactérias.

3. Não limpar os acessórios do banheiro: itens como torneiras, pias, maçanetas e espelhos também devem ser limpos regularmente, pois podem acumular germes e sujeira.

4. Ignorar a limpeza dos cantos e reentrâncias: cantos e reentrâncias no banheiro são áreas propícias para o acúmulo de sujeira e mofo. É importante prestar atenção a essas áreas e garantir que elas sejam limpas regularmente.

5. Utilizar produtos de limpeza inadequados: é importante utilizar os produtos de limpeza corretos para cada superfície do banheiro, pois o uso de produtos inadequados pode danificar os materiais e não eliminar efetivamente as bactérias.

“A principal formulação que recomendo é: solução de 1 litro de água, mais uma colher de sopa de detergente, mais uma colher de sopa de bicarbonato.  Não recomendo uso de água sanitária, porque além de não ser necessário, pode ocasionar dermatites nas pessoas e animais e propagar gases tóxicos”, explica o biomédico Roberto Figueiredo.

6. Não trocar as toalhas regularmente: as toalhas de banho e de rosto devem ser trocadas regularmente, pois podem acumular bactérias e odores desagradáveis. Anote: toalha de rosto trocar diariamente  e a de banho trocar de dois em dois dias.

7. Não ventilar adequadamente o banheiro: a falta de ventilação adequada no banheiro pode levar ao acúmulo de umidade, o que favorece o crescimento de mofo e bactérias. É importante garantir uma boa ventilação, seja por meio de janelas, exaustores ou ventoinhas. 8. Usar celular no banheiro: embora muito comum, este uso pode levar a propagação de muitas bactérias e outros germes para todos os cantos da casa. Evite usar e, se usar, desinfete o aparelho com álcool isopropílico .

“É fundamental estar atento a esses erros e adotar práticas de higiene e limpeza adequadas para manter o banheiro limpo e livre de bactérias e outros germes”, ressalta Dr. Bactéria.

Dr. Bactéria: Roberto Martins Figueredo

Formado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e Marketing pela FGV, em Engenharia da Qualidade, Controle de Processos e Auditorias da Qualidade (Poli-USP). Diretor Técnico da Microbiotécnica – Centro de Assessoria em Higiene Ambiental, além de atuar em assessoria e análises laboratoriais.

Autor dos livros “Programa de Redução de Patógenos”, “Como Não Comer Fungos, Bactérias e Outros Bichos que Fazem Mal” e “Armadilhas de uma Cozinha”, da coleção Higiene dos Alimentos (Editora Manole), do “Dr. Bactéria” – Um guia para passar sua vida a limpo (Ed. Globo) e do “Xô, Bactéria” (Editora Manole). Protagonista de inúmeras campanhas de saúde e de publicidade.

Apresentou quadro “DR. BACTÉRIA” no Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, no Hoje em Dia da Rede Record de Televisão e no programa Tudo É Possível com a Ana Hickmann, da Rede Record de Televisão. Ainda quando estava na Rede Record no Jornal da Record “SP NO AR”.

Atualmente, é apresentador do programa Bac-Papo, da rádio Vibe Mundial, todas sextas-feiras, das 10h às 11h, ao vivo, e ao lado da jornalista Andrea Feliconio. Os dois juntos também comandam há mais de um ano um podcast de saúde e qualidade de vida chamado Bac-Cast, no YouTube do Dr. Bactéria, com vídeos novos toda quinta-feira, às 20h.

Assessoria de imprensa:

Andrea Feliconio Fone: 11 99144-9663 andreafeliconio@gmail.com

Continue Reading
Advertisement

Geral

Programa Dr. Bactéria estreia dia 4 de dezembro

Published

on

O biomédico Roberto Figueiredo, que há quatro décadas vem auxiliando a população brasileira com dicas e alertas sobre saúde e higiene pessoal e pública, lançará seu próprio programa em 4 de dezembro.

O Programa Dr. Bactéria estreia às 19h, nesta segunda-feira, e promete entreter os telespectadores e internautas com entrevistas interessantes com profissionais de saúde e qualidade de vida, passo a passo de culinária com a ajuda de uma chef de cozinha.

O terceiro segmento foi intitulado “Caça às Bactérias”, com visitas do biomédico em casas, escritórios e onde for chamado. “Estou muito feliz e encantado com esse novo projeto, um sonho antigo sendo realizado.

A plataforma de streaming é fantástica para democratizar as notícias. Estamos criando pautas criativas com muita informação bacana”, comenta animado o Dr. Bactéria, especialista em saúde pública. Anote na agenda: todas as segundas-feiras, agora no ar, o Programa Dr. Bactéria, às 19h. Acesse no canal do Youtube @DR.BACTÉRIA.

Assessoria de Imprensa:

Andrea Feliconio 11 99144-9663 andreafeliconio@gmail.com

Continue Reading

Geral

Qual melhor tratamento para depressão refratária ou depressão com ideação suicida?

Published

on

Primeiramente, vale ressaltar que cerca de 70% dos casos de depressão são tratáveis, mas existem pacientes, infelizmente, mais resistentes aos medicamentos e muitos até abandonam o tratamento.  

De acordo com a psiquiatria Maria Fernanda Caliani, especialista em terapia cognitiva comportamental, a depressão refratária é caracterizada pela falta de resposta a pelo menos dois antidepressivos diferentes, administrados em doses adequadas.  

“O Cetamina Intranasal é um medicamento inovador especificamente desenvolvido para esses indivíduos e que age de forma diferente dos antidepressivos tradicionais, promovendo um aumento transitório da liberação de glutamato. A ideação suicida, por sua vez, envolve pensamentos e planos de suicídio, representando um risco grave. O medicamento tem se mostrado eficaz na reversão desses sintomas em poucos dias ou semanas de tratamento”, explica a psiquiatra.  

Dra. Maria Fernanda ressalta que os efeitos colaterais são geralmente leves e passageiros e não há evidências de dependência química, tolerância ou abstinência com o uso. Porém, é importante esclarecer que a medicação não substitui os antidepressivos tradicionais, necessários para a manutenção do tratamento a longo prazo. E o medicamento deve ser prescrito por um profissional da saúde autorizado a receitar.  

“Trata-se uma opção promissora para o tratamento da depressão refratária e da depressão com ideação suicida, com potencial de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Mas nunca se automedique”, finaliza a médica.  

Assessoria de Imprensa

Andrea Feliconio 11 99144-9663 andreafeliconio@gmail.com

Continue Reading

Geral

Desvendando a ginecomastia: Uma jornada pelos tratamentos e impactos na saúde mental masculina

Published

on

Você está familiarizado com a ginecomastia? Esta condição, causada por desequilíbrios hormonais ou fisiológicos, provoca o aumento das mamas masculinas, impactando diversas etapas da vida, desde recém-nascidos até a terceira idade.

Apesar de ser mais prevalente em certos estágios da vida, a ginecomastia pode afetar adultos, como testemunhado pelo ex-BBB Eliezer, que compartilhou suas experiências e desafios relacionados à saúde mental em meio a essa condição.

Conversamos com o cirurgião plástico, Dr. Wendell Uguetto, referência em ginecomastia, do Hospital Albert Einstein (SP), para desvendar os detalhes dessa condição e explorar as opções de tratamento. Desde a verdadeira ginecomastia, envolvendo o aumento do tecido glandular, até a pseudo-ginecomastia, relacionada à obesidade, o médico esclarece sintomas e causas. A condição, influenciada pelo desequilíbrio entre estrogênios e androgênios, pode manifestar-se em diferentes fases da vida masculina, seja por razões fisiológicas, internas ou externas.

Dr. Wendell Uguetto (Foto: Divulgação)

Dr. Wendell compartilha insights específicos sobre o surgimento nos recém-nascidos, adolescentes e idosos, destacando a espontaneidade em alguns casos e a necessidade de intervenção em outros. Além de abordar tratamentos convencionais, como medicamentos, o cirurgião destaca a eficácia da cirurgia de remoção do tecido glandular. Ele apresenta uma técnica inovadora, minimizando cicatrizes e acelerando a recuperação. Com cortes discretos e recuperação rápida, essa abordagem proporciona benefícios significativos aos pacientes.

Ao contrário das técnicas mais comuns que envolvem um corte na aréola, o especialista realiza um corte na lateral através de uma incisão de apenas 1 cm, o que resulta em uma cicatriz discretamente oculta. Esta técnica permite a remoção de um volume maior de gordura e também reduz a possibilidade de necrose na aréola, bem como a perda de sensibilidade.

Além disso, o tempo de recuperação é significativamente menor, permitindo que o paciente retome suas atividades diárias na mesma semana, incluindo a capacidade de dirigir. A ginecomastia, muitas vezes envolta em desconhecimento, revela-se como um desafio superável com abordagens médicas avançadas, oferecendo não apenas correção física, mas também impactando positivamente a saúde mental masculina.

Continue Reading

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra