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Especialista Camila Silveira dá 9 principais dicas para empreendedores faturarem nas redes sociais

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É preciso aproveitar o crescimento do Instagram e usar outras fontes para divulgar a sua página

A cada dia, mais empreendedores ganham destaque no mercado utilizando como principal ferramenta de vendas as redes sociais. Mas há muitas dúvidas em quase todos que iniciam seus negócios e ter um direcionamento é cada vez mais essencial.

O Instagram já cresceu 38% durante a pandemia e supera 27% o crescimento do Facebook. Até o final do ano, terá um crescimento de mais de 60%. A rede social, que proporciona um crescimento de vendas de até 6x maior do que os negócios que não estão nela, tornou-se o foco da maioria das marcas. Algumas empresas não estão ativamente na rede social, por ter dificuldade e não saber tirar o melhor proveito dela.

Por isso, Dra Camila Silveira, especialista em criar estratégias para engajamento e empreendedorismo através das redes sociais, listou 9 estratégias para que um empreendedor iniciante tenha sucesso em suas vendas nas redes sociais.

Dica 1 – criar uma bio (biografia) que revele a dor, ou seja a solução, que você proporciona ao seu futuro e desejado cliente, hoje temos um índice de 92% das páginas existentes no Instagram atraem mais concorrentes do que clientes quando o autor da página descreve o produto ou o que faz mantendo o foco nele e não no consumidor. Camila ainda alerta que a união de palavras irá formar características de pessoas que vão ver este post e quando descrevemos a profissão ou produtos atrairemos mais pessoas que descrevem o mesmo, ou seja, a concorrência.

Dica 2 – determine muito bem seu nicho ou seja para quem irá falar, a mesma cita o exemplo que se entrar num jogo de futebol onde tem o estádio lotado, aos 40 minutos do segundo tempo gritando EMPREENDEDORISMO ninguém irá lhe dar atenção pois não estão interessados neste assunto. Um número grande pode ser uma ilusão e irá atrapalhar significativamente seu engajamento se não houver interação em suas postagens.

Dica 3 – mantenha sempre publicação nos stories e de preferência com uma frequência intensa de até uma postagem por hora que é a duração média da visualização em destaque aos seguidores antes de “desaparecer em meio a multidão” de milhares de posts por hora.

Dica 4 – publicar ao menos 2 posts no feed por dia com conteúdos que tenham relevância ao seu público nesta hora é sempre bom agir como agiria em um espaço físico, por exemplo se alguém entra para comprar algo tenta surpreender aquela cliente com uma dica incrível de como usar, ou informações que impressionem aquela cliente. Então, não basta aquela vitrine estática com o mesmo visual, mas a integração e novidade constante que irá fazer seu público sentir a humanização e tornar-se fiel e fascinado para frequentar sua página. Não tenha medo de entregar muitas informações, pode estar seguro que manter-se atualizado e no compromisso de ser o melhor do mercado todos os dias tornará este progresso de informações natural.

Dica 5 – Não esquecer que esta rede é uma rede criada para relacionamento e todas as ações sempre são baseadas neste princípio então não apenas aguardar receber curtidas comentários, mas interagir com todos que fazem parte deste objetivo fará a total diferença. Então aproximar-se de semelhantes páginas e criar está integração com responsabilidade e cautela irá despertar a sua existência aos possíveis interessados

Dica 6 – estar presente com likes e comentários nos veículos de notícias que abordem seu tema também será uma boa estratégia, além de curtir os comentários que seguirem seus valores e princípios criando uma curiosidade em saber mais sobre sua identidade.

Dica 7 – utilizar hashtags em suas postagens irá funcionar como placas direcionadas no meio do trânsito, vamos imaginar que quando posto algo e não coloco estas “placas” elas ficam perdidas sem um direcionamento ideal para os possíveis interessados por meu tema, o que pode causar impacto apenas entre as pessoas que já me seguem sem causar relevância a novos seguidores que podem me identificar pelas hashtags. Mas atenção as mesmas devem ser direcionadas a DOR , DESEJO OU DIFICULDADE, que tenham a ver com meu seguimento para atrair realmente interessados e não concorrentes.

Dica 8 – utilizar a marcação da localização, variando os locais na hora da postagem no feed e nos stories, pode fazer minha publicação atingir diferentes regiões ampliando muito mais a visibilidade e abrangência de públicos possivelmente interessados e me tornar conhecido em outras regiões, descentralizando meu potencial a novas regiões.

Dica 9 – Usar outras fontes de divulgação fazendo para que sua página cresça mais rápido pode causar total diferença no crescimento do número de seguidores. Então, não despreze nenhuma fonte de divulgação criando uma forte rede de potenciais pessoas que possam lhe identificar por WhatsApp, Facebook, e-mail marketing, e outras para acelerar de “fora para dentro” a descoberta de sua página sempre com foco principal na diferença que causa.

Nas páginas de Camila Silveira @camilacristianeoficial, você encontrará mais uma infinidade de dicas práticas e funcionais para ter um crescimento sólido empreendedor e tornar-se um profissional do futuro com completa realização, e o que irá nortear este processo será utilizar todas as possibilidades sem tornar-se um robô, ou seja, mostrando que seu maior interesse será a transformação que causará ao cliente, lhe trazendo a sensação que em sua página e durante seu atendimento não é apenas um comprador mas um ilustre convidado muito estimado.

“A condução de um negócio de sucesso resulta em manter a constância numa linguagem simples e nutrir diariamente a disciplina de executar as ações, cada vez com mais excelência”, finaliza Camila

 

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Sete em cada dez têm dívidas em atraso há mais de 90 dias

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Na Bahia e no Maranhão, por exemplo, a maior parte das dívidas está concentrada em contas de água e luz. Em São Paulo, a grande maioria é com despesas de alimentação

O peso das contas básicas tem se tornado insustentável para milhões de brasileiros. Luz, água, supermercado e gás — despesas que deveriam ser prioridade em qualquer orçamento familiar — estão entre os principais motivos de inadimplência no país. Segundo dados recentes da Serasa e da CNDL/SPC Brasil, mais de 77 milhões de brasileiros não pagaram suas dívidas em maio de 2025, isto  equivale a 47,1% da população adulta. Desses, cerca de 70% têm dívidas em atraso há mais de 90 dias, o que evidencia uma situação crítica de endividamento prolongado e sem perspectiva de recuperação no curto prazo.

O aspecto mais alarmante é que cerca de 20% dessas dívidas são referentes a contas básicas, como energia elétrica, abastecimento de água, gás e alimentos. Isso mostra que o problema não está mais concentrado em gastos supérfluos ou consumo por impulso, mas, sim, na sobrevivência. 

Em diversas regiões do país, esse quadro se agrava ainda mais. O Nordeste lidera o índice proporcional de inadimplência, com 52,8% da população adulta endividada. Na Bahia e no Maranhão, por exemplo, a maior parte das dívidas está concentrada em contas de água e luz. Já na região Norte, onde 51,3% dos adultos estão inadimplentes, estados como o Amazonas registram crescimento contínuo nos atrasos com contas de energia.

A região Sudeste reúne o maior número absoluto de inadimplentes, mais de 30 milhões de pessoas. Só em São Paulo, são quase 15 milhões, com destaque para o aumento expressivo das dívidas relacionadas a supermercado, principalmente em redes que oferecem cartão próprio. 

No Centro-Oeste, 47,2% da população adulta enfrenta dívidas, e o Mato Grosso do Sul tem se destacado pelo aumento da inadimplência em contas de gás e abastecimento. No Sul, a inadimplência é menor, mas ainda atinge 40,6% dos adultos, com destaque para o avanço das dívidas em farmácias e supermercados no Paraná.

O valor médio das dívidas por pessoa gira em torno de R$ 4.700, segundo levantamento da Serasa. Para muitos brasileiros, esse montante representa uma barreira praticamente intransponível, agravada por uma combinação de inflação nos itens básicos, aumento de tarifas públicas e juros elevados, que reduzem a margem de manobra financeira das famílias.

 Diante desse contexto, muitos consumidores acabam priorizando despesas mais imediatas, como aluguel ou alimentação, e deixam em segundo plano as contas de consumo essencial.

Fernando Lamounier aponta que as contas básicas devem ser as prioritárias, porque correm risco de corte no fornecimento, como contas de água e luz, parcelas vencidas do condomínio, mensalidades atrasadas em escolas, contas de gás e telefonia.

Em seguida, contas de consumo, que acumuladas no cartão de crédito, podem significar um grande problema por conta dos altos juros, assim como limites de cheque especial. Por fim, se sobrar algum valor, vem o planejamento para fazer uma reserva de emergência ou investimentos. 

Hoje, o que vemos é uma exclusão financeira em massa. Famílias inteiras estão fora do sistema de crédito e sem acesso a renegociações viáveis. Em muitos casos, as dívidas estão paradas há mais de dois anos”, avalia Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios. A consequência dessa inadimplência crônica é a retração do consumo, o aumento da informalidade e o risco de colapso em setores fundamentais da economia popular.

Diante da gravidade do quadro, especialistas e entidades de defesa do consumidor defendem medidas urgentes e estruturantes. “A renegociação de dívidas precisa ser facilitada, com condições reais de pagamento. Além disso, políticas de geração de renda, revisão de tarifas públicas e educação financeira ampla e contínua são essenciais para frear o avanço da inadimplência e permitir que os brasileiros voltem a ter o mínimo: luz, água e comida na mesa”, finaliza o especialista.

Pensando nisso, o especialista listou algumas dicas para se organizar financeiramente e sair do vermelho: 

  1. Mapear renda total, isto é, salário e rendas extras;
  2. Separar as despesas fixas no seu orçamento, como aluguel, condomínio, internet e contas de serviços públicos (água, luz, gás);
  3. Esquematizar as despesas variáveis como alimentação, transporte e gastos com saúde;
  4. Organizar dívidas e pagamentos, como parcelas de empréstimos e cartão de crédito.

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“Mulheres em Facilities” representa protagonismo, pela Editora Leader

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O livro “Mulheres em Facilities: Edição Poder de uma História” celebra o poder de transformação de mulheres que desempenham um papel essencial nesse setor e acaba de ser lançado pela Editora Leader. A publicação é parte do selo editorial Série Mulheres®️, idealizado pela CEO Andréia Roma, para dar voz às mulheres na literatura.

“Fruto de um trabalho dedicado, a obra reúne histórias inspiradoras de mulheres que atuam em uma área ainda pouco visibilizada, mas estratégica para o funcionamento das organizações. Essas profissionais lideram com excelência, organizam com precisão e sustentam com sabedoria estruturas complexas e invisíveis para muitos. Não se trata somente de um livro: é uma afirmação de identidade, pertencimento e pioneirismo”, destaca Andréia.

Como em todo lançamento da editora, as coautoras foram reconhecidas pelo impacto de suas histórias e pelo legado que deixam para a literatura e para o setor de facilities em um evento exclusivo, em que receberam o troféu da Série Mulheres. Na sequência, elas se reuniram para o lançamento oficial do livro que aconteceu dia de junho, em evento aberto ao público, na Livraria Cultura, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. 

Esta obra é, sem dúvida, um marco para todas as mulheres que buscam reconhecimento em um setor tradicionalmente ocupado por homens, mas que se tem mostrado fértil em oportunidades para aquelas que desejam transformar e inovar. Conta com 34 histórias de profissionais que estão moldando o futuro de uma área vital para o funcionamento das empresas. Com vivências, cases práticos e conhecimentos valiosos, as coautoras inspiram futuras gerações. 

Idealizado por Andréia Roma, o livro conta com a coordenação de Adriana Pan, Ana Paula Ribas d’Avila Altman e Daniella Barbosa, e com a contribuição de Ana Carina Bacha Fernandes, Ana Cassago, Ana Machado, Ana Vidal, Ariane Real Prado, Bruna Fábrega Balan, Carla Carvalho, Daniele Andrade Só Sebastiani, Denise Ferreira, Denise Manenti, Edilaine Nascimento Pfefer, Edilaine Siena, Erica Prata, Fernanda Carvalho, Fernanda Serpeloni, Giovanna A. Trovati, Gisele Veit, Giselle Sarraf, Juliana Gomes Coelho, Léa Lobo, Lívia Lourenço, Marcia Pizzi, Mari Prediger, Monise Tedesco, Nathalia Tiemi Ueno, Paula Vasconcelos Pereira, Renata Meister, Sandra Bertozzi Frascino, Simone Uemura e Thais Mendes.

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“Mulheres em Facilities” representa protagonismo, pela Editora Leader

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O livro “Mulheres em Facilities: Edição Poder de uma História” celebra o poder de transformação de mulheres que desempenham um papel essencial nesse setor e acaba de ser lançado pela Editora Leader. A publicação é parte do selo editorial Série Mulheres®️, idealizado pela CEO Andréia Roma, para dar voz às mulheres na literatura.

“Fruto de um trabalho dedicado, a obra reúne histórias inspiradoras de mulheres que atuam em uma área ainda pouco visibilizada, mas estratégica para o funcionamento das organizações. Essas profissionais lideram com excelência, organizam com precisão e sustentam com sabedoria estruturas complexas e invisíveis para muitos. Não se trata somente de um livro: é uma afirmação de identidade, pertencimento e pioneirismo”, destaca Andréia.

Como em todo lançamento da editora, as coautoras foram reconhecidas pelo impacto de suas histórias e pelo legado que deixam para a literatura e para o setor de facilities em um evento exclusivo, em que receberam o troféu da Série Mulheres. Na sequência, elas se reuniram para o lançamento oficial do livro que aconteceu dia de junho, em evento aberto ao público, na Livraria Cultura, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. 

Esta obra é, sem dúvida, um marco para todas as mulheres que buscam reconhecimento em um setor tradicionalmente ocupado por homens, mas que se tem mostrado fértil em oportunidades para aquelas que desejam transformar e inovar. Conta com 34 histórias de profissionais que estão moldando o futuro de uma área vital para o funcionamento das empresas. Com vivências, cases práticos e conhecimentos valiosos, as coautoras inspiram futuras gerações. 

Idealizado por Andréia Roma, o livro conta com a coordenação de Adriana Pan, Ana Paula Ribas d’Avila Altman e Daniella Barbosa, e com a contribuição de Ana Carina Bacha Fernandes, Ana Cassago, Ana Machado, Ana Vidal, Ariane Real Prado, Bruna Fábrega Balan, Carla Carvalho, Daniele Andrade Só Sebastiani, Denise Ferreira, Denise Manenti, Edilaine Nascimento Pfefer, Edilaine Siena, Erica Prata, Fernanda Carvalho, Fernanda Serpeloni, Giovanna A. Trovati, Gisele Veit, Giselle Sarraf, Juliana Gomes Coelho, Léa Lobo, Lívia Lourenço, Marcia Pizzi, Mari Prediger, Monise Tedesco, Nathalia Tiemi Ueno, Paula Vasconcelos Pereira, Renata Meister, Sandra Bertozzi Frascino, Simone Uemura e Thais Mendes.

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