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Falta de produtividade pode estar ligada à má liderança, aponta especialista

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Inconscientemente, atrelamos a falta de produtividade de uma empresa a má qualidade de serviço oferecida pelo colaborador. No entanto, uma liderança não capacitada pode influenciar negativamente em todo o organismo da empresa, trazendo queda na produtividade.

De acordo com a especialista em análise comportamental e consultora em gestão de pessoas, Camila Honorati, a falta de qualificação e capacitação das figuras de liderança impactam diretamente em todo o fluxo de trabalho. “Um líder não capacitado tolhe o crescimento profissional de seus colaboradores, provoca alto turnover (rotatividade de pessoas) na equipe, gera desmotivação e consequentemente improdutividade. Insatisfação dos clientes e queda nos resultados da organização são as consequências esperadas da existência de líderes não capacitados”, explica.

Ainda segundo Camila Honorati, um bom líder precisa carregar em seu perfil algumas características essenciais. “O líder é o responsável em guiar, engajar e motivar a equipe. Cabe a ele ajudar seus colaboradores nas tomadas de decisão, a cumprirem prazos e metas, a crescerem profissionalmente e alcançarem resultados”, aponta.

Dentre as características principais de um bom líder podemos destacar também o autoconhecimento. “Se autoconhecer e conhecer cada membro da equipe é muito importante”, pontua Camila.
Camila ainda pontua outras características que devem ser trabalhadas para se tornar um bom líder. “Identificar o perfil profissional de cada um, suas limitações, seus pontos fortes e a melhorar. Ser participativo: ter conhecimento sobre o que cada um da sua equipe faz e se mostrar presente, transmitindo mais segurança aos seus liderados para que se sintam mais confiantes no trabalho. Ser comunicativo: comunicação clara e assertiva. Saber dar feedback: elogiar seus liderados, quando aplicável, é fundamental. Todo feedback dever ser positivo ou de desenvolvimento (construtivo). Deve-se eliminar o feedback negativo”, acrescenta.

“Ser um bom ouvinte, quer seja com colaboradores, pares ou superiores. Saber delegar tarefas distribuindo proporcionalmente a carga de trabalho à equipe. Ter capacidade para administrar conflitos e manter sempre um ambiente saudável”, completa Camila.

APLICANDO A BOA LIDERANÇA

Mas, para Camila Honorati, só ter as características de um bom líder não é suficiente para aumentar a produtividade de uma empresa. “Defina objetivos: em função desses objetivos, trace metas estabelecendo prazos”. “Aceite sugestões da sua equipe: faça com que seus colaboradores se sintam importantes nas tomadas de decisão. O engajamento e a participação geram motivação e facilitam o atingimento das metas e consequente objetivos”, enfatiza.

“Para que os processos mantenham um fluxo organizacional perfeito, o papel do líder é essencial e vital. Assim, as metas ficam mais claras, as funções são delegadas de forma correta, os resultados são mais satisfatórios e o clima da organização é melhor”, finaliza Camila.

SOBRE CAMILA HONORATI

Pós graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, pós graduanda em psicologia organizacional e gestão de pessoas pela PUC – RS, empresária, Camila Honorati é especialista em análise comportamental, palestrante e treinamentos para desenvolvimento de competências comportamentais à profissionais. Camila também desenvolve consultoria em gestão de pessoas para pequenas, médias e grandes empresas.
https://www.instagram.com/camila_honorati/

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Franquias alimentação para empreender mesmo sem experiência

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Entrar no mundo dos negócios pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem experiência prévia. No entanto, as franquias surgem como uma alternativa para empreendedores iniciantes que desejam iniciar com uma base sólida e suporte adequado.
Neste sentido, o segmento de alimentação, impulsionado pelo aumento do consumo, apresenta um cenário promissor.

Isto porque as franquias de alimentação mantiveram um crescimento consistente nos últimos anos. Isso significa que, mesmo sem experiência, o empreendedor tem as ferramentas necessárias para iniciar.

Outro ponto atraente é a variedade de formatos disponíveis, que se adaptam a diferentes perfis e capacidades de investimento. Desde quiosques de rápido fluxo até restaurantes completos, as opções são amplas e o potencial de retorno, significativo.

Vale ressaltar, no entanto, que todo negócio envolve riscos. Por isso, antes de tomar a decisão de investimento, é preciso considerar todos os cenários possíveis e ter um planejamento.

A partir disso, confira cinco redes de franquias para empreender mesmo sem ter experiência prévia.

Galo Zé

Criada em 2017, a Galo Zé é uma rede de franquias de frango frito que tem se destacado pela eficiência na gestão e qualidade dos produtos. Com uma linha exclusiva de mais de dez molhos, a marca se diferencia ao entregar o frango quentinho e bem servido. E isto não ocorre por acaso. Todas as unidades franqueadas são preparadas e seguem regras de gestão que garantem a agilidade da produção e economia de custos, tudo supervisionado pelos consultores da franqueadora.
Investimento total: A partir de 130 mil
Prazo de retorno:15 a 18 meses
Faturamento médio mensal: R$ 70.000,00
Site da franquia: https://investimento.galozefranquia.com.br/

Ital’In House

A Ital’In House é uma rede de franquias de comida italiana no Box que atua com modelo de delivery. A marca conta com cerca de 150  unidades em operação com produtos que vão de macarrão, nhoque até risotos. Tudo desenvolvido com cuidado e atestado por paladares exigentes. O papel do franqueado é atuar com a administração da unidade, divulgação e vendas.
Valor de investimento: a partir de R$250 mil
Faturamento: passa de R$300 mil
Tempo de retorno: entre 16 e 18 meses
Site da marca: https://italinhouse.com.br/

Sua Coxinha

Fundada em 2017, em Jundiaí, interior do estado de São Paulo, a Sua Coxinha é uma rede de franquias de lanchonetes especializadas em coxinhas com sabor único e qualidade aprovada pelos clientes. Em rápida expansão, a empresa já possui 14 unidades em operação e tem se destacado por sua receita única que torna os seus salgados crocantes por fora e macios por dentro, tudo servido bem quentinho. O papel do franqueado é atuar na administração da unidade.
Valor de investimento: a partir de R$150 mil
Faturamento médio mensal: entre R$60 e R$80 mil
Tempo de retorno: entre 12 e 24 meses
Site da empresa: www.suacoxinha.com.br

Go Fit Box

Lançada em 2020, a Go Fit Box é uma rede de franquias de academia autônoma. Com foco na saúde e bem-estar das pessoas, o modelo consiste em um box que conta com equipamentos para que os usuários possam realizar treinamentos em cabines individuais e personalizadas. O franqueado não precisa ser professor de educação física e nem de funcionários, embora seja recomendado.
Investimento: a partir de R$69 mil
Faturamento: a partir de R$40 mil
Tempo de retorno: 12 meses
Site da empresa: https://www.instagram.com/gofitboxbrasil/

Spa Nature

A Spa Nature é uma rede de franquias de estética com foco em todas as faixas de renda. A empresa nasceu em 2020 e, no ano de 2022, abriu a expansão para franquias. Com a missão de democratizar a beleza, a rede oferece serviços que vão de massagens modeladoras para bumbum ou em regiões localizadas, drenagem linfática, detox com argila até hemoterapia com ozônio, tratamentos com enzima e outros.
Valor de investimento: R$90 mil
Faturamento mensal (médio): a partir de R$45 mil
Tempo de retorno: 8 a 14 meses
Site da empresa: https://spanature.com.br/

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Consórcio de motos superou a marca de R$25 bilhões de reais em créditos comercializados

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O mercado de motocicletas se encontra em alta, tendo o mês de janeiro obtido um crescimento de 34% , segundo Abraciclo

De acordo com o relatório de dezembro da Associação Brasileira de Administração de Consórcios (ABAC), o consórcio de motos superou a marca de R$25 bilhões de reais em créditos comercializados, o que equivale a um aumento de 12,5% em relação ao mesmo período em 2023. Demonstrando como o setor obteve mais um ano em crescimento.

O mercado de motocicletas se encontra em alta, tendo o mês de janeiro obtido um crescimento de 34% em relação a dezembro, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas,  Bicicletas e Similares (Abraciclo). Dados revelaram que o volume de motocicletas produzidas no mês foi 17,6% superior em relação ao mesmo período em 2024, podendo este ser considerado o melhor desempenho para o mês desde 2014.

Entre as categorias mais produzidas se encontram a Street, com 87.192 unidades. E em seguida, a Trail e a Motoneta. Essa expansão reflete o interesse do consumidor pelo bem, como também, por modelos de negócios que viabilizem a compra.

Para Fernando Lamounier, educador financeiro e sócio executivo da Multimarcas Consórcios, a compra de um bem deve vir acompanhada de um planejamento financeiro. Quando estamos falando de bens ou produtos de maior valor agregado, a tomada de decisão para adquiri-los deve ser realizada com cuidado e responsabilidade, pois estamos falando de uma dívida que pode durar anos caso não seja bem planejada. Nesse sentido, o consórcio tem sido uma alternativa para o brasileiro que precisa desse planejamento já que os valores de financiamento e empréstimo se tornam impeditivos para quem realmente coloca o custo da na ponta do lápis. O consórcio, por não contar com juros, mas sim com uma taxa de administração, passa imune a esse fenômeno e se torna cada vez mais atrativo”.

Entre os modelos preferidos dos brasileiros para a compra, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revela que a Honda CG 160 com 34.516 unidades emplacadas é a preferida do consumidor, enquanto a Honda Biz em segundo lugar com 20.661 unidades vendidas. Por fim, a Honda Pop 110i ES conquistou o terceiro lugar com 16.490 unidades.

A Participação do Público Feminino no Mercado

Outro fator importante é a crescente participação do público feminino. A pesquisa Origem e Destino, realizada pelo Metrô de São Paulo, notou um aumento de mulheres pilotando. Na mesma linha, dados da Abraciclo revelaram que o número de mulheres com habilitação para pilotar motocicletas mais do que dobrou nos últimos anos, saltando de 4,5 milhões em 2012 para 8,9 milhões em 2022.

Isso demonstra como as motocicletas se apresentam como uma solução econômica e prática de mobilidade, como também, explica este ser um dos segmentos de maior destaque no Sistema de Consórcios com cerca de 3,03 milhões de participantes ativos e cerca de 1,33 milhões de cotas vendidas, segundo o relatório de dezembro da ABAC.

“Diante do aquecimento do setor e da procura pelo bem é fundamental que o consumidor primeiramente entenda os impostos e custos envolvidos em sua aquisição. Além do valor, é preciso que seja considerado o ICMS, que varia de acordo com o estado, o IPVA, que deve ser pago anualmente, o seguro obrigatório (DPVAT) e outras possíveis taxas de licenciamento. Embora esses custos sejam considerados inevitáveis, a modalidade permite uma compra sem taxas de juros ou parcelas exorbitantes, permitindo que o consumidor conquiste o bem de forma gradual sem comprometer o seu orçamento”, finaliza o especialista.

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Internet Segura: Pesquisa alerta para o perigo de perfis abertos de crianças no Brasil 

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Uma em cada três possuem perfis totalmente abertos e 47% não controlam seguidores adicionados às suas redes 

Recentes pesquisas revelam dados alarmantes sobre a presença de crianças e adolescentes nas redes sociais no Brasil. Estima-se que 75% desse público possua perfis em plataformas digitais, sendo que pelo menos uma em cada três contas de crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos está totalmente aberta, permitindo que qualquer pessoa visualize e interaja com o conteúdo publicado, segundo dados publicados pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Único. 

A falta de acompanhamento por parte dos pais é um fator preocupante. Quase metade (47%) das crianças e adolescentes não têm suas redes sociais monitoradas pelos responsáveis, o que aumenta a vulnerabilidade a riscos como cyberbullying, assédio e vazamento de dados pessoais.  Em muitos casos quando os pais tentam controlar mais incisivamente os filhos em relação ao tempo de tela, os embates e discussões aumentam, chegando a proibição por parte dos pais. 

Além disso, 73% dos pais desconhecem as configurações de segurança nos perfis de seus filhos, o que contribui para a exposição indevida de informações pessoais. Essa falta de conhecimento pode acarretar consequências graves, como roubo de identidade, fraudes e outros crimes cibernéticos que afetam a vida das crianças. 

Recentemente uma rede de criminosos estavam utilizando fotos de crianças com câncer e em tratamento para pedir dinheiro e criar falsas “vaquinhas”. Os golpes chegam a números inimagináveis até que a fraude seja descoberta. 

“A presença massiva de crianças nas redes sociais as expõe a diversos riscos de golpes e crimes cibernéticos, caso não haja controle adequado por parte dos responsáveis. Mais do que impor proibições, é fundamental que os pais orientem os jovens, promovendo um equilíbrio entre segurança digital e o diálogo”, destaca Ana Vitória Santos, coordenadora de segurança da informação da keeggo.

Para mitigar esses riscos, é de suma importância que os pais adotem medidas proativas, como:

Monitoramento contínuo: acompanhar regularmente as atividades online dos filhos, verificando com quem interagem e que tipo de conteúdo compartilham. Controlar quem é adicionado as redes sociais ajuda a prevenir a inclusão de golpistas e que a criança compartilhe informações confidenciais. 

Configurações de privacidade: ajustar as configurações das redes sociais para que os perfis sejam privados, limitando o acesso apenas a pessoas conhecidas e confiáveis. Além disso, revisar regularmente as permissões de compartilhamento, desativar a localização quando não for necessária e evitar que desconhecidos enviem solicitações ou mensagens diretas.

Educação digital: dialogar com as crianças sobre os perigos da exposição online e a importância de não compartilhar informações pessoais ou interagir com desconhecidos.

Uso de ferramentas de controle parental: utilizar aplicativos e recursos disponíveis que auxiliam no monitoramento e restrição de conteúdo inadequado, além de definir limites de tempo de uso.

A proteção das crianças no ambiente digital é uma responsabilidade compartilhada entre pais, educadores e sociedade. A conscientização e a adoção de práticas seguras são essenciais para garantir um uso saudável e seguro das redes sociais pelas novas gerações.

“A segurança digital das crianças deve ser tratada como prioridade, onde se faz necessário uma atuação conjunta dos pais, educadores e da sociedade para minimizar os riscos presentes nas redes sociais e promover um ambiente online mais seguro e responsável”, finaliza a especialista.

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