Barra
Connect with us

Beleza

Ficha de Entrevista Prévia: Perguntas assertivas que blindam seu atendimento estético por Adv Janina Ricardo

Published

on

ficha de entrevista prévia, também conhecida no mercado como ficha de anamnése ou mesmo ficha de avaliação, é um formulário ou documento obtido durante a conversa com o cliente antes do atendimento estético.

Além das informações pessoais, neste documento, é possível entender as expectativas e necessidades do cliente, resguardando-nos de possíveis riscos jurídicos.

Continue lendo este artigo para saber quais os riscos você pode evitar com uma ficha de entrevista prévia assertiva.

Por que preencher a ficha de entrevista prévia?

Para garantir um tratamento estético seguro e eficaz é imprescindível que o profissional esteja ciente questões relevantes sobre aquele paciente. Nesse sentido, a elaboração da ficha de entrevista prévia é fundamental para obter tais informações.

Por meio desta ficha, é possível coletar dados sobre a saúde, histórico médico, alergias, medicamentos em uso e outros aspectos que podem impactar no resultado ou até impedir a realização do procedimento estético.

Como devem ser as perguntas da ficha de entrevista?

As perguntas feitas na ficha de entrevista prévia devem ser direcionadas e intencionais, com o objetivo de identificar quaisquer fatores que possam afetar o resultado ou impedir a realização do procedimento estético.

Por exemplo, é crucial que se verifique se a cliente está grávida ou corre o risco de estar, uma vez que a comunidade obstétrica desaconselha a realização de qualquer procedimento estético invasivo, minimamente invasivo ou não invasivo em gestantes.

Neste caso, para que um profissional de estética possa realizar um procedimento na gestante, será necessária uma autorização médica, que declare não haver implicações para a paciente a associação do tratamento estético à gestação.

Ao incluir essa pergunta na ficha de entrevista prévia, o profissional garante que obteve a informação necessária para executar o procedimento de forma segura e responsável.

Outra questão que também pode impactar no resultado do procedimento a ser realizado é a existência de doenças autoimunes, como por exemplo, recorrências alérgicas e alergias a determinados princípios ativos.

É essencial que o profissional seja diligente na obtenção dessas informações e na prestação de orientações claras e precisas sobre os procedimentos estéticos que serão realizados. Já que o Código de Defesa do Consumidor estabelece que o prestador de serviço é obrigado a fornecer informações adequadas aos seus clientes, o que inclui as informações coletadas na ficha de entrevista prévia.

Quais os impactos de não ter a ficha de entrevista preenchida?

Para se proteger juridicamente, o profissional de beleza e estética deve assegurar que a ficha de entrevista prévia seja preenchida corretamente e assinada pela cliente antes da realização do procedimento estético.

Caso a cliente não responda ou forneça informações incorretas, o profissional se resguarda de intercorrências e estas passarão a ser de responsabilidade do consumidor.

No exemplo que utilizamos, se a cliente declara que não está grávida ou não corre risco de estar, o profissional não poderá ser responsabilizado por intercorrências que possam ocorrer durante o procedimento.

Somente com a ficha de entrevista terei meu atendimento protegido?

Os profissionais de beleza e estética devem seguir todos os procedimentos legais para garantir a segurança e satisfação de seus clientes. A ficha de entrevista prévia é uma ferramenta essencial para obter informações importantes sobre a saúde e histórico do cliente, e deve ser preenchida e analisada com cuidado antes de qualquer procedimento ser realizado.

Além disso, é importante estar ciente de que outros documentos e formulários são necessários para garantir um atendimento blindado dos riscos jurídicos. Na minha página janinaricardo.com.br, você pode encontrar mais informações sobre o assunto. Também estou disponível no instagram @adv.janinaricardo para responder perguntas legais sobre beleza e estética. Sigam-me lá!

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beleza

Dra Tatiana de Moura elenca 7 passos para a cirurgia plástica perfeita

Published

on

Quando falamos em cirurgia plástica, já nos vem à cabeça o motivo estético, porém, há médicos que enxergam além disso. Para a Dra. Tatiana de Moura, formada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Mestre em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é possível sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas, quando algo as incomoda. Somente no Brasil, de acordo com pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, em 2020, foram feitas cerca de 1,3 milhão de cirurgias, ou seja, estamos atrás apenas dos Estados Unidos, que é campeão em procedimentos. “O segredo está em ouvir e mergulhar na queixa do paciente, imaginando o que é possível fazer para diminuir a dor emocional que ele enfrenta com aquele problema, porque a maioria das pessoas quando chega em consultório é porque está realmente incomodada com algo. Já atuei como médica colaboradora no ambulatório de Cirurgia Plástica Infantil no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e no Hospital Albert Einstein e hoje realizo intervenções para ajudar pessoas em quadros reversíveis, atuando tanto em cirurgias reparadoras de pacientes pós bariátrica quanto realizando procedimentos em crianças com a chamada otoplastia corretiva, por exemplo. Independente da estética, a cirurgia plástica existe para também salvar vidas”, destaca. 

É óbvio que a procura pela cirurgia plástica estética é maior que a de correção, mas em qualquer um dos casos, é preciso sempre avaliar os prós e contras. “Infelizmente nem todos os profissionais tem o cuidado que tenho em consultório e, nem sempre, o paciente respeita sua opinião ao explanar sobre a negativa de um procedimento, por exemplo. Explico que toda e qualquer cirurgia é uma escolha feita pela pessoa, que pode trazer benefícios, mas como qualquer procedimento invasivo, tem riscos. É preciso estar alinhado com o paciente a ponto de deixar claro tudo o que pode acontecer e, principalmente, a responsabilidade daquele homem ou mulher tem em seguir os protocolos após a operação. A cirurgia bem sucedida soma todas essas fases, desde o preparo até o pós e isso é indiscutível”, explica a médica.

A cirurgiã ainda explica alguns passos como um dossiê para que o procedimento resulte em sucesso. “Na primeira consulta seja muito sincero, expondo todos os seus objetivos e suas expectativas. Dessa forma, o profissional poderá indicar a melhor técnica; cuide da sua saúde sempre e faça um check-up: se você tiver alguma comorbidade como diabetes, hipertensão, anemia, converse com seu médico. No caso de pacientes tabagistas aconselhamos que interrompa o hábito antes e depois da intervenção visando melhores resultados”, ensina.

Além disso, é preciso ter bom senso e clareza sobre o que se espera após a intervenção. “Não se espelhe em celebridades, modelos, artistas ou atletas. Cada pessoa tem suas características e tem a melhor forma de tirar da própria imagem a melhor imagem, do próprio corpo, o melhor do corpo, seja só com uma cirurgia, ou seja, aliando cirurgia com atividade física”.

Ainda, a médica alerta que é preciso ter consciência de que a cirurgia plástica é uma ciência não exata, ou seja, por mais que o cirurgião possa trabalhar da melhor forma possível, ser bem-preparado, ser um bom cirurgião e você estar bem de saúde ainda existem riscos inerentes aos procedimentos. “Sempre explico mais de uma vez que pode haver alguma intercorrência e o resultado não ser exatamente o que foi planejado nem pelo cirurgião e nem pelo paciente e isso é real e deve ser levado em consideração. Daí a importância em manter todas as orientações antes e depois da cirurgia. É primordial respeitar o repouso, o uso das cintas compressivas, o uso das medicações, das pomadas para prevenção de queloide, e tudo mais. Com os cuidados devidos, você terá melhores resultados”. Por fim, a doutora ainda ressalta que é preciso ter cautela e mente focada e calma para atingir os objetivos. “Tenha paciência! Todos os processos biológicos têm seu tempo e precisam ser respeitados, sendo assim, sua saúde e corpo agradecem”, finaliza.

Continue Reading

Beleza

Deolane Bezerra impressiona os fãs ao revelar detalhes de sua cirurgia de Lipo Lad

Published

on

O Cirurgião Plástico Dr. Sérgio Cruz revela detalhes por trás da famosa cirurgia

Recentemente, a advogada e influenciadora Deolane Bezerra surpreendeu a internet ao abrir as portas de sua jornada pessoal ao se submeter a uma cirurgia de lipoaspiração do tipo LAD, compartilhando todos os detalhes no Instagram.

Este procedimento, conhecido por sua capacidade de reduzir a gordura localizada e esculpir os músculos, especialmente na região abdominal, demandou um investimento considerável de cerca de R$ 90 mil, de acordo com informações do jornalista Leo Dias.

Vale ressaltar que Deolane não é estranha aos procedimentos estéticos, já tendo passado por uma lipoaspiração anteriormente. No entanto, esta foi a primeira vez que a ex-participante de reality shows optou pela cirurgia LAD, que se tornou uma escolha popular entre as celebridades.

Para esclarecer os aspectos médicos desse procedimento, conversamos com o Dr. Sérgio Cruz, um cirurgião plástico de renome nesta área. Ele explicou que o processo cirúrgico envolve a remoção da gordura localizada usando cânulas para a aspiração das células de gordura, e graças ao avanço das técnicas modernas, é possível realizar a lipoaspiração otimizando o contorno muscular sem irregularidades, desde que os devidos cuidados sejam colocados em prática durante e  após o procedimento.

A cirurgia LAD tem uma duração média de 3 horas e é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia peridural ou geral, com necessidade de internação. Além disso, é aconselhável um período de repouso de 3 a 5 dias após o procedimento. A retomada das atividades físicas deve ocorrer apenas após avaliação do cirurgião plástico, respeitando as condições ideais e individuais de recuperação.

Continue Reading

Beleza

Rinoplastia Masculina: A busca pela autoestima impulsiona o aumento de procedimentos estético-funcionais entre os homens

Published

on

Os homens geralmente têm uma pele mais espessa, sendo necessário uma estrutura forte para que o nariz fique mais definido e tenda a se manter assim por muitos anos”, afirma o cirurgião plástico e crânio-maxilofacial Dr. Geraldo Capuchinho

Nos últimos anos, a cirurgia plástica estética tem apresentado mudanças surpreendentes, e essa tendência não é liderada apenas por mulheres. Homens de todas as idades estão procurando a rinoplastia por razões estéticas, um procedimento cirúrgico de busca pela melhoria da aparência facial que ganhou popularidade muitas vezes inspirados por terem sido realizados por celebridades.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a rinoplastia se tornou a segunda cirurgia estética mais procurada por homens, com um aumento notável de 5% para 30% nos últimos cinco anos. Essa crescente procura também é respaldada por uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), que registrou um aumento de 15% nos procedimentos estéticos realizados em homens ao redor do mundo. 

Esse recente fenômeno aparentemente encontra suas origens em mudanças culturais globais impulsionadas pelas redes sociais digitais.

Anteriormente, os homens buscavam cirurgia nasal principalmente por motivos funcionais: “Por muito tempo, os homens evitaram ser submetidos a cirurgias plásticas estéticas pois esses procedimentos eram associados ao público feminino. Além disso, eles tinham medo de serem rotulados no seu círculo de convivência como fúteis ou afeminados. No entanto, esse preconceito tem diminuído e cada vez mais operamos pacientes do gênero masculino, que nos procuram tentando preservar ou buscar acentuar características másculas”.

Homens de diferentes níveis socioculturais estão buscando melhorias estéticas no nariz muitas vezes de maneira pontual; procuram o cirurgião plásticos para diminuir a proeminência do dorso nasal, melhora da ponta caída ou afinamento do dorso largo ou da base alargada.

São alterações que farão impacto não apenas na aparência dos indivíduos, mas que afetarão positivamente a sua autoestima, como destaca o Dr. Geraldo Capuchinho, cuja filosofia de trabalho é aprimorar, de maneira discreta e natural, a aparência do nariz sem comprometer sua masculinidade. 

Com a crescente demanda de procedimentos estéticos, a busca por uma melhor aparência vem sendo compartilhada por pessoas de todos os gêneros e, por isso, a rinoplastia masculina ganha destaque como um procedimento em ascensão na cirurgia plástica facial.

O Dr. Geraldo Capuchinho, com consultório no Belvedere em Belo Horizonte (MG), está bastante seguro e confiante com os resultados que a rinoplastia moderna pode proporcionar aos pacientes, contribuindo de maneira eficaz para a elevação da autoestima. 

Continue Reading

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra