O que é Colorização ou Coloração?
Chances são que vários de vocês que abriram essa matéria nunca ouviram falar
sobre o termo Color Grading ou Colorização no sentido que vamos abordar hoje. E
normalmente esse é mesmo um assunto que pode ser incomum se você não faz
parte da comunidade de Diretores, Diretores de fotografia, produtores, roteiristas e
toda essa galera que ajuda a criar filmes, publicidades e videoclipes.
No entanto, uma produção audiovisual em movimento é separada em 3 etapas: a
pré-produção, a produção e a pós-produção. Na pré-produção é onde
principalmente a galera de pesquisa e de roteiro entra em ação. É onde o
orçamento para a produção é criado e também onde toda a preparação para as
gravações acontecem. A produção é justamente onde a equipe vai para o set
verdadeiramente apertar o botãozinho vermelho REC na câmera, orientar os atores
e bater claquetes. Ou seja, onde as gravações realmente acontecem.
Já a Pós-Produção (o foco dessa matéria e também da minha carreira) é onde
temos que lidar com todos os arquivos da filmagem digital ou, caso a produção
tenha escolhido filmar em película, todos os rolos de filmes da filmagem analógica.
E isso inclui sim a edição e montagem, a criação da trilha sonora, o tratamento de
áudio, os efeitos visuais digitais (o famoso CG), e também finalmente a
Colorização(ou Coloração).
A colorização nada mais é do que fazer as imagens que saem das câmeras ficarem
realmente bonitas, e o conceito de beleza, quando falamos da parte visual de um
projeto, é cheio de variáveis: o gosto dos envolvidos nas decisões de fotografia e
cor, o público para o qual o produto audiovisual é direcionado, a iluminação da cena,
a sensação que se deseja passar, etc.
Então apesar de extremamente técnico (uma forte candidata a uma das artes mais
técnicas que existem), é um trabalho principalmente artístico. Imagine como filtros
de redes sociais em esteróides e feitos por profissionais. Basicamente se você
assiste TV, séries ou até videoclipes, você já viu o trabalho de um colorista em ação.
É só pensar como normalmente jornais de TV do meio-dia (onde não há trabalho de
cor) têm pior qualidade visual do que o filme que passa no final da noite (onde há
trabalho de cor).
Matéria 2
Como o Color Grading pode afetar o seu marketing?
Vários são os editores de vídeos que também trabalham com cores por aí.
Honestamente, de começo até eu ficava dividido entre edição e colorização. No
entanto, esses costumam não ser tão bons em coloração, e também não tão bons
em edição. Quando focamos em muita coisa, acabamos não focando em nada.
Eu trabalho com essa arte há pouco mais de meia década, e há 1 ano comecei a
precisar contratar outros coloristas. Hoje em dia, a Vertigo Color tem 5 coloristas.
Entre os estilos de filmes que mais trabalhamos estão os publicitários.
Em meio a própria identidade visual da empresa, também é comum que parte da
primeira reunião com o nosso cliente (normalmente produtoras de filmes) falemos
sobre o motivo da peça publicitária existir, pra começar, o público para a qual ela é
destinada e também referências visuais para o resultado que imaginam. Porque
afinal, se o objetivo é fazer com que as pessoas sintam confiança, seriedade,
diversão, fome, ou qualquer que seja a sensação, chances são que as nossas
decisões em relação às cores se tornem diferentes.
A psicologia das cores é real sim. Vários são os estudos que comprovam que nosso
cérebro interpreta cores e tende a gerar sensações com base nelas. Dito isso, a
colorização é sim um dos mais importantes passos para que um filme publicitário
realmente atinja da maneira desejada o seu público. Ela pode ajudar a destacar
seus conteúdos, criar identidade visual para o seu projeto e melhorar a qualidade
visual das suas mídias. Com o Color Grading, você pode criar conteúdos mais
visuais e atraentes para o seu público-alvo. Isso ajudará você a obter melhores
resultados para o seu marketing e a ter sucesso com o seu projeto.
Então, sempre que for contratar uma produtora de filmes para a sua publicidade,
tenha a certeza de que um colorista de qualidade está trabalhando por trás. Ele
pode sim aumentar o efeito psicológico que o seu marketing causa.