Da importância de se conhecer a corrupção, conhecer nossas escolhas e encontrar uma saída
Por Adelaide Oliveira
Um estudo realizado pelo Laboratório de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas indica que a corrupção é menor quando as mulheres estão no poder, assim como elas tendem a tomar decisões mais voltadas ao bem-estar social.
No que diz respeito à corrupção na política, a probabilidade de as candidatas eleitas praticarem algum dos atos corruptos listados pela Controladoria Geral da União é de 29 a 35 pontos percentuais menor do que a registrada por candidatos do gênero masculino.
Dados são dados e números são incontestáveis, mas a gente sabe que corrupção não é só uma questão de gênero.
Corrupção mata. Simples assim, e isso tem que incomodar a todos, e incomodar bastante!
Desde pequena me incomodava com a corrupção, com a justiça e sempre me indignava com a impunidade.
NA infância aprendi o valor da honestidade. Meu pai era um homem simples, mecânico e pouco alfabetizado. Um nordestino que tinha orgulho de “ter o nome limpo”. Qualquer coisa errada que eu ou meu irmão fizéssemos, ele dizia: “não envergonhem meu nome!”.
Ele foi meu exemplo de retidão e honestidade, de amor ao trabalho, à família e à religião. Íamos à missa todos os domingos e nos sentávamos às refeições em família todos os dias. Isso me marcou profundamente. E eu penso na falta que isso faz a tantos jovens.
No meu trabalho, sempre procurei exercer minhas funções com ética e lisura de caráter. Nas minhas funções de gestora de vendas no mercado imobiliário, pude contribuir várias vezes na formatação e revisão dos códigos de condutas dos corretores autônomos. Sempre participei dos comitês de ética. Todos temos a obrigação de contribuir da forma que estiver ao nosso alcance.
Na política não poderia ser diferente! Desde 2014, época em que entrei no VemPraRua, defendo a ética na política, ainda mais premente por refletir na vida de todos os cidadãos. Na esfera política a corrupção é a diferença entre a esperança e a escuridão. A vida e a morte.
A corrupção mata
A corrupção destrói sonhos.
A corrupção corrói o estado e as instituições.
Não é pouco, isso é muito!
No Brasil, tivemos uma fase em que os legisladores, exclusivamente por pressão dos eleitores, aprovaram leis que fortaleciam o combate à corrupção, mas durou pouco. Deputados e Senadores rapidamente acharam um meio de contornar a vontade pública e aprovaram leis que neutralizaram as medidas contra a corrupção e fizeram regredir, e muito, nosso caminho ético.
Mas isso é pontual. Isso pode SIM ser mudado!
Corrupção não é uma condenação. As urnas nos livram dela na esfera pública.
Com as eleições chegando, podemos trocar os deputados e senadores que participaram da destruição das bases do combate à impunidade, à corrupção e à criminalidade em geral.
Está em nossas mãos!
Agora podemos escolher deputados que apoiem o fim do foro privilegiado, a prisão em segunda instância, o seguro contra corrupção em licitações públicas e tantas outras pautas que nos aproximarão do campo ético.
Busque não aquilo que os candidatos prometem agora, mas procure saber o que fizeram em suas vidas e em suas histórias.
Precisamos colocar no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas, pessoas comuns, que conheçam o ônibus, o trem, a fila do mercado, e as mazelas do dia a dia. As “grandes autoridades reais” que estão no poder se descolaram da realidade e das nossas vidas e problemas. Estão em um mundo paralelo, terra de Alice no País das Maravilhas. E nós? Onde estamos e para onde iremos?
Depende unicamente das boas escolhas que fizermos.
A atriz e humorista Fabiana Karla está à frente da nova campanha da Mobifácil, a plataforma que transforma a experiência de comprar passagem de ônibus: rápida, prática e sem complicação!
Atualmente, Fabiana comanda o Bake Off Brasil: Mão na Massa, no SBT, e também brilha como Helena Maravilha na série Rensga Hits!, do Globoplay. Agora, ela traz toda a sua simpatia para mostrar como é fácil garantir sua passagem de ônibus online com a Mobifácil.
No comercial, Fabiana destaca a praticidade do serviço: com poucos cliques, você compra sua passagem de ônibus sem enfrentar filas ou burocracia. E o melhor: a Mobifácil parcela em até 6x sem juros, facilitando ainda mais a sua viagem.
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Os famosos bloquinhos e desfiles são conhecidos como manifestação cultural e ajudam a girar o turismo e o desenvolvimento local
O Carnaval brasileiro, reconhecido mundialmente por sua riqueza cultural e diversidade, conta com importantes mecanismos de fomento que asseguram sua continuidade e evolução. As leis de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet, desempenham papel fundamental nesse contexto, oferecendo suporte financeiro e institucional para as diversas manifestações carnavalescas em todo o país.
Recentemente, a Lei nº 14.845, de 2024, reconheceu oficialmente os blocos e bandas de Carnaval como manifestações da cultura nacional, incluindo seus desfiles, músicas, práticas e tradições. Essa legislação atribui ao Estado a responsabilidade de garantir a livre atividade desses grupos e a realização de seus eventos, fortalecendo ainda mais a importância do Carnaval no cenário cultural brasileiro.
Em 2024, a prefeitura do Rio de Janeiro divulgou um balanço financeiro, com uma movimentação econômica de R$5 bilhões, cerca de 8 milhões de foliões curtindo os bloquinhos e R$500 milhões acumulados em impostos. Também foram apresentados dados relativos aos empregos gerados. Já em Belo Horizonte, a prefeitura decidiu investir nas leis de incentivo, com a expectativa de que o Carnaval movimente neste ano cerca de R$1 bilhão.
“As leis de incentivo oferecem diversos benefícios para o Carnaval, que impactam diretamente tanto as manifestações artísticas e culturais quanto as comunidades e os patrocinadores envolvidos, uma vez que preservam e valorizam a cultura do país. Além disso, ajudam diretamente no desenvolvimento social e econômico, com turismo e geração de empregos, estimulando a participação da iniciativa privada, incentivando a diversidade cultural, beneficiando as empresas com exposição da marca, ajudando na valorização da imagem e gerando desconto fiscal”, comenta Vanessa Pires, CEO da Brada, maior e mais completa startup para buscar investimento de incentivo em impacto positivo.
As empresas podem participar das leis de incentivo à cultura direcionando parte do imposto de renda devido para o financiamento de projetos culturais aprovados pelo governo. Essa participação permite que as empresas contribuam para o fortalecimento da cultura, ao mesmo tempo em que reforçam seu compromisso social.
Para Vanessa, “as leis de incentivo são, portanto, uma ferramenta poderosa para transformar o Carnaval em um exemplo de como cultura, economia e sociedade podem se unir para gerar desenvolvimento sustentável e impacto positivo”.
Contudo, é essencial garantir que os recursos sejam distribuídos de forma equitativa, alcançando também as comunidades mais remotas e menos favorecidas. A gestão transparente e eficiente dos recursos captados é fundamental para que o investimento cultural beneficie verdadeiramente as comunidades e promova o desenvolvimento local. “Por isso, é importante contar com empresas que se destaquem ao conectar investidores e projetos de impacto positivo por meio das leis de incentivo, facilitando o acesso a recursos e promovendo a sustentabilidade de diversas iniciativas culturais, fortalecendo nossas tradições”, conclui Vanessa.
Luciana Soares , a fundadora da Peach UP, possui uma história inspiradora que vai muito além da beleza. De sua primeira experiência como funcionária em uma corretora de seguros, Lu sempre se destacou pela determinação e pelo respeito nas relações humanas, princípios que a impulsionaram a se tornar uma empresária de sucesso em diversos segmentos, especialmente na área da beleza.
Hoje, à frente da Peach UP, Luciana se dedica a transformar a autoestima de mulheres por meio do “BoomBoom Up”, um creme revolucionário que promete oferecer um bumbum firme e saudável. “A criação do creme foi totalmente idealizada em potencializar a autoestima das mulheres”, revela Lu. “O BoomBoom Up trata celulites, estrias, melhora a textura da pele, deixa o bumbum mais firme e tonificado, hidrata profundamente a região, além de contar com uma tecnologia atualmente desenvolvida que entrega rápido o que promete.”
Com a missão de impactar a vida das mulheres, Lu Soares enfatiza a importância do autocuidado. “Quando criei o produto, meu sonho era poder impactar vidas através do autocuidado e da autoestima com algo altamente testado e com resultados satisfatórios de forma rápida com o uso contínuo. O meu intuito é sempre melhorar a autoestima das mulheres. Receber feedbacks de clientes dizendo que hoje conseguem se olhar no espelho ainda mais felizes me mostra que estou conseguindo de fato atingir o meu propósito”, afirma.
O sucesso do BoomBoom Up é inegável, e a presença de figuras como Nicole Bahls, que é embaixadora da marca e uma usuária satisfeita, ressaltam ainda mais a eficácia do produto. “Nós realmente conseguimos começar a ver os resultados a partir de 7 dias, mas claro que o uso contínuo é essencial”, diz Lu.
Mas o que torna o BoomBoom Up um produto tão especial? “Usando ele sua pele vai ficar mais firme, iluminada, super hidratada e com as imperfeições suavizadas, deixando de lado o temido efeito ‘casca de laranja’”, explica.
Além disso, Lu destaca os benefícios adicionais do produto, incluindo a eliminação da foliculite, clareamento de estrias e uma hidratação profunda que deixa a pele nutrida, macia e radiante, com um irresistível cheirinho de pêssego. “A presença de mulheres como donas de grandes empresas é fundamental para promover a diversidade e a inclusão no mundo corporativo”, ressalta.
Luciana Soares enxerga sua trajetória não apenas como um triunfo profissional, mas como um compromisso com o empoderamento feminino e a transformação social. “Ao torná-las mais confiantes em seus corpos, ajudo a fomentar uma cultura de aceitação e valorização que é essencial na sociedade atual”, conclui.
Não para por aí, Luciana fala sobre a importância de estar a frente de grandes empresas sendo mulher:
“A presença de mulheres como donas de grandes empresas é fundamental para promover a diversidade e a inclusão no mundo corporativo. Quando mulheres lideram negócios, elas trazem perspectivas únicas e experiências diversas que enriquecem a tomada de decisões e a inovação. Isso não apenas desafia estereótipos de gênero, mas também inspira outras mulheres a buscarem suas próprias jornadas empreendedoras.
No caso específico da Peach Up e do creme para bumbum que lancei, meu objetivo sempre foi mais do que apenas oferecer um produto; foi impactar positivamente a autoestima de centenas de mulheres. Ao torná-las mais confiantes em seus corpos, ajudo a fomentar uma cultura de aceitação e valorização, que é essencial na sociedade atual. A mudança na autoestima pode ter um efeito cascata, incentivando mulheres a se sentirem mais empoderadas em todas as áreas de suas vidas. Assim, ser a dona da Peach Up representa não apenas um sucesso empresarial, mas também um compromisso com a transformação social e o empoderamento feminino.” Finaliza Luciana Soares
Assim, a Peach UP e seu BoomBoom Up não são apenas produtos; são uma extensão da luta por uma autoestima elevada, que todos os dias, transforma a vida de mulheres ao redor do Brasil.