Barra
Connect with us

Business

WEB 3.0, Metaverso e o futuro dos negócios

Published

on

De tempos em tempos novas tecnologias surgem de forma a questionar o que fazemos e passam a impressão clara de que vivemos um divisor de águas quanto aos períodos pré e pós essa tecnologia.

Foi assim com a descoberta do fogo, com o desenvolvimento da escrita, com a revolução industrial, com a internet e, agora, creio que estamos vivenciando o aparecimento de mais uma dessas tecnologias na forma da web 3.0.

Mas o que é a Web 3.0? Ela é conhecida por “Web Semântica” e embora pareça uma definição complexa, nada mais é do que a evolução da versão atual da web que temos hoje, a Web 2.0, considerada a “web interativa” na qual produção de conteúdo foi descentralizada para um cenário onde não só conteúdo é descentralizado, mas o próprio controle da web, de suas ações, seu comportamento e sua gestão. Isso envolve um empoderamento cada vez maior para os usuários da web como um todo que se tornam ao mesmo tempo usuários e construtores da web.

Algumas das ferramentas que têm marcado o início da transição para a Web 3.0 envolvem a popularização das soluções de blockchain, cripto ativos, NFTs e, em algum grau, o surgimento do Metaverso. Mas e o que isso tem a ver com os negócios atuais e, mais importante ainda, devem ser vistos como ameaças ou como oportunidades?

Minha opinião e, infelizmente, não é possível nesse estágio se ter mais do que opiniões a respeito do que acontecerá no futuro, dado que não há certeza a respeito de nada é que assim como a internet se tornou uma ferramenta de extensão, transformação e evolução dos negócios o mesmo acontecerá com as ferramentas por trás da revolução da Web 3.0. Elas permitirão aos negócios explorar cenários, modelos de negócio e proposições de valor não acessíveis hoje com as ferramentas e tecnologias atuais e, sendo assim, é mais importante que nos concentremos nos conceitos dessas ferramentas do que nas ferramentas em si.

Essa diferenciação é importante porque quer dizer que o Metaverso como o vemos hoje não deve ser a versão final e nem deve acabar com o mundo físico, mas o conceito de uma extensão do universo físico no universo digital onde se exploram oportunidades adicionais e entregam-se experiências e modelos de negócios exclusivos nesse ambiente veio pra ficar.

Da mesma forma, os conceitos de “distributed ledgers”, como o blockchain de cripto ativos, como o bitcoin e de NFTs, que nada mais é do que uma forma de atribuir-se uma identidade única a um ativo digital (que outrora era por definição um ativo copiável e replicável) estão aí para ficar e tem possíveis aplicações bem próximas do nosso mundo real.

Vamos a algumas provocações. Imaginem um cenário onde a mobilidade global não fosse restrita por controles de documentos, identidades e moedas e tivéssemos um controle único que poderia ser um NFT de nossa identidade, uma moeda única representada por um cripto ativo e um controle global de propriedades e ativos registrados em um “cartório digital global”. Parece um cenário de ficção científica, mas a tecnologia para isso está chegando e as barreiras serão muito mais culturais do que tecnológicas a sua adoção.

Imaginem que em tempos de ESG, uma empresa descentralize as suas decisões de produto e mesmo de estratégia para pessoas que componham um DAO viabilizado por NFTs e onde essas pessoas tenham direito de voto na pauta ESG do negócio da mesma forma que estão financiando essa pauta via aquisição das NFTs. Mais uma vez, esse é um cenário de descentralização de poder e autoridade para as pontas, a característica e conceito principal por trás da web 3.0.

E nos esportes? Em tempos de privatização de times de futebol no Brasil, por que não imaginar cenários onde isso possa ser extensível para todos os torcedores via NFTs que permitam aos mesmos ter acessos a experiências exclusivas com seu time e seus jogadores e que participem de eventuais decisões de gestão de seu time como um todo?

A verdade é que a descentralização não só da produção e consumo de conteúdo, como da gestão do ambiente e de sua forma de atuação criará inúmeras oportunidades. E eu acredito que as maiores estão na fronteira de como conectar esse novo mundo totalmente digital ao nosso mundo atual.

Viveremos tempos interessantes nos próximos dez anos e temos apenas uma verdade: os próximos dez anos não serão em nada parecidos com os últimos dez e aqueles que aproveitarem esse momento para estudar, experimentar, praticar e desenvolver suas habilidades nesses novos conceitos e ferramentas terão vantagem nessa nova era. E você está pronto?

Julian Tonioli é sócio da Auddas e Engenheiro pela USP

Continue Reading
Advertisement

Business

Feira de Santana (BA) recebe o maior showroom de madeira plástica da América Latina

Published

on

By

A madeira ecológica ou plástica é um dos produtos que vem revolucionando o mercado de arquitetura, construção e de grandes projetos nos últimos anos, tanto pela praticidade de manutenção e do baixo custo de manutenção do produto quanto pela economia que os clientes encontram na hora da comparação de preços com a madeira tradicional.

A madeira nativa de boa qualidade, como por exemplo uma Cumaru, a cada dia encontra-se cada vez mais escassa no mercado e seu preço torna-se elevado, devido às fiscalizações, certificações e o tempo de reflorestamento da mesma, tornando-a cada vez mais rara.

Uma Cumaru de qualidade pode ter seu preço no mercado mais elevado do que uma madeira plástica ou WPC, além disso ela exige uma manutenção mais criteriosa de seis em seis meses, elevando os custos com o produto. Já com a madeira plástica além de ter um custo de manutenção quase zero, a madeira natural tem vida útil curta, aproximadamente de 3 anos a 5 anos, levando em consideração todas as medidas de proteção, já a ecológica oferece uma garantia de 10 anos e estimativa de vida que pode variar de 80 a 100 anos.

Com todos estes fatores em ascensão, empresa líder na comercialização deste produto no Brasil, a Star Deck Madeiras Plásticas chega a cidade de Feira de Santana, na Bahia, com uma das maiores lojas do país no segmento. Um showroom completo e com saída estratégica de material para todo o território nacional. O investimento na marca é garantido e os aportes serão consideráveis tanto para a matriz em São Bernardo do Campo – SP como para as filiais. É provisionada a abertura de mais seis lojas pelo país até 2025 e a contratação de mais colaboradores, inclusive para a matriz. “Toda a nossa central de atendimento on-line e externa estão localizadas na matriz, portanto investimentos em tecnologia, mão de obra especializada e técnicos de instalação estão em processo de seleção. Não abrimos mão de acompanhar todos os agendamentos e também o pós venda pessoalmente”, explica Eduardo Bovo, diretor de novos negócios da marca.

Outro ponto importante é a expansão do piso fabril da marca, na região sul do país, melhorando a logística e os planos estratégicos. “Nosso material é entregue em todo o território nacional, então otimizar custos logísticos e prazos de entrega, garantem uma rentabilidade e melhores condições de pagamento para os clientes”.

“A capacidade fabril foi afetada nos últimos anos devido a pandemia e a falta de insumos, porém conseguimos projetar nossa expansão da Madeira Ecológica. O crescimento através das lojas físicas e virtuais e com a normalização dos insumos, teremos um aumento de mais de 100% na fabricação e comercialização dos nossos produtos nos próximos 10 anos, assumindo boa parte do mercado de Madeira Nativa e outros materiais de construção”, explica Douglas Moraes diretor de marketing da marca.

Mas o mercado de madeira plástica, assim como todos os outros, conta sempre com o vilão chinês, produzindo material de qualidade inferior e que chega ao Brasil com um preço menor que o produto nacional. As desvantagens do produto oriental estão associadas a falta de garantia e controle de qualidade. Os produtos nacionais, não empenam na instalação, tem aditivos com controle de dilatação e contração, agentes contra raios U.V, não propaga chamas e são criteriosamente fiscalizados pelos órgãos públicos responsáveis. “Por este motivo conseguimos repassar dez anos de garantia em nossos produtos,” garante Douglas.

Os números são impressionantes, são mais de 6.000 mil projetos executados em todo o território nacional. Um dos maiores em andamento, está na Riviera de São Lourenço, litoral paulista, com uma obra de 3.000m² de deck de madeira plástica, com instalação e finalização conduzida por nossa equipe. Para conclusão deste projeto ainda foram utilizados 12.000ML de vigamento de parte estrutural, mais de 120.000 parafusos, além dos acabamentos para madeira plástica. O investimento inicial provisionado para as novas lojas e showroom no Grande ABC é de R$ 3,5 milhões de reais, seis novas lojas espalhadas estrategicamente pelo Brasil e a contratação de 100 novos colaboradores nas mais diversas áreas como comercial, recursos humanos, marketing e logística.

“Para os próximos anos, as madeiras serão substituídas completamente pela madeira plástica, preservando a reserva natural para as próximas gerações, garantindo assim uma qualidade de vida melhor para todos. Este é o nosso objetivo, empreender no Brasil e colaborar com as políticas de sustentabilidade no mercado da construção”, finaliza Eduardo.

Continue Reading

Business

Especialista Camila Silveira Destaca a Importância da Inteligência Artificial como Aliada aos Empreendedores nas redes Sociais

Published

on

Camila Silveira, renomada especialista em desenvolvimento empreendedor nas redes sociais, está revolucionando a forma como os empreendedores encaram o mercado digital. Com uma abordagem inovadora e uma visão estratégica, Camila destaca a importância da inteligência artificial como aliada no sucesso dos negócios online.

Em seus eventos e workshops, Camila compartilha estratégias únicas e impactantes para ensinar empreendedores a venderem de forma eficaz no ambiente online. Sua experiência prática e profundo conhecimento das tendências do mercado digital a tornam uma referência no setor, ajudando inúmeros empreendedores a alcançarem o sucesso em suas jornadas empresariais.

“A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar os negócios online de maneiras surpreendentes”, afirma Camila Silveira. “Ao aproveitar as capacidades da IA, os empreendedores podem automatizar processos, personalizar experiências e otimizar suas estratégias de marketing, resultando em um crescimento significativo nos negócios.”

Camila acredita que a chave para o sucesso no mundo digital está na combinação inteligente de estratégias humanas e tecnológicas. Seus eventos são uma oportunidade única para os empreendedores aprenderem como integrar a inteligência artificial em suas estratégias de vendas e marketing de forma eficaz, maximizando assim seu potencial de crescimento e impacto.

Além disso, Camila Silveira enfatiza a importância de uma abordagem centrada no cliente. “No mundo digital, é essencial construir relacionamentos sólidos com seu público-alvo”, diz ela. “A inteligência artificial pode ajudar a personalizar essas interações, tornando-as mais relevantes e significativas para os clientes.”

Não perca a oportunidade de aprender com Camila Silveira e elevar o seu negócio para o próximo nível no ambiente online. Entre em contato hoje mesmo para saber mais sobre seus eventos e workshops e comece sua jornada em direção ao sucesso digital.

Continue Reading

Business

Mentora Patrícia Costa impulsiona sucesso da Clínica Omane em Salvador

Published

on

Em março, a Clínica Omane abrirá suas portas no bairro Horto Florestal, em Salvador, trazendo consigo a promessa de reunir os melhores profissionais da área de saúde da capital baiana. Com um enfoque na estética e no bem-estar integral, a Omane visa transformar vidas através de uma abordagem personalizada e holística da medicina, buscando equilibrar corpo, mente e espírito.

Foto: Divulgação

Com uma equipe altamente qualificada, composta por renomados especialistas como dra. Maíne Trece (Cirurgiã Plástica), dra. Giovana Alvim (Nutricionista e Psicóloga), dra. Alice Santana (Nutróloga), dr. Thiago Alvim (Ortopedista), dra. Isis Vasconcelos (Dermatologista) e dr. Davi Sadigursky (Ortopedista), a Clínica Omane está preparada para oferecer experiências acolhedoras e resultados excepcionais aos seus clientes.

Foto: Equipe Omane (Acervo pessoal)

Um dos destaques por trás do sucesso da Omane é a presença da mentora Patrícia Costa. Com 22 anos de experiência, Patrícia está em Salvador durante esta temporada para contribuir com seu conhecimento e expertise. Seu papel inclui o treinamento da equipe, o desenvolvimento de estratégias de crescimento e o fornecimento de orientações essenciais para consolidar a clínica como uma referência nacional em saúde e bem-estar.

Com a orientação de Patrícia Costa, a Clínica Omane está pronta para se destacar não apenas em Salvador, mas em todo o país, capacitando seus clientes a viverem vidas plenas, saudáveis e radiantes.

Continue Reading

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados. Site Parceiro do Terra